Destaques do AMA na Binance

No dia 29 de Janeiro, ocorreu mais um AMA (#AskMeAnything), dessa vez na BinanceBrasil com Sten Laureyssens, Strategic Advisor na Waves Association. Este artigo irá trazer os pontos mais importantes da conversa com o Sten.

Qual é a maior vantagem da Waves? O que ela pode fazer melhor do que Ethereum ou EOS?
Waves é uma blockchain baseada no Proof of Stake [Prova de Participação], para ser preciso Lased Proof of Stake [LPoS]. Waves é muito diferente do Ethereum, ou EOS, ou qualquer outro protocolos de grande camada e, ainda assim, muito semelhantes em seus objetivos.

Qual o foco da Waves

Todos os projetos têm uma visão bastante ampla, seja para resolver escalabilidade ou interoperabilidade. Onde Waves está colocando seu foco principal, é uma combinação de gerenciamento de 2 lados do espectro. Em uma extremidade, a Waves está construindo uma grande infraestrutura, semelhante a como as pessoas descrevem o “DeFi“, sendo finanças baseadas em Legoblock.

A Waves está construindo os Legoblock‘s necessários não apenas para DeFi, mas para um roteiro mais amplo. Waves é na verdade um ecossistema de vários protocolos, algo que a maioria das pessoas não percebe.

Existe o protocolo Waves, com o token waves, existe o protocolo Neutrino, com NSBT como o principal token de governança, e USDN (Neutrino Dólar), como a maior moeda estável nesse ecossistema e há Gravity.tech, um protocolo focado em interoperabilidade, sem token.

Nenhum token para investir, nenhum token para especular, apenas uma solução de tecnologia focada em conectar a Waves, Ethereum, Binance smart chain, Tron e alguns outros grandes protocolos, nesse sentido, é muito diferente desses outros grandes protocolos.

A infraestrutura está focada nos mesmos casos de uso, mas a inovação está sendo impulsionada principalmente pela fundação da Waves, que está ajudando os projetos a construir as ferramentas necessárias, mas eles estão muito próximos, pessoalmente envolvidos, não apenas pelo financiamento/fornecimento de bolsas no entanto, o principal objetivo ainda é aproximar a adoção das pessoas, e isso de um sentido muito prático.

Então eles criam aplicativos funcionais, carteiras, Waves.Exchange etc. para se certificar de que tudo está funcionando fluentemente e é muito acessível, mas eles se concentram na construção de ferramentas que importam hoje, para ajudá-lo no Staking de Stablecoins, negociar ou ganhar dinheiro.

Aumento da atenção para USDN

Vimos um aumento drástico na atenção para $USDN, que obtém uma taxa de 10-15% de retorno, vindo de uma mecânica relacionada ao protocolo Waves, com o $USDN também disponível como um token ERC-20, a curva meio que explodiu e tudo foi super rápido, crescendo para um valor de mercado de $USDN de quase $140 milhões “então eu acho que as pessoas gostam da abordagem”.

Quais os planos da Waves para o mercado Brasileiro?

Recentemente lançamos uma Stablecoin do Real Brasileiro [BRLN], no ecossistema Neutrino.

Neutrino é um protocolo para criar ativos estáveis/Stablecoins, atrelados a diferentes ‘coisas do mundo real’, como ouro, bitcoin, dólar ou BRL. Criamos $USDN primeiro e depois passamos a criar coisas como $EURN, $GBPN e $BRLN, essas moedas podem usar o mesmo benefício de staking, como $USDN, então você ganha em média 10-15% APY de retorno.

Como o pagamento de Stake de diversas Stablecoins é possível?

Receber pagamentos de Stake é possível pois os ativos são implementados diretamente nos protocolos DeFi mais lucrativos. Então ocorre o gerenciamento dos mercados para que você coloque o capital para trabalhar [render].

Você não precisa fazer nada, apenas colocar seus ativos em Stake e retire-os quando quiser. A questão importante aqui é: Por tudo ser otimizado através de contratos inteligentes você pode obter altas taxas de retorno.

Desde que trouxemos a oportunidade de apostar em sua própria moeda, recebemos muitos comentários positivos, porque o acesso a juros tão altos é muito maior do que alguns instrumentos financeiros tradicionais ou bancos com os benefícios de uma troca/custódia descentralizada.

O que temos feito ultimamente é tentar aumentar a comunidade brasleira (e também alguns outros) de Waves, para ajudar a trazer a nossa tecnologia para mais perto de pessoas que realmente precisam.

Como o Neutrino é diferente dos outros e de onde vem a recompensa de Stake?

