Agência espacial russa e Waves Enterprise lançam serviço de blockchain para proteção de propriedade intelectual

Roscosmos é a primeira organização a testar a solução para proteção de propriedade intelectual da Waves Enterprise.

A agência espacial russa, Roscosmos, visa combater a violação de propriedade intelectual na indústria espacial, utilizando a tecnologia blockchain. A Roscosmos está testando uma solução para proteção de propriedade intelectual baseada na plataforma de blockchain híbrida da Waves Enterprise. Chamada de IP Guard, a ferramenta que utiliza blockchain detecta violações da propriedade intelectual pertencente à Roscosmos e outras organizações da indústria.

O diretor comercial da Waves Enterprise, Igor Kuzmichev, declarou a Cointelegraph: “As propriedades mais notáveis ​​da blockchain são a imutabilidade dos dados e a possibilidade de verificação. Os registros centralizados não podem fornecer isso”.

O serviço reúne diversos especialistas no assunto, incluindo especialistas em patentes, advogados, profissionais jurídicos e outras pessoas que podem ajudar a reduzir o tempo e os custos na detecção desse tipo de violação.

O fluxo de trabalho do novo serviço pode ser dividido em três etapas:

1. Conectando-se à plataforma: como portador dos direitos de propriedade intelectual, a Roscosmos aloca um nó da plataforma em sua infraestrutura. Em seguida, a plataforma carrega e comporta automaticamente  aos dados em objetos de propriedade intelectual da Roscosmos e Rospatent. Ao mesmo tempo, participantes externos se inscrevem na plataforma.

2. Detectando violações: os participantes externos revelam as violações, com informações detalhadas. Em seguida, as informações são registradas no serviço e assinadas com a assinatura eletrônica do participante da plataforma, com um carimbo criptográfico. Em casos de violações na internet, a plataforma envia automaticamente as solicitações de indexação para arquivos digitais externos independentes.

3. Eliminando violações. Os especialistas em propriedade intelectual da Roscosmos recebem as informações e definem as medidas necessárias. Por meio do contrato inteligente, a plataforma recompensa os participantes externos.

Antes do lançamento público do serviço, um projeto-piloto foi implementado por estudantes das principais faculdades de direito da Rússia. Durante o projeto-piloto, os alunos adquiriram habilidades práticas no gerenciamento de casos de propriedade intelectual da indústria espacial, enquanto os desenvolvedores recebiam feedback sobre a usabilidade do serviço.

A solução fornecerá recompensas não monetárias aos usuários que detectarem casos de violação de propriedade intelectual. Os usuários receberão tokens por meio dos contratos inteligentes do serviço. Esses tokens poderão ser trocados posteriormente por mercadorias da Roscosmos e outras organizações da indústria espacial e por recompensas não monetárias, como ingressos para o Museu Memorial da Cosmonáutica. Existem planos de integrar o serviço ao Rospatent e às instituições financeiras, para permitir recompensas monetárias. Existem também planos para permitir que qualquer detentor de direitos de propriedade intelectual faça parte do serviço.

A nova ferramenta está em teste beta; a Roscosmos é a primeira organização a testar o serviço. Espera-se que o lançamento do IP Guard ocorra no verão de 2021.

A Waves esteve envolvida em muitos projetos relacionados a blockchain na Rússia, incluindo importantes iniciativas apoiadas pelo estado. No ano passado, a empresa forneceu sua experiência em blockchain nas eleições parlamentares russas.

Membro do registro unificado de software russo para computadores e bancos de dados, a Waves forneceu sua tecnologia para operadoras de redes de energia nacionais. O grande banco russo Alfa-Bank também implementou a plataforma de blockchain Waves Enterprise para automação de serviço com foco em freelancer no final de 2020.

Redes sociais da Waves EnterpriseTwitterYouTubeFacebookLinkedInTelegram Global (canal) e Telegram Brasil.


Faça parte da comunidade Waves Brasil!

Telegram
Twitter
Facebook
Instagram

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.