Otimize a sua experiência de desenvolvedor com a Waves IDE

Neste artigo, Vladimir Zhuravlev, desenvolvedor da Waves, comenta os recursos mais convenientes da Waves IDE, explicando como eles facilitam a adesão de novos desenvolvedores no ecossistema Waves. Confira!

O principal objetivo do protocolo Waves é ser uma plataforma para a criação de aplicativos descentralizados (dApps) por desenvolvedores externos. No topo do blockchain, novos produtos são construídos, como wallets, aplicativos DeFi, jogos e sistemas para motivação, certificação e tomada de decisão.

Para continuar sendo uma ferramenta atraente para a criação de dApps, o protocolo deve ser não apenas confiável, mas também amigável. Portanto, a equipe Waves presta uma atenção especial à experiência do desenvolvedor (usando a mesma abordagem da experiência do usuário), criando uma linha de produtos convenientes que ajudarão até mesmo os desenvolvedores novatos a integrar perfeitamente o blockchain em seu aplicativo.

O ecossistema Waves apresenta um conjunto completo de ferramentas para desenvolvedores, incluindo Waves Explorer, Waves Keeper, Signer e Surfboard. Mas o produto principal é a Waves IDE, a principal plataforma de desenvolvimento.

Contratos inteligentes tipo Lego

Primeiramente, Waves IDE é uma plataforma para escrever e implementar contratos inteligentes na linguagem Ride. Isso fica claro ao olhar a página inicial.

Falando em criação de contratos inteligentes, pode-se imaginar um processo complicado, mas com a Waves IDE, você pode fazer isso com um clique. Ao clicar em “Plus”> “DApp Script”, um novo arquivo com uma extensão .ride será criado – um modelo de contrato inteligente padrão.

É assim que um template .ride se parece. Ele contém os trechos de código usados ​​com mais frequência e exibe a lógica da estrutura do programa. Além desse modelo, você pode criar seu próprio contrato inteligente – assim como as peças de Lego.

“Lego bricks” – trechos de código – podem ser encontrados no menu à esquerda, na guia Library. O código-fonte de cinco dApps está disponível como exemplo.

Ao estudar os exemplos e adicionar código, um desenvolvedor escreve um contrato inteligente. Para publicá-lo, basta clicar no botão “Deploy” e assinar uma transação. Seu contrato inteligente está pronto para uso.

Para salvar o código em vez de publicá-lo, o desenvolvedor pode baixar um arquivo com o código-fonte ou, o que é ainda mais conveniente, copiar um link para o código IDE com o botão “Share file”. Essa funcionalidade permite que novos desenvolvedores de blockchain compartilhem suas ideias, melhorando a eficiência do processo de criação do produto.

Graças a Waves IDE, a criação de contratos inteligentes pode ser comparada à construção com blocos de Lego. O que um desenvolvedor constrói na Waves IDE pode ser enviado ao blockchain ou compartilhado com seus colegas com apenas um clique.

Dicas e truques para os desenvolvedores mais experientes

Além da facilidade para novos desenvolvedores, a Waves IDE oferece funcionalidade conveniente para desenvolvedores de dApp experientes. A propósito, eu pude realmente apreciar alguns dos recursos da Waves IDE somente quando fiquei profundamente imerso no desenvolvimento de contrato inteligente.

Agora, eu gostaria de compartilhar meus três truques favoritos da Waves IDE.

A primeira é a configuração padrão de uma taxa adicional para solicitações de contrato inteligente.

Essa configuração pode ajudar os desenvolvedores a economizar muito tempo. Francamente, já tive o mesmo problema várias vezes: para garantir que uma transação fosse aceita, tive que aumentar manualmente o valor da taxa. Essa configuração resolve esse problema, acelerando o processo de desenvolvimento de contrato inteligente. Se você desenvolve dApps regularmente, aproveite este truque!

Outro truque será útil não apenas para desenvolvedores, mas também para qualquer pessoa que queira entender um dApp.

Quando você escreve um contrato inteligente no blockchain, seu código-fonte será parecido com este:

Não é bem legível, certo? É improvável que este código faça sentido para um leigo. Mas aí vem o truque: use o botão “Open Dapp” ​​para abrir uma página com uma interface gerada automaticamente para este contrato inteligente:

Dessa forma, um contrato inteligente parece muito mais atraente. Você também pode testá-lo aqui, chamando funções com os botões “Invocar”.

O truque final que gostaria de compartilhar, é uma prova de que o IDE não é apenas um ambiente de desenvolvedor, mas um potencial ponto de partida para qualquer usuário do ecossistema Waves. Você viu o ícone de uma caneta no canto inferior esquerdo da tela? Se você acertou, você poderá assinar e enviar qualquer transação!

Portanto, você pode usar a Waves IDE para executar transações de transferência e negociação ou apenas gravar dados no blockchain. Essas operações básicas para interação com o blockchain podem ser úteis para usuários com qualquer nível de experiência.

Melhorar a experiência do desenvolvedor

Hoje, a principal tarefa da indústria de blockchain é conseguir a adoção em massa da tecnologia de razão distribuída. Apenas o número crescente de usuários apoiará o desenvolvimento sustentável da indústria.

Portanto, a experiência do desenvolvedor – a conveniência da criação de aplicativos – está se tornando tão vital como nunca antes. Quanto mais diversos produtos são desenvolvidos, mais usuários chegarão ao blockchain.

A equipe do protocolo Waves criou uma ampla gama de ferramentas para desenvolvedores, entre as quais a Waves IDE é um pilar para desenvolvedores novatos. Mas uma variedade de recursos extras também será útil para desenvolvedores de dApp experientes.

Você está usando a Waves IDE? Quais recursos você gosta e o que pode ser melhorado ou adicionado?


Faça parte da comunidade Waves Brasil!

Telegram
Twitter
Facebook
Instagram

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.