Atualmente existem diferentes tipos de stablecoins, cada stablecoin é apoiado por algo, mas nem todas são apoiadas da mesma forma.

USDT, por exemplo, é supostamente garantido por um dólar para cada USDT em uma conta bancária em algum lugar, o mesmo ocorre para o USDC.

Stablecoins como USDN, é na verdade apoiado por tokens waves, em um contrato inteligente, o contrato do Neutrino.

Se eu quiser criar 1 USDN, eu teria que enviar $1 no valor de waves para esse contrato e receberia de volta 1 USDN, se eu enviar $1000 USDN para o contrato, recebo de volta uma quantidade X de waves, mas no valor total de $1000, então é uma proporção de 1:1.

USDN versus X em waves, isso significa que todos os neutrinos são apoiados por tokens waves, mas waves podem ser colocadas em Stake, pois é um blockchain baseado em PoS, portanto, as recompensas de Stake são essencialmente o que está criando a % do APY para colocar USDN em Stake, tudo isso está acontecendo dentro do protocolo Waves.

O que faz o DeFo e como funciona? Como o DeFo contribuirá para o sucesso do Waves Protocol e de seus usuários?

DeFo, ou forex descentralizado, é na verdade um passo adiante, que usa protocolo de neutrino e seus ativos como BRLN, USDN, EURN, etc então o retorno é gerado, de forma semelhante ao USDN, vindo de waves de recompensas PoS.

O motivo pelo qual é um grande passo para a Waves, é porque vemos muita atenção vindo de países como Vietnã, Ucrânia, Brasil ou Turquia, que realmente precisam dessa solução, onde ninguém pode repentinamente impedi-los de ter acesso.

Há algum projeto AMM como Uniswap na Waves?

Recentemente, lançamos swop.fi, que é na verdade um AMM [Automated Market Maker] único, ele combina a fórmula de curve.fi com a fórmula de uniswap, para garantir que moedas estáveis tenham o máximo de estabilidade, embora outros ativos tenham uma abordagem de estilo Uniswap para o preço.

Estamos muito próximos de lançar o token SWOP, que permitirá que as pessoas gerem alto interesse, fiquem intimamente envolvidas com a governança do protocolo e tenham uma grande influência na direção do próprio AMM temos este programa para os primeiros fornecedores de liquidez, para dar grandes incentivos extras, então vale a pena dar uma olhada.

[Mais informações sobre o SWOP]

Waves faz AMA em muitos grupos, então o que vem a seguir, de que outra forma você tornará seu projeto mais popular?

Esta é uma pergunta engraçada e muito direta também.

Sim, fazemos muitas AMA’s. pois vemos que os usuários costumam ter dúvidas sobre os novos produtos que estamos lançando normalmente, (e especialmente recentemente com todas as coisas de definição), esses lançamentos incluem algumas partes técnicas, que são complexas e não explicadas em um doodle [algo como um rabisco] de 1 minuto.

Por isso, passamos deliberadamente muito tempo com AMA, para chegar perto do que está acontecendo na mente de nossa comunidade, para ouvir feedback contínuo sobre o que eles estão procurando, o que querem ver em nosso futuro próximo e o que é chato eles, ou emocionante, para entender o quão bom é o conhecimento do que construímos, quão perto as pessoas entendem nossa tecnologia.

Agora, para aumentar a conscientização, um AMA não é necessariamente a melhor abordagem pois normalmente só pessoas já interessadas no projeto, participam dessas AMA’s (para ler ou postar dúvidas), a maioria das pessoas pula essas conversas, quando não quer ver então, para aumentar a conscientização, estamos adotando várias abordagens diferentes :D.

Você pode compartilhar sua experiência e jornada com o projeto Waves? Qual é a maior conquista da qual você mais se orgulha?

Acho que, pessoalmente, estou muito orgulhoso de alguns dos relacionamentos pessoais que construí com alguns membros da comunidade Waves muitas pessoas estavam meio céticas no início de 2020, o mercado baixista estava devastando por um tempo e as pessoas estavam pessimistas, pois uma empresa/ecossistema não estava trazendo o que algumas pessoas esperavam (em termos de comunicação). Mesmo que eles estivessem construindo exatamente o que era necessário.

Acho que o que me deixou bastante feliz foi o fato de que, por meio de uma abordagem pessoal, e algumas boas conversas/sessões de brainstorming, fui capaz de trazer a comunidade principal para mais perto uns dos outros e novamente para a equipe principal.


Faça parte da comunidade Waves Brasil!

Telegram
Twitter
Facebook
Instagram

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.