Neutrino: protocolo de criptomoeda algorítmico de preço estável garantido por Waves

Ativos digitais populares como Bitcoin (BTC), Ether (ETH) ou WAVES são muito voláteis para serem usados ​​como moeda cotidiana ou instrumento de poupança. Esta também é uma grande barreira para desenvolvedores de dApp (aplicativos descentralizados) e comerciantes de varejo, que está impedindo criptomoedas de adoção em massa.

Existem várias moedas estáveis ​​baseadas em fiat, como USDT, TUSD, Gemini ou WUSD *. O principal problema é que os usuários devem confiar em entidades centralizadas que são responsáveis ​​por manter reservas suficientes para moedas estáveis ​​emitidas no mercado.

A configuração de moeda estável Neutrino combina abordagem algorítmica com um suporte de criptomoeda. Uma vez que a taxa de câmbio é fornecida através de oráculos externos e o câmbio real de moeda estável – criptografia é executado para essa taxa, a questão que precisamos resolver não é a estabilidade de preços de moedas estáveis ​​em si, mas a estabilidade de preços do ativo subjacente.

Um contrato inteligente distribui moedas estáveis ​​em troca da criptografia subjacente e permite o resgate de moedas estáveis ​​de volta à criptografia. No entanto, pode acontecer que o resgate da moeda estável se torne impossível, devido à cripto volatilidade e à diminuição do valor do ativo subjacente.

Para contrariar esta situação, propomos adicionar um novo instrumento denominado Neutrino system base token (NSBT), que garante que em caso de diminuição das reservas em ativos subjacentes no contrato inteligente existe um incentivo para os repor através da compra de NSBT.

A emissão e resgate do NSBT são administrados por meio do contrato inteligente. Dependendo de qual ativo estamos usando como referência, podemos ter diferentes variações de moedas estáveis ​​garantidas pelo token nativo WAVES: USD Neutrino, EUR-Neutrino, BTC-Neutrino ou mesmo S&P 500-Neutrino. Neutrino é projetado para se tornar um dos três mecanismos deflacionários em Waves 2.0 junto com cadeias laterais e recompensa de mineiros.

Este é um trecho da visão geral do white paper da Neutrino. Para a versão completa mais atualizada, consulte: http://neutrino.at/whitepaper