Principal

Waves Enterprise fornece solução de blockchain para o Alfa-Bank

O Alfa-Bank, um dos maiores bancos privados da Rússia, está explorando a tecnologia blockchain em seus serviços para autônomos.

De acordo com o anúncio realizado no dia 1º de dezembro, o Alfa-Bank irá automatizar os serviços para freelancers e trabalhadores autônomos, através de aplicativos que utilizam a tecnologia blockchain.

A Waves Enterprise foi a solução escolhida para esse serviço, que cobrirá todo o processo de registro e remuneração para trabalhadores autônomos, incluindo salários e pagamentos de impostos. A solução será implementada na plataforma APIbank, um ecossistema digital que permite a interação de bancos, negócios digitais e empresas.

Em entrevista concedida ao site Cointelegraph, o diretor do centro de pesquisa e desenvolvimento do Alfa-Bank, Denis Dodon, informa que a arquitetura flexível do serviço permite o ajuste às mudanças no regime tributário e nas necessidades tanto dos clientes corporativos quanto dos trabalhadores autônomos.

“DLT (Distributed Ledger Technology) e contratos inteligentes com integração ponta a ponta permitem aos sistemas bancários efetuar a automatização de pagamentos […] com instruções diretas via DLT para contas e cartões bancários de qualquer banco.”

O serviço do Alfa-Bank combina o sistema de pagamento do banco com o serviço de impostos, mais dois aplicativos: o “Alfa.Corporate” para empresas e o “My Income” para particulares. Isso permitirá:

  • Registro de autônomos
  • Pagamentos com verificação automática avançada
  • Pagamento dos impostos
  • Cancelamentos e reembolsos

O pagamento poderá ser realizado em qualquer banco, usando o cartão ou os detalhes da conta do trabalhador autônomo, o que é conveniente tanto para a empresa quanto para o indivíduo.

“Com base na infraestrutura de TI do Alfa-Bank, criamos APIs padronizadas e interfaces universais. A solução foi projetada para que os clientes corporativos do banco, não apenas os grandes, mas também médias e pequenas empresas, sejam capazes de integrar o novo serviço em seus produtos para trabalhadores autônomos”, comentou a diretora executiva da plataforma APIBank, Nadezhda Avdanina. 

Igor Kuzmichev, diretor comercial da Waves Enterprise, informa que a tecnologia blockchain da plataforma fornece uma troca de dados segura entre o banco e as empresas, assim como armazenamento de dados transparente e imutável.

Kuzmichev ressalta ainda que a Waves Enterprise atua como uma ferramenta principal para a abordagem intitulada bank-as-a-service (BaaS) ”  :

“Graças aos recursos centrais do blockchain, como transparência e imutabilidade de dados, novos serviços bancários podem agora ser desenvolvidos juntamente com o cliente, mas não no ambiente central do sistema bancário. Essa abordagem impulsiona consideravelmente o “time to market (TTM)” e traz novos desenvolvedores para o ecossistema fintech.”

Time-to-market é uma expressão que compreende o tempo decorrido desde o início do desenvolvimento de um produto até ele estar pronto para o mercado. Segundo Kuzmichev, o público-alvo do novo serviço inclui trabalhadores autônomos, como motoristas de táxi, serviços de limpeza e conserto, professores, dentre outros.

A Waves Enterprise é braço do ecossistema Waves que fornece soluções em blockchain para empresas e governos. Recentemente, a WE participou do projeto “Eleições do Futuro”, do Tribunal Superior Eleitoral (TSE). Confira o roadmap atualizado para 2021.

Telegram Waves Enterprise Brasil 


Faça parte da comunidade Waves Brasil!

Telegram
Twitter
Facebook
Instagram

 

2 thoughts on “Waves Enterprise fornece solução de blockchain para o Alfa-Bank

  • Parabéns pelo conteúdo deste blog, fez um ótimo
    trabalho!
    Gostei muito.
    um grande abraço!!!

    • Obrigado, Marcos! As soluções que o blockchain oferece para o mundo corporativo são diversas, mas pouco exploradas. A Waves Enterprise está aos poucos explorando essas possibilidades. Abs

Fechado para comentários.