Principal

Vires.Finance: Tokenômica e Roadmap

Vires.Finance é um protocolo de pools de liquidez que facilita a concessão de empréstimos com taxas definidas pelo equilíbrio do mercado.

O protocolo Vires foi lançado em julho de 2021, mas ainda não compartilhamos os planos para a plataforma. Hoje, apresentamos nossa visão sobre o futuro do Vires.

Em um futuro próximo, a votação para adicionar ativos será habilitada. Todos poderão propor quais ativos deverão ser incluídos e votar a favor ou contra. Caso a votação aprove a inclusão, os ativos serão adicionados à interface e se tornarão disponíveis para empréstimos.

Adição de tokens por votação

No entanto, não basta votar: certas limitações de liquidez e volatilidade precisam ser impostas, além da questão do colateral e do limite de liquidação.

Use o fórum para facilitar esse processo:

Assim que o lançamento do Zegema estiver disponível e ativado, todos conseguirão executar as transações do Vires.Finance diretamente pela carteira Metamask🦊.

Planejado para o quarto trimestre de 2021

Uma melhoria relativamente pequena permite aos participantes do protocolo exportarem sua posição de credor, na forma de tokens negociáveis e transferíveis.

Vires Finance foi projetado como um ecossistema de ativos digitais e a introdução de uma stablecoin é uma das próximas etapas do projeto.

ViresUSD (vUSD) é a futura criptomoeda stablecoin, que visa manter seu valor o mais próximo possível de um dólar americano (USD). A moeda deverá ser regulamentada pela Vires DAO, que poderá votar nas alterações de determinados parâmetros, a fim de garantir a estabilidade.

ViresUSD: Stablecoin

Gerar ViresUSD (vUSD) será tão simples quanto fazer o empréstimo de um ativo: tecnicamente, não haverá diferença entre gerar ViresUSD ou fazer o empréstimo de USDN/ USDT/ USDC utilizando outras moedas.

É claro que, quando há empréstimo, há liquidação. Além disso, há mais uma mecânica comum para a arquitetura atual do protocolo: os liquidantes irão obter parte do colateral e parte da dívida (“ViresUSD (vUSD)” gerado). Fica a critério do liquidante vender o colateral por vUSD e encerrar a dívida.

De modo geral, ViresUSD (vUSD) é uma CDP* (collateralized debt position ou posição de débito colateralizada) da Vires DAO, para proteger ativos como colateral na blockchain. Com esta arquitetura, ViresUSD cai na categoria de stablecoins lastreadas por cripto (como DAI/Oasis), em oposição a stablecoins algorítmicas (sUSD, USDN) ou stablecoins fiat (USDT, USDC), a resposta mais estável para a garantia dos ativos. Se continuarmos com essa analogia, $VIRES irá desempenhar um papel semelhante ao MKR.

*CDP é a posição criada ao bloquear colateral no contrato inteligente e gerar stablecoin.

As taxas para a emissão da moeda serão distribuídas entre os usuários que fazem stake de Vires.

Usuários que fazem stake de VIRES obtêm controle direto do protocolo.

Toda decisão será votada por meio da governança da rede. Isso irá funcionar da seguinte forma: qualquer pessoa poderá criar uma proposta com potencial para mudar as regras do jogo, mas a alteração precisa passar por uma votação para ser aceita. Todos têm a chance de revisar, comentar, falar a favor ou contra a proposta. Após a aprovação, as alterações serão feitas.

Isso é governança DeFi, impulsionada pelo sistema de contrato inteligente flexível da Waves: por que tornar um mercado obsoleto se o modelo DAO pode torná-lo moderno?

Usuários que fazem stake de VIRES compartilham os rendimentos do protocolo
Stakers compartilham os rendimentos do protocolo

Os rendimentos de todos os empréstimos devem ser compartilhados entre os “stakers” de $VIRES. É bem simples! Basta fazer o stake do token para obter os rendimentos. Governança e distribuição de lucros andarão juntas. Não existirá recompra descentralizada e nem distribuição para convidados. No entanto, ainda falta algo: o comprometimento.

DAO responsável: do simples staking ao comprometimento através do bloqueio

Seria muito indesejável se um grupo de indivíduos obrigasse a aprovação de uma proposta, que não fosse boa, para ter vantagens e vendessem o token logo em seguida. Esse não é o caminho. O equilíbrio será alcançado da seguinte forma:

  • Stakers de VIRES tomam decisões na governança,
  • Stakers de VIRES compartilham os rendimentos,
  • Para se tornar um staker, será necessário bloquear o token;

Em suma, se você se comprometer a participar, receberá as recompensas, incluindo os riscos, de forma simples e justa.

Planejado para 2022

Forneça liquidez para as pools, faça stake de VIRES e acompanhe as redes sociais do protocolo para não perder as atualizações:

Telegram
Twitter
Facebook
Instagram