DesenvolvimentoGlobalPrincipal

Por que usar o protocolo Waves para aplicativos DeFi?

Neste artigo, Vladimir Zhuravlev, desenvolvedor da Waves, explica as vantagens do protocolo Waves para o desenvolvimento de aplicativos DeFi.

Quando a Waves foi fundada, há cinco anos, era difícil imaginar em que direção o setor da blockchain seguiria; as finanças descentralizadas (DeFi) ainda estavam se formando e muitas ferramentas DeFi atuais ainda não tinham sido inventadas.

Mas a abordagem da Waves sempre foi centrada em alto rendimento e taxas baixas. E com o DeFi em alta, essas vantagens tornam o ecossistema Waves um dos pioneiros em DeFi. Vários aplicativos DeFi bem-sucedidos foram construídos no protocolo Waves, incluindo a Waves.Exchange, o AMM (automated market maker) Swop.fi, o Forex descentralizado (DeFo) e o protocolo de stablecoins Neutrino.

Por que os desenvolvedores estão escolhendo o protocolo Waves para seus aplicativos DeFi?

Taxas fixas

Quase todos se queixam das taxas exorbitantes da rede Ethereum. Já fizeram até piadas sobre isso, como essa, do fundador da Binance:

“Agora, ETH é uma rede para os ricos, mas em breve esses caras serão pobres 😂”

Apenas grandes investidores podem pagar até mesmo as transações básicas do Ethereum. Uma simples transferência de tokens ERC-20 custará U$10 para o usuário, e uma conversão na MetaMask cobra uma taxa de pelo menos U$50. A Binance Smart Chain oferece taxas muito mais baixas, menos de U$1, o que vem atraindo antigos usuários do Ethereum.

Mas a Waves oferece algo ainda melhor. Além de garantir taxas baixas, a rede permite que usuários parem de se preocupar com as taxas de gás. Todas as taxas de rede são fixas independentemente de quaisquer fatores, exceto em caso de sobrecarga de rede. Esse recurso é possível graças ao próprio design do protocolo e de sua linguagem de contrato inteligente: todas as transações têm uma complexidade e um tempo de execução previsíveis, e não há necessidade de gás.

Você quer transferir tokens na Waves? Fique tranquilo, pois você pagará uma taxa de apenas 0,001 WAVES (menos de U$0,01). Para transações envolvendo o contrato inteligente, a taxa é de apenas 0,005 WAVES.

Isso é muito conveniente para desenvolvedores de dApp que podem garantir transações baratas para seus usuários, independentemente da carga da rede. Esse recurso foi útil, por exemplo, para o desenvolvimento do Swop.fi, atraindo usuários de outras redes.

Transações rápidas

Além de taxas baixas e fixas, a Waves é uma blockchain rápida e escalável. O protocolo permite até 1.000 transações por segundo, o que é muito importante para aplicativos DeFi, que tenham muitos usuários e muitas vezes com transações pequenas.

O tempo de geração de blocos na Waves é de 60 segundos, mas, graças à tecnologia Waves-NG, estão disponíveis micro blocos, nos quais as transações são gravadas a cada 5 segundos. Não é uma velocidade ruim para transações tão baratas, não é mesmo?

Staking

O protocolo Waves é baseado no algoritmo de consenso LPoS (Leased Proof of Stake), permitindo que titulares de tokens WAVES recebam renda passiva pelo stake de seus tokens. O stake de WAVES tornou-se ainda mais lucrativo após a adoção de uma política monetária e, há 18 meses, vem oferecendo um APY acima de 5%. Esse recurso facilita a criação de aplicativos DeFi para staking e farming. Um exemplo de produto desse tipo é a stablecoin Neutrino USD (USDN), que oferece aos seus titulares um APY de 10% +, uma vez que tokens WAVES, bloqueados no contrato inteligente como lastro, são colocados em stake.

Qualquer desenvolvedor de aplicativos DeFi pode usar o staking de WAVES para melhorar a lógica de seu serviço, permitindo rendimentos de ativos bloqueados por usuários em aplicativos DeFi.

Facilidade de uso

Um dos grandes problemas na blockchain é a barreira de entrada para novos usuários. Talvez seja por isso que o DeFi não conseguiu ir além da comunidade das criptos, apesar do fato de que as finanças descentralizadas supostamente resolvem os problemas de usuários regulares, causados ​​por falhas no sistema bancário tradicional. Portanto, começar a usar blockchain precisa ser algo fácil, que não necessite de nenhuma habilidade ou conhecimento técnico.

