Global

Veja o que rolou no Q&A com o CEO da Waves!

Nesta última sexta-feira (19/07), o CEO e fundador da Waves Platform participou do AMA (ask me anything) realizado no telegram oficial do projeto. Petr Korotin foi o responsável por mediar o AMA e vocês podem conferir abaixo a primeira parte deste evento totalmente traduzido!

Petr Korotin: Estamos felizes por todos que estão aqui para acompanhar o que está acontecendo na Waves Platform. Sasha vai responder as perguntas que vocês enviaram. Sabemos que haverá um pouco sobre RIDE, mas ele vai tentar cobrir tudo o que puder, inclusive sobre o tema mais quente de todos – Waves Enterprise. Obrigado por fazerem parte da Waves.

Vamos começar!

Sasha Ivanov: Oi pessoal! Vamos começar!

Petr Korotin: Veja como a AMA irá funcionar:
1) Eu irei escolher um tópico da lista e perguntar ao Sasha uma ou duas perguntas.
2) Sasha vai respondê-las!
Simples! Agora vamos começar.

Petr Korotin: Perguntas sobre nosso roadmap..
Pergunta: Qual será o novo consenso? Ou seja, como é que ele vai ser ‘comprovadamente seguro’?

Sasha Ivanov: Boa pergunta 🙂 No Q4 2019 (4º trimestre) teremos mais lançamentos no blockchain da Waves, com duas características importantes: novo consenso comprovadamente seguro e sidechains. O novo PoS será baseado em funções VRF e fará com que ataques teóricos sobre o blockchain da Waves sejam impossíveis de acontecer.

Petr Korotin: Vamos continuar
P: Como você irá aumentar as receitas de mineração sem aumentar valor tx/volumes?

Sasha Ivanov: É muito importante fazer uma economia de blockchain sustentável. Para isso, vamos ter certeza de que o leasing (aluguel) de Waves irá render cerca de 5-10% de juros anuais. Este lançamento vai acontecer por volta de setembro. Ele vai implicar em um aumento nas taxas (mas não drásticamente, transações simples como transferência de token vai custar praticamente a mesma coisa), e, é claro, a RIDE irá colaborar com o aumento do volume tx. Existem algumas outras coisas ​​que estamos discutindo agora, mas é um pouco cedo para revelar.

Petr Korotin: Nós estamos seguindo em frente para a próxima pergunta..
P: Waves 2.0 – o que é/será na prática?

Sasha Ivanov: A tecnologia Blockchain não é tão jovem, na verdade, tem mais de 10 anos de idade. Agora estamos nos aproximando de seus limites e para continuar avançando, nos exigirá novas abordagens. Mas ainda há muita coisa para ser concluída, nós temos que fazer o conceito do blockchain ser tão útil quanto possível no mundo real. Waves 2.0 é o nosso canivete suíço, que pode ser usado em todas as situações onde a descentralização faz sentido, tanto em ambiente fechado, quanto aberto. Você será capaz de lançar seu próprio sidechain em algumas horas, e será integrado na rede da Waves, uma coleção de sidechains unificados por um token da Waves.

Petr Korotin: Perguntas sobre RIDE..
P: Nós já vimos vários dApps de apostas. Como a Waves pode crescer além de jogos de azar + o que está no roadmap para 2019/20. O que podemos esperar?

Sasha Ivanov: Jogos de azar, apesar de toda a má vibração associadas à eles, é um grande campo de testes para os smart contracts de um blockchain. É uma ótima maneira de fazer testes de stress na rede e resolver os bugs. Mas, é claro, depois dos jogos de azar, aplicativos mais úteis vão aparecer. Nossa equipe está desenvolvendo aplicativos sociais com base no conceito de sua própria conta blockchain, uma coisa que é única na Waves, você não pode fazer em Ethereum por exemplo. Também estamos trabalhando em aplicativos para votação e alguns outros aplicativos estão sendo analisados. Mas o mais importante é o desenvolvimento da comunidade, e podemos ver toda uma gama de aplicativos sendo desenvolvidos – de pedidos de pagamento até app de mensagem. Eu acho que nós vamos cumprir os principais objetivos com o uso do blockchain até o final de 2019.

Petr Korotin: Esta pergunta foi feita por muitas pessoas!
P: RIDE vs SOLIDITY… Por que devs preferem RIDE?

Sasha Ivanov: RIDE representa um conceito totalmente novo na linguagem de script em blockchain – a linguagem non-turing complete lhe permite prever as taxas necessárias para executar o script e determinar com certeza se ele irá executar ou não. Na minha opinião, esta abordagem é mais natural para blockchains, ela mostra sua verdadeira natureza muito melhor do que a abordagem Turing complete. RIDE é uma linguagem simples e acessível, que você pode aprender em alguns dias.

Petr Korotin: A comunidade também está interessada nisso..
P: Por que escolher os dApps da Waves em vez de outros?

Sasha Ivanov: Taxas extremamente baixas, alta velocidade e previsibilidade.

Petr Korotin: Perguntas sobre a DEX e outros produtos da Waves
P: Os gateways ERC-20 foram discutidos anos atrás, por que ainda não temos?

