Principal

Resumo mensal do ecossistema Waves – Março 2021

Olá comunidade Waves,

Estamos felizes em apresentar a edição de março do nosso resumo mensal, nesta data especial, na qual a Waves completa 5 anos.

Ao longo desses 5 anos, a Waves deixou de ser uma pequena startup focada em tecnologia de registro distribuído, para se tornar um protocolo importante na indústria global da blockchain. Atualmente, a Waves é um ecossistema poderoso com uma variedade de projetos e produtos, que atraem inúmeros usuários. Também contamos com uma comunidade ativa e leal em todo o mundo.

Nesta edição, compartilharemos nossas principais conquistas das últimas semanas. Longe de nos contentarmos com o sucesso obtido, estamos constantemente em movimento, em busca de novas ideias e direções pelas quais a tecnologia da Waves deve se desenvolver.

No final de março, o fundador da Waves, Sasha Ivanov, revelou o roadmap da Waves para 2021–2022, que inclui três etapas. A primeira etapa, que vai até setembro / outubro de 2021, tem como foco o aumento de liquidez no ecossistema Waves, com uma meta de U$10 bilhões em valor total bloqueado (TVL).

A segunda etapa, prevista para ser implementada entre setembro de 2021 e janeiro / fevereiro de 2022, será centrada na escalabilidade. Ao final dessa fase, o número médio diário de transações na Waves deverá chegar a 10 milhões.

A ideia principal da terceira etapa será “tentar chegar a algo genuinamente novo, indo além do conceito de abordagens de consenso totalmente sincronizados”, como Sasha explicou. “Avanços reais em escalabilidade serão alcançados apenas com novos conceitos. Planejamos implementar novas abordagens para registros distribuídos, a serem lançadas em 2022, dentro da estrutura da Waves 2.0.” Você pode ler o roadmap completo AQUI.

No dia 1º de abril aconteceu uma sessão de AMA (ask me anything) com a participação do Sasha, na qual ele explicou com mais detalhes sobre o roadmap, ao mesmo tempo em que comentou alguns de seus insights sobre o futuro da blockchain. Você pode conferir a gravação da sessão de AMA ou então o resumo com os destaques da sessão.

No futuro, os criadores de mercado automáticos (AMMs) desempenharão um papel cada vez mais importante no espaço DeFi. Sasha explicou como funcionarão as pools de AMM para ativos sintéticos vinculados, utilizando o exemplo do mercado Tesla. Você pode ler sobre isso aqui.

Tops Trends

A Waves se aproxima do seu quinto aniversário com um bom desempenho: projetos baseados no ecossistema estão se tornando populares entre os usuários de todo o mundo, o TVL da Waves está aumentando e um número crescente de corretoras oferecem ativos da Waves, reconhecendo sua superioridade.

Recentemente, a WAVES esteve entre os 5 tokens de projetos DeFi com melhor desempenho. As corretoras Crypto.com e Bittrex listaram a WAVES para negociações com USDT.

No final de março, o valor total bloqueado em WAVES no contrato inteligente do protocolo Neutrino ultrapassou, pela primeira vez, meio bilhão de dólares.

Enquanto isso, o espaço DeFi continua crescendo e atraindo cada vez mais usuários. O protocolo Waves, com suas transações rápidas e taxas fixas e baratas, oferece grandes vantagens para desenvolvedores e usuários de DeFi. Os projetos DeFi implementados na Waves variam de AMMs a protocolos de stablecoin.

Você pode conferir as vantagens do protocolo Waves para o desenvolvimento de projetos DeFi AQUI.

Nas últimas semanas, tokens não fungíveís (NTFs) ganharam um imenso destaque, impulsionados pelas vendas de arte digital, na forma de NFT, a preços exorbitantes. Isso impulsionou esse tipo de token e chamou a atenção do público, tornando NFTs um nome familiar e abrindo novas oportunidades para adoção em massa. O ecossistema Waves também está dentro dessa tendência, através de plataforma SIGN, para compra e venda de NFTs.

Para mostrar como o protocolo Waves pode ser aplicado para NFTs, Sasha Ivanov colocou para venda, na plataforma SIGN, a imagem digital de um pato, recebendo muitas ofertas, a maior delas por U$600.000. Recentemente, fizemos uma live para conversarmos sobre NFT. Você pode assistir a live AQUI ou ler o artigo sobre o assunto.

Em sincronia com a comunidade

Todas essas conquistas só foram possíveis graças à nossa comunidade incrível. Parabenizamos a todos pelo quinto aniversário da Waves! Continuaremos criando materiais e organizando eventos para a comunidade. Confira os artigos e tutoriais mais recentes:

  • Com o crescimento do DeFi, as corretoras de criptomoedas recebem cada vez mais usuários, alguns dos quais totalmente novatos na comunidade. Visando principalmente, mas não exclusivamente esses usuários, os especialistas da Waves fizeram live, discutindo as diferenças e semelhanças entre corretas de criptomoedas centralizadas e descentralizadas.
  • A equipe do Swop.fi faz todo o possível para minimizar os riscos e tornar o serviço um dos líderes no segmento de AMMs, mas o uso de criadores de mercados automatizados ainda envolve certos riscos, assunto abordado pelo desenvolvedor da Waves, Inal Kardanov. Também publicamos um artigo sobre os riscos atrelados ao Swop.fi.
  • Outro tutorial em vídeo fala sobre a nova oportunidade de staking na Waves.Exchange, com um APY de até 40%.