Hoje, para começar a usar aplicativos DeFi, um usuário tem que estudar uma série de ferramentas: primeiro, para criar uma conta, depois como depositar fundos nela e então descobrir como funciona a assinatura de transações para, finalmente, começar a usar um serviço DeFi.

A vantagem do ecossistema Waves é um único ponto de entrada. Você deve levar em torno de uma hora para aprender sobre todas as ferramentas do ecossistema. Além disso, são apenas alguns minutos para abrir uma conta e depositar fundos nela. Essa entrada fácil é  possível graças a Waves.Exchange, uma DEX que oferece registro por e-mail, compra de criptos por cartão de crédito e ferramentas de negociação simples. Além disso, a Waves.Exchange possui integração com a MetaMask, carteira usada na rede Ethereum, tornando-se um ponto de entrada simples, não apenas para novatos no setor das criptomoedas, mas também para usuários experientes de outros ecossistemas.

Além de ter uma entrada fácil, um ecossistema de blockchain precisa ser fácil de usar. Portanto, a Waves.Exchange oferece integração com a Waves Signer, o que facilita o uso da Waves.Exchange para transações em aplicativos externos. A Waves Signer é usada, por exemplo, na Waves DAO, oferecendo acesso sem a necessidade de instalar extensões de navegador: você pode simplesmente fazer o login e votar. Da mesma forma, você pode acessar o Swop.fi usando seu login da Waves.Exchange.

Ferramentas para desenvolvedores

O protocolo Waves é conveniente não apenas para os usuários finais, mas também para os desenvolvedores de DeFi, oferecendo diversas ferramentas que adicionam a tecnologia blockchain a aplicativos. Além da Waves Signer, mencionada anteriormente, o ecossistema Waves tem várias carteiras, a extensão de navegador Waves Keeper, bibliotecas de desenvolvedores e muito mais. Combinando essas ferramentas, um desenvolvedor pode construir um aplicativo e adicionar a blockchain a ele, usando apenas algumas linhas de código, assim como fiz no Proof-of-Concept Certificado.

Também contamos com a linguagem Ride, uma importante ferramenta da Waves para desenvolvedores. A Ride também oferece vários instrumentos auxiliares, como VS Code Plugin, Surfboard e um IDE online completo.

Você pode verificar toda a gama de ferramentas do ecossistema Waves no Awesome Waves, que é apoiado pela comunidade e por Maxim Smolyakov, o líder de QA na equipe de desenvolvimento principal do protocolo Waves.

Interoperabilidade

A principal direção de desenvolvimento do ecossistema Waves é para a interoperabilidade, que permite que aplicativos DeFi operem em qualquer blockchain. O protocolo Gravity já conectou as mainnets da Waves e da Binance Smart Chain, oferecendo aos desenvolvedores uma ponte conveniente chamada SuSy. Atualmente, estão em andamento integrações com outras plataformas, incluindo Ethereum, Solana, Fantom e Ergo.

Além disso, temos pontes centralizadas para facilitar o uso de tokens “wrapped” na rede Waves, como tokens “wrapped” CRV, ETH, entre outros. Esses tokens podem ser usados ​​em dApps do protocolo, como o Swop.fi.

A fácil integração com outras redes é uma das vantagens do protocolo Waves. Por exemplo, a linguagem de contrato inteligente Ride tem a função de validar assinaturas criptográficas na Ethereum curve, o que torna possível validar a assinatura de uma conta Ethereum em um dApp na Waves. A equipe do protocolo Gravity usou esta função no desenvolvimento de um conceito para usar uma conta MetaMask na Waves.

O protocolo Waves está aberto para todos os desenvolvedores – desde os experientes até os novatos. Estes últimos podem se beneficiar dos vários recursos, incluindo os cursos na Coursera e Stepik, uma seleção de artigos do Medium e até um livro!

Também contamos com uma comunidade considerável de desenvolvedores, que oferecem suporte no Dev Chat e no fórum.

Vamos juntos, movimentar o segmento DeFi com a Waves! #keepOnWaving


Faça parte da comunidade Waves Brasil!

Telegram
Twitter
Facebook
Instagram

One thought on “Por que usar o protocolo Waves para aplicativos DeFi?

Fechado para comentários.