Principal

Usuários do Swop.fi já podem definir o peso das pools de liquidez

A partir de um agora, entra em vigor uma função importante da governança no protocolo, a definição do peso das pools pelos usuários.

O peso da pool afeta diretamente o rendimento dos provedores de liquidez. Recompensas de farming (1 milhão de SWOPs durante o primeiro ano, ou cerca de 1,9 SWOPs a cada minuto) são distribuídas entre as pools, de acordo com seus pesos (veja mais detalhes sobre essa distribuição AQUI). O peso de cada pool era definido pela equipe do projeto, mas agora ele será gerenciado por holders de SWOP, que colocam SWOP em stake, para funções de governança.

A votação para determinar o peso da pool é um procedimento essencial, pois define quais pools serão mais rentáveis na próxima semana. Esses pools serão, portanto, mais atraentes para provedores de liquidez. Os resultados da votação irão determinar em grande parte o desenvolvimento do projeto.

Ao escolher as pools que irá votar, leve em consideração o valor delas para o Swop.fi. Em geral:

  • As pools mais benéficas são aquelas que acumulam a maioria das taxas das conversões (swaps), já que 40% das taxas vão para a compra do SWOP, que se torna recompensa de governança.
  • As pools de stablecoins (moedas estáveis) têm função de infraestrutura: em particular, elas facilitam a adoção do serviço por novos usuários, que vêm de outras blockchains, com moedas como USDT e USDС.

Os resultados da votação serão contados uma vez por semana e definirão o peso de cada pool pelos próximos 7 dias.

Como será a votação

Para poder votar, primeiro coloque em stake seus tokens SWOP na seção Investiments → Governance.

Em seguida, você pode votar nas pools de sua escolha, especificando o número de SWOPs para cada uma delas.

A qualquer momento, você pode mudar de ideia: atribuir outro número de SWOPs ou defini-lo como zero. Por exemplo, se você colocou 20 SWOPs no stake e votou, com todos eles, na pool SWOP-USDN, você não poderá votar em outras pools, até alterar este número ou colocar mais SWOPs no stake. Se você definir 10 SWOPs para essa pool, poderá dividir os dez restantes entre outras pools, por exemplo, 7 SWOPs para WAVES-USDN e 3 SWOPs para NSBT-USDN.

Atenção! você não poderá retirar do stake SWOPs da votação. Primeiro, você precisa diminuir o número de tokens de votação.

A votação para os pesos das pools é permanente: você vota uma vez, e seu voto é automaticamente levado em consideração, em todos os votos subsequentes, até que você o altere.

Como os resultados serão contados

O Swop.fi irá somar a quantidade de votos em SWOPs para cada pool:

Soma de SWOPS da pool = somatório dos SWOPs designados para a pool, pelos stakers

e calcular o peso da pool:

Peso da pool = Soma de SWOPS da pool / Soma de SWOPS de todas as pools.

Os resultados da primeira votação entrarão em vigor na segunda-feira, 22 de março, aproximadamente às 5h (Brasília).

Siga o Twitter do Swop.fi para não perder as novidades! Temos também um grupo de suporte no Telegram, para perguntas relacionadas ao serviço.


Faça parte da comunidade Waves Brasil!

Telegram
Twitter
Facebook
Instagram

One thought on “Usuários do Swop.fi já podem definir o peso das pools de liquidez

  • Juninho

    Fizeram uma boa lambança com a distribuição!
    Assim os o pessoal das stablecoins vão embora.

Fechado para comentários.