Principal

Swop.fi: um criador de mercado automatizado no blockchain Waves

Swop.fi é o novo criador de mercado automatizado (automated market maker – AMM), que combina vários tipos de pools, com diferentes fórmulas, para o cálculo mais adequado de cada par de tokens.

O projeto está aberto para provedores de liquidez. Qualquer usuário pode adicionar moedas a um pool e receber rendimentos das taxas das negociações. Além disso, os provedores de liquidez serão recompensados separadamente, através da distribuição do token de governança SWOP. O Swop.fi foi implementado no blockchain Waves, devido a sua velocidade alta e taxa baixa. Uma transação é registrada na rede e dentro de poucos segundos a taxa para chamar o contrato inteligente é fixada em 0,005 WAVES (menos de $ 0,02).

Dois tipos de pool

O Swop.fi oferece duas fórmulas para cálculo dos preços:

1. Constant Product Market Maker (CPMM): a fórmula clássica usada pelo Uniswap e muitos outros projetos desse tipo.

2. Flat: a fórmula original inspirada no Curve e projetada para reduzir o slippage de pares de tokens com preço semelhante, por exemplo, de stablecoins atreladas à mesma moeda fiduciária. Slippage significa derrapagem e é a diferença entre o preço pedido e aquele executado pela ordem. Isso ocorre devido à falta de liquidez no preço de mercado.

Para cada pool recém-criado, a fórmula mais adequada será escolhida. No lançamento do projeto, os seguintes pools estarão disponíveis:

  • WAVES-USDN – CPMM
  • BTC-USDN – CPMM
  • WAVES-BTC – CPMM
  • USDN-USDT – flat
Rendimentos para provedores de liquidez

O usuário que fornecer liquidez para qualquer pool irá ganhar rendimentos com as taxas das negociações.

A taxa da exchange é de 0,3% do valor da negociação (0,05% para USDN / USDT).

De todas as taxas acumuladas, 60% irão para provedores de liquidez, de um determinado pool, e os 40% restantes serão utilizados para o aumento da capitalização do token de governança SWOP. A capitalização do token SWOP aumenta graças ao acréscimo de liquidez do pool SWOP-USDN.

Todos os parâmetros acima podem ser alterados pela governança.

Token de governança SWOP

O Swop.fi será gerenciado por meio deste token. Ele será distribuído para os provedores de liquidez do pool swap. Titulares do SWOP serão capazes de controlar os seguintes parâmetros do sistema:

  • Valor da taxa
  • Porcentagem da taxa acumulada que irá para o aumento da capitalização do token SWOP (atualmente é de 40%)
  • Escolha dos pools cujos provedores de liquidez receberão uma recompensa adicional de tokens SWOP.

A distribuição inicial do token SWOP será feita no estágio 3 do projeto. Provedores de liquidez dos 4 pools básicos serão recompensados de acordo com sua parcela de liquidez, a partir do lançamento do projeto. Será lançado o pool SWOP-USDN simultaneamente a distribuição inicial de SWOP.

Como obter tokens SWOP?

1.  Tornando-se um provedor de liquidez antecipado para os pools básicos, antes do lançamento da governança

2. Sendo um provedor de liquidez para pools de recompensa, após o lançamento da governança.

Para os primeiros provedores de liquidez, 1 milhão de tokens SWOP serão reservados, acumulados diariamente durante o primeiro ano de operação. Após o lançamento da governança, os usuários poderão votar em pools de recompensa. Os provedores de liquidez desses pools terão direito a uma parte dos tokens SWOP, distribuídos diariamente.

Recompensas para provedores de liquidez:

  • 1 milhão de tokens SWOP no primeiro e segundo ano de operação
  • A partir do terceiro ano, o valor do ano anterior, menos 25%.
Liquidez entre blockchains (Inter-chain)

O Swop.fi irá oferecer uma maneira transparente de depositar e retirar a liquidez do pool diretamente de contas em outros blockchains. O depósito de liquidez de outros blockchains será feito através de gateways, com base no protocolo de comunicação Gravity.

Roadmap

Estágio 1:

  • Lançamento do sistema
  • Duas fórmulas para pools
  • Pools básicos: Waves-USDN, BTC-USDN, Waves-BTC, USDT-USDN

Etapa 2:

  • Oportunidade de lançar suas próprias pools

Etapa 3:

  • distribuição inicial de tokens SWOP
  • Recompensas regulares para provedores de liquidez
  • Pool SWOP-USDN

Etapa 4:

  • Fornecimento de liquidez entre diferentes blockchains

Um criador de mercado automatizado, automated market maker (AMM), é um contrato inteligente que permite a negociação instantânea de tokens, como alternativa às negociações tradicionais com livros de ofertas. As taxas para as negociações dependem apenas da quantidade de tokens bloqueados no contrato inteligente.

Siga o Twitter do Swop.fi, para não perder nenhuma novidade.


Faça parte da comunidade Waves Brasil!

Telegram
Twitter
Facebook
Instagram