Sasha Ivanov: Gateways são importantes, mas é complicado em muitas perspectivas, das quais a mais importante é a legal. Atualmente estamos trabalhando para oferecer os gateways 100% compatíveis em todas as jurisdições. Eles serão unificados com a nossa DEX, que eventualmente será feito um produto separado, uma exchange regularizada e descentralizada. Os gateways ERC-20 estão esperando por isso, juntamente com alguns outros gateways. Este processo já começou, por volta do final de agosto devemos ter uma DEX stand-alone com KYC.

P: Como você planeja desenvolver e promover a WavesDEX?

Sasha Ivanov: Como eu disse, ela será separada em uma exchange totalmente descentralizada, com KYC, IEOs e tal. A Waves DEX é sem dúvida a DEX mais madura atualmente, e está na hora dela ganhar mais visibilidade. É um projeto stand-alone com uma equipe dedicada que deve começar a competir com as exchanges centralizadas, pois a experiência de negociação na Waves DEX se aproxima das exchanges tradicionais.

Petr Korotin: Perguntas sobre a Waves Enterprise e a venda da Vostok..
P: O que é Waves Enterprise?

Sasha Ivanov: A Waves Enterprise é o desenvolvimento lógico do projeto Vostok, seremos globais com a nossa solução empresarial, não nos limitando a poucos mercados e iremos aprimorar nossa marca. Waves Enterprise é o departamento que representa a versão empresarial do blockchain da Waves para grandes projetos corporativos.

Petr Korotin: Esta pergunta também foi feita por muitas pessoas!
P: Quando será feita a venda pública e listagem em outras exchanges da Vostok? Em seu Twitter que você disse “em breve”, mas foi há 1 mês atrás. Alguma atualização para nós?

Sasha Ivanov: Estamos focando na expansão global da marca Waves e concluindo vários projetos empresariais agora. O token VST servirá como um token da rede Waves Enterprise, como você provavelmente se lembra, o nosso objetivo era criar uma rede permissionária, mas pública, uma rede que possa ser usada para proteger sidechains corporativos através de ancoragem. O token VST é necessário por agora como um token nativo da rede permissionária, mas no ecossistema da Waves 2.0 ele vai ser capaz de unificar todas as redes através de um token Waves.

Petr Korotin: Perguntas sobre o desenvolvimento empresarial..
P: Mesmo que a Waves esteja focada no mercado global, hoje a equipe, a maioria da comunidade de desenvolvedores e a maior colaboração está na CIS. Como você pretende romper essa “Cortina de Ferro” virtual?

Sasha Ivanov: A Waves sempre foi, continua sendo e será um projeto global, como a própria tecnologia blockchain. Agora estamos aprimorando nossa presença global através do lançamento em uma empresa europeia de integração de blockchain e um novo escritório de desenvolvimento. Você também ouvirá muito mais sobre nós nos próximos meses na mídia especializada e em outros canais de notícias. Basta verificar nossos canais de desenvolvedores, temos desenvolvedores de todo o mundo, muitos deles concluíram nosso curso online de WEB3.

P: Waves é uma empresa. 95% dos desenvolvimentos vêm da AG. Sem Waves, sem AG. Como isso funciona na real descentralização? Quais os próximos planos?

Sasha Ivanov: A Waves AG irá servir como uma fundação, o seu conselho consultivo está sendo construído e será anunciado no próximo outono. Nós escolhemos não criar um formato clássico de fundação, mas, em vez disso, faremos uma corporação simples, com o conselho consultivo servindo, na verdade, como uma fundação. Isso reflete o nosso foco nas aplicações de negócios da tecnologia descentralizada.

P: Como o projeto da Waves será afetado por mudanças geopolíticas, como Rússia e China começando a construir sistemas de Internet e pagamento independentes e resilientes?

Sasha Ivanov: Acredito que a DLT nasceu no momento certo – agora temos uma situação estranha quando a alta conectividade que o surgimento da Internet trouxe não leva à unificação, mas à separação. A tecnologia blockchain é o contrapeso disso, as empresas WEB3 são globais por definição, elas vão mostrar um caminho alternativo para o desenvolvimento da sociedade em todo o mundo.

Petr Korotin: Uma pergunta sobre você..
P: Você não deveria, como CEO, estar mais ativo e fazendo networking, em vez de se esconder atrás do twitter? Nenhuma visibilidade pública em meses. Onde está sua liderança?

Sasha Ivanov: Boa pergunta! CEO significa diretor EXECUTIVO. Eu tenho muito a executar nos dias de hoje, do ponto de vista operacional (afinal, nós crescemos em mais cem pessoas em alguns meses). Agora eu vou atuar mais na evangelização e nos veremos nos principais criptohubs de todo o mundo 🙂

E ai, curtiu? Não perca a segunda parte do Q&A com as perguntas que foram feitas diretamente no telegram!

Já ativou seu leasing no node da Waves Brasil?
Ative agora: 3P1xU8QSBk2gDQkepGYu24tTfwj4FgS7avv

Gostou? Doe seus WRTs para um embaixador Waves:
3PDEnVbcLhsYbssbLbo3mHCwZYPAxD9JQQZ


Faça parte da comunidade Waves Brasil!

Telegram Waves
Twitter Waves
Facebook Waves

One thought on “Veja o que rolou no Q&A com o CEO da Waves!

Fechado para comentários.