Principal

Entenda como funcionam os share tokens do Swop.fi

O share token rastreia os rendimentos do investidor no Swop.fi.

Os pools do Swop.fi fornecem aos provedores de liquidez os chamados share tokens, tokens pool ou tokens LP. O share token nada mais é do que uma ferramenta contábil, que representa a participação do investidor no total do pool.

Os share tokens rastreiam a parcela de liquidez a qual o investidor tem direito. Essa liquidez vem das taxas das negociações, das recompensas de stake e da remoção ou adição de liquidez por parte de outros investidores. Ao trocar o share token, o investidor recebe a sua parcela correspondente de liquidez, para pools contendo USDN. Essa é a única função do share token.

É claro que o investidor pode fazer o que quiser com ele: transferir, vender ou mesmo queimar. Mas caso ele não tenha o token, não poderá remover a liquidez.

O funcionamento do share token no Swop.fi é semelhante ao de outros criadores de mercado automatizados (AMMautomated markets makers):

  • Quando você se torna provedor de liquidez, o contrato inteligente emite share tokens e os envia para você
  • As taxas das negociações e as recompensas do stake de USDN, anexadas à liquidez do pool, não afetam o número de share tokens (mas podem aumentar seu valor)
  • Quando você remove a liquidez, o contrato inteligente queima seus share tokens.

Veja alguns exemplos que ilustram a mecânica do token e os lucros e riscos de fornecer liquidez.

Adicionando liquidez

Suponha que o contrato inteligente armazene 200.000 WAVES, 1.000.000 USDNs e tenha emitido 400.000 share tokens sWAVES_USD-N.

Se você adicionar 2.000 WAVES e 10.000 USDN no pool WAVES-USDN, o contrato inteligente renderá 4.000 sWAVES_USD-N, proporcionais à sua participação:

Image for post

Ou seja, nesse exemplo foi adicionado uma quantidade de 1/100 dos tokens armazenados no contrato inteligente. Essa mesma proporção é utilizada para calcular a quantidade de share tokens que serão emitidos.

O fornecimento total de sWAVES_USD-N é agora de 404.000, e você tem direito a 4.000 / 404.000 ≈ 0,0099 do pool.

swop.fi share token

Ganhando com as taxas

Suponha que um usuário negocie 100 WAVES por USDN. De acordo com a fórmula CPMM, o valor equivalente em USDN é ~ 499,75 USDN.

  • O usuário recebe ~ 498,25 USDN devido a uma taxa de 0,3%.
  • 60% dessa taxa (~ 0,9 USDN) permanece no pool.
  • 40% (~ 0,6 USDN) vai para um endereço separado e será utilizada para aumentar a capitalização do token de governança SWOP.

Por enquanto, as quantidades de token no pool e em sua participação são:

swop.fi

Essa negociação fez a quantidade de WAVES aumentar e diminuir a de USDN, tanto no pool, quanto em sua participação. Se ocorrer o contrário, um usuário negociar USDN por WAVES, então a quantidade de WAVES no pool diminui e a de USDN aumenta. No decorrer das negociações, os pools acumulam taxas de forma constante.

Vamos supor que uma grande quantidade de negociações ocorreu e, devido às taxas cobradas, ambos as quantidades de tokens aumentaram: 205.000 WAVES e 1.025.000 USDN. Você ainda tem 4.000 sWAVES_USD-N, mas o valor desse token aumentou: agora você pode reivindicar mais WAVES e USDN do que fornece.

swop.fi share token

Diluindo a participação

Se alguém adicionar 2.000 WAVES e 10.000 USDN como você fez anteriormente, receberá apenas 3.941,46 sWAVES_USD-N. Logo, o novo investidor não receberá as taxas cobradas anteriormente.

swop.fi share token

Perda temporária

Os preços de mercado das criptomoedas são voláteis. Quando o preço no mercado externo muda, a divergência entre o preço no Swop.fi e o preço de mercado cria uma oportunidade de arbitragem. Por exemplo, se o preço externo de WAVES aumenta, os usuários podem comprá-lo no Swop.fi, vendê-lo em outro lugar, e assim obter lucro. O oposto ocorre quando o preço de WAVES cai. Como resultado, os preços no Swop.fi estão intimamente relacionados aos de mercados externos.

Para os pools que utilizam a fórmula CPMM, o preço e a quantidade de tokens estão relacionados:

Quantidade de USDN × Quantidade de WAVES = constante e

Quantidade de USDN / Quantidade de WAVES = preço atual

Nos exemplos anteriores, supomos que o preço de WAVES em relação ao USDN estava próximo de 5. Agora, suponha que o preço aumente para 10. Ignorando as taxas, teremos o seguinte cenário:

swop.fi share token

O que acontece com o seu dinheiro? Comparado à situação inicial de 2.000 WAVES e 10.000 USDN, ele agora vale menos do que valeria, se você  tivesse deixado parado em vez de fornecer liquidez (em USD o preço atual de 1 WAVES = 10 USDN).

Esta é uma perda temporária.

Essa perda se torna permanente se você decidir remover a liquidez nesta situação; caso contrário, essa perda desaparece quando o preço se mover na direção oposta.

Em outras palavras, os pools de CPMM reequilibram continuamente as quantidades de token, dependendo do preço de mercado atual. Isso é a implementação da estratégia chamada constant-mix, no gerenciamento do portfólio. A estratégia é manter uma proporção dos diferentes ativos, comprando na baixa e vendendo na alta. Uma ou outra estratégia pode funcionar melhor, de acordo com uma movimentação no preço (que não seja conhecida com antecedência).

Essa perda temporária ocorre por causa da estratégia constant-mix. Isso não ocorreria se tivesse comprado e guardado o token ( no caso de o preço mudar em uma única direção). O mix-constante ganha se o preço tende a subir e cair (veja a ilustração).

No exemplo acima, não levamos em consideração as taxas das negociações. Mas mudanças no preço causa mais negociações, o que acarreta, consequentemente, mais taxas. A longo prazo, o rendimento das taxas pode exceder a perda temporária. Note, entretanto, que não há resultado garantido.

A perda temporária é um risco inerente ao fornecimento de liquidez nos pools de CPMM. Se você quiser eliminá-lo, existe a opção de investir em pools Flat, como USDN-USDT.

Veja as perguntas e respostas sobre o fornecimento de liquidez e os share tokens no FAQ do Swop.fi.

Siga o Twitter do Swop.fi para não perder as atualizações! Temos também um grupo de suporte no Telegram.


Faça parte da comunidade Waves Brasil!

Telegram
Twitter
Facebook
Instagram