  • Para incentivar a comunidade, lançamos o Duck Hunters, um jogo na blockchain que combina NFT e farming. Os participantes do jogo receberão tokens EGG, após completar algumas tarefas. O usuário que coletar uma quantidade suficiente de tokens EGG poderá trocá-los por um pato na forma de NFT. A Waves Tech comprará de volta os NFT selecionados, com preferência para os patos “mais raros” criados pelos usuários. Saiba mais sobre o jogo Duck Hunters AQUI.
Oferecendo mais serviços

A Waves Tech está trabalhando duro para criar mais oportunidades potenciais de adoção em massa.

Estamos buscando mais recursos e descentralização para o protocolo de stablecoins Neutrino. A equipe do Neutrino revelou um plano de curto prazo para descentralizar totalmente a governança do protocolo e adicionar o Forex Descentralizado Especulativo (sDeFo).

Um dos principais objetivos do protocolo é a tokenização de ativos do mundo real, um modelo no qual stablecoins ​​atreladas a moedas nacionais poderiam servir como um porto seguro para riscos hedge. Da mesma forma, ativos voláteis tokenizados poderão atrair traders e trazer maior liquidez, melhorando a estabilidade geral do sistema. Para saber mais sobre esse plano, confira o post.

Recentemente, a comunidade do Neutrino participou de uma votação para ajustar as taxas de conversões do DeFo. Você pode conferir o resultado da votação AQUI.

O protocolo Gravity anunciou novas integrações. O gateway SuSy permite agora swap de USDN para HECO, AVAX e FTM.

Enquanto isso, o Swop.fi oferece lucros extras através do stake automático da maioria dos tokens USDN, NSBT e EURN, adicionados as pools pelos usuários. Os pagamentos do stake automático são diários e adicionados à liquidez da pool, da mesma forma que ocorre com as taxas dos provedores de liquidez.

Como parte da estratégia de fornecer aos usuários novas ferramentas lucrativas de investimento, a Waves.Exchange também lançou o stake de ETH, com mecanismos semelhantes aos stakes de USDT e BTC.

Outra ferramenta de investimento inovadora da Waves.Exchange é o trading algorítmico (algo-trading), que combina a confiabilidade da tecnologia descentralizada da blockchain da Waves com as vantagens dos serviços centralizados. A equipe da Waves.Exchange já tinha desenvolvido um sistema de bots para trading, que obteve um bom desempenho no ano passado, gerando um lucro anual de cerca de 100%. Agora, este produto está disponível para os usuários, que podem lucrar ao fornecer liquidez para pools de trading algorítmico. Para mais detalhes sobre a ferramenta de algo-trading leia este artigo.

Em foco: Waves Association

Em março, a Waves Association celebrou seu primeiro aniversário. A papel da associação no ecossistema só tende a aumentar, à medida que mais membros se juntam e novas opções de governança são adicionadas.

Para saber mais sobre o primeiro ano de operação da Waves Association, você pode conferir o vídeo da assembleia geral, que aconteceu recentemente.

Paralelo a isso, os membros da associação desenvolveram um dApp para coletar e processar os pedidos de subsídios. As principais tarefas do dApp são:

  • A criação de um sistema verdadeiramente descentralizado, que inclua todos os participantes do processo – membros do grupo de trabalho, assembleia geral, diretoria executiva da associação e candidatos a subsídios. Isso é uma tentiva de minimizar a influência dos membros fundadores da associação.
  • Automação e digitalização do processo, graças à tecnologia da Waves.

Em outubro de 2020, o modelo DAO foi anunciado. Em fevereiro de 2021, a Waves DAO foi lançada na testnet. Uma versão demo da DAO está disponível em dao.wavesassociation.org, e seu código-fonte está disponível no Github.

Pela primeira vez, em uma recente reunião geral, a Waves Association DAO foi usada com sucesso na votação de um pedido de subsídio, provando a adequação do protocolo Waves para governança descentralizada.

Na etapa posterior, os membros da associação votaram na verificação de tokens dos projetos do ecossistema, usando o recurso de Votos Especiais. A verificação é exibida na interface da Waves Exchange, fornecendo um oráculo para a exchange. Os projetos que receberam apoio da maioria foram verificados automaticamente na exchange, o que também poderá levar à verificação em outros serviços, como o CoinMarketCap.

O recurso de Votos Especiais foi recentemente testado em um votação de demonstração na verificação do token SIGN. O token recebeu o apoio de 5 dos 9 membros do grupo de trabalho Grants & Funding. O contrato inteligente da Waves DAO garante à transparência do voto. Com base no resultado da votação, o token recebeu o status de verificado na Waves.Exchange, podendo ser integrado ao CoinMarketCap e estando na mesma categoria dos ativos básicos do ecossistema Waves. Para saber mais detalhes sobre a votação de verificação do token, consulte este post.

Posteriormente, mais quatro tokens, MTNT, WCT, SCOneX e TN foram aprovados.

Este é apenas o começo das operações da Waves DAO. Temos planos ambiciosos para essa ferramenta de governança.

A Waves DAO visa cobrir a maior parte dos processos da associação, tornando-os mais descentralizados. Em outras palavras, espera-se que a DAO se torne um sistema de CRM para o ecossistema Waves, no qual os membros irão operar como gerentes de tarefas e as equipes externas como contratadas.

Outra tarefa para a Waves DAO é aumentar a lealdade da comunidade blockchain ao ecossistema Waves, oferecendo acesso direto à tomada de decisão. Nessa visão, qualquer pessoa poderá se tornar membro da associação e participar das votações ou, pelo menos, observar os rumos do desenvolvimento do ecossistema.

Um roteiro detalhado para a implementação dessas tarefas está disponível aqui.

Por enquanto é isso. Mais uma vez, parabéns pelo quinto aniversário da Waves! Esse é apenas o começo! Fique ligado!


Faça parte da comunidade Waves Brasil!

Telegram
Twitter
Facebook
Instagram