Principal

Tudo sobre o token USDC no Swop.fi!

Neste artigo, Inal Kardanov, desenvolvedor da Waves, fala sobre o token USDC e como ganhar rendimentos através dele no Swop.fi.

Além do par USDT/USDN, o criador de mercado automatizado da Waves, Swop.fi, conta com outro par de stablecoins: USDC/USDN.

Muitos de vocês já devem conhecer o USDN, uma stablecoin do protocolo Neutrino e que está disponível em diversos pares no Swop.fi. Assim como o USDN, o USDC é pareado ao dólar americano, em uma proporção de 1:1. Mas, ao contrário do USDN, o USDC é centralizado e emitido através da blockchain Ethereum, pela Circle e Coinbase.

O token USDC está disponível na rede Waves, graças aos gateways da Waves.Exchange. Portanto, se você tiver USDC na rede Ethereum, poderá transferi-lo para o ecossistema Waves, usando a interface da exchange:

Características da pool USDC/USDN

A maioria das pools do Swop.fi utilizam a fórmula Constant Product Market Maker (CPMM) também utilizada pelo Uniswap e por muitos outros criadores de mercado automatizados (AMM – automated market makers). De acordo com essa fórmula, o produto das quantidades dos tokens convertidos permanece constante:

Onde:

x – quantidade do token X,

y – quantidade do token Y,

k – uma constante.

Mas a fórmula CPMM não é ideal para um par de tokens cujos preços são semelhantes, como ocorre com stablecoins. Para pequenas conversões, o preço deve se aproximar ao máximo do preço constante, calculado por esta fórmula:

 

O Swop.fi desenvolveu sua própria fórmula, denominada Flat, que combina as fórmulas (1) e (2). Anteriormente, a fórmula Flat era aplicada apenas ao par USDT/USDN, mas agora também aplicamos ao par USDC/USDN. A fórmula é a seguinte:

 

Isso ajuda a reduzir o slippage (derrapagem) e oferece um preço de conversão que diverge em menos de 1. A curva de preço é semelhante a da imagem a seguir:

Leia AQUI outro artigo com uma explicação mais detalhada sobre essa fórmula.

Taxas de conversão

Outra diferença da pool USDC/USDN, quando comparada com a maioria das outras pools, é a taxa de conversão reduzida. Enquanto os outros pares cobram uma taxa de 0,3%, para os pares de stablecoins USDT/USDN e USDC/USDN a taxa de conversão é de apenas 0,05%.

Fornecimento de liquidez

Uma das características do par USDC/USDN é a opção de fornecer liquidez para apenas uma das stablecoins, em vez das duas que compõem o par.

Para fornecer liquidez, vá para a seção “Pool” (1), selecione o par USDC/USDN (2) e clique em “Add liquidity” (3):

 

Ao fornecer liquidez utilizando os dois tokens, o contrato inteligente pode solicitar quantidades de tokens desiguais (1).

 

Isso ocorre porque o contrato inteligente já possui quantidades desiguais dos dois ativos, e a quantidade exata a ser fornecida depende da quantidade de tokens bloqueados no contrato inteligente. Você pode ver as estatísticas sobre os tokens na página da pool, na seção  Information →Pools information ou através deste link:

Swop.fi

Quando você fornecer liquidez com apenas um token (consulte a etapa 2 no printscreen acima), é necessário considerar outro fator, de modo a aumentar seus lucros. Verifique qual dos tokens está em menor quantidade no contrato inteligente, e forneça liquidez utilizando esse token, pois sua rentabilidade será maior. Por exemplo, no momento em que este artigo foi escrito, o fornecimento de USDN era mais lucrativo:

 

Ao fornecer tokens para pools de liquidez, o usuário recebe share tokens, que serão utilizados para efetuar o saque dos tokens originais.

Farming SWOP

O usuário pode colocar share tokens em stake e receber recompensas extras do token do projeto, SWOP.

Acesse a aba Investments→Farming. Você verá seus share tokens. Clique em “Stake”. Selecione “Max” para colocar em stake todos os share tokens. Na página Farming, você verá suas recompensas em tokens SWOP.

Lucratividade da pool

Na página Information→Pools information, você encontra a lucratividade da pool, com base em dados de 24 horas ou 7 dias. No momento em que este artigo foi escrito, a lucratividade anual superava 70%. Além disso, nessa pool não há risco de perdas, pois o preço dos tokens é estável.

O rendimento dos provedores de liquidez na pool USDC/USDN consiste em três componentes:

1. Recompensa de farming, em tokens SWOP

2. Rendimento do stake do ativo Neutrino, já que a pool coloca parte do USDN automaticamente em stake

3. Taxas das conversões, das quais 60% ficam na pool.

Siga o Twitter do Swop.fi para não perder as atualizações. Temos também um grupo de suporte no Telegram.


Faça parte da comunidade Waves Brasil!

Telegram
Twitter
Facebook
Instagram