Desenvolvimento

Roadmap Waves Enterprise — Atualização Setembro/2021

Atualizamos os planos de desenvolvimento da plataforma Waves Enterprise e trazemos aqui as prioridades e direções da WE para os próximos trimestres.

Nossa principal prioridade para os próximos 2–3 trimestres está relacionada ao desempenho da plataforma para podermos participar de projetos mais ambiciosos, dos setores empresarial e estatal. Nos meses anteriores, passamos muito tempo pesquisando e criando protótipos de sharding (fragmentação), para que a plataforma alcançasse maior escalabilidade. Os resultados foram contraditórios: embora a fragmentação atenda aos nossos objetivos, é complicado adicioná-la em grande escala, sem riscos adicionais de divulgação de dados privados e pontos de falha. Isso ainda precisa de mais pesquisa.

Nesse ínterim, encontramos outras oportunidades de crescimento, que incluiu o protocolo para nós polishing, a refatoração parcial da arquitetura, acelerando operações com big data e troca de dados privados, entre outros. Desse modo, continuaremos crescendo em desempenho, como estamos fazendo na versão 1.7. No próximo ano, isso nos ajudará a adequar a plataforma às expectativas dos clientes.

Outro ponto importante é sobre integração e clientes. Esperamos um grande número de projetos de terceiros, tanto em nossa rede principal quanto em redes privadas. Portanto, continuaremos desenvolvendo nossas bibliotecas Java, Scala e JavaScript, adicionando novos padrões de contratos inteligentes, desenvolvendo e integrando aplicativos de negócios e sistemas de informação. Também planejamos mais ferramentas de gerenciamento de nós e redes. Isso reduzirá a barreira de entrada para potenciais usuários da plataforma.

Além disso, queremos integrar uma infraestrutura de chave pública (public key infrastructure — PKI) à plataforma. Empresas e sistemas de informação do estado não podem funcionar separadas da PKI — isso é exigido por quase todas as jurisdições, de uma forma ou de outra. Ao mesmo tempo, queremos fornecer para os usuários da mainnet ferramentas convenientes de armazenamento de chaves — tanto de hardware quanto em nuvem. Isso levará mais tempo, mas acreditamos que valerá a pena.

Estamos desenvolvendo nossos contratos inteligentes em contêineres. Em relação a isso, planejamos aumentar o desempenho, integrando tokens nativos para criar serviços novos e aplicativos, além de adicionar suporte a dados privados.

Devemos também mencionar nossa direção principal no desenvolvimento da mainnet Waves Enterprise, isto é, a interoperabilidade. Continuaremos expandindo a interação entre redes e com projetos de blockchains públicas populares, a fim de finalmente quebrar a barreira entre a blockchain corporativa e o mundo da criptografia.

Você pode ler mais sobre as atualizações em nossos posts, que trazem todos os lançamentos importantes.

Telegram
Twitter
Facebook
Instagram

One thought on “Roadmap Waves Enterprise — Atualização Setembro/2021

  • Wilson Silveira de Assis

    Gostaria de um contato para orçar a criação de um token utility.

Fechado para comentários.