EventosPrincipal

Hackathon Odyssey: Um caso de uso para NFTs

Neste artigo, Inal Kardanov, desenvolvedor e entusiasta da Waves, discute um caso de uso interessante para tokens não fungíveis (NFTs), implementado em colaboração com a Odyssey e o Coinranking.

Na primavera de 2020, nossos parceiros do hackathon Odyssey entraram em contato conosco para compartilhar um problema. Em cada uma das edições anteriores do hackathon, as equipes vencedoras receberam um souvenir de madeira. No entanto, com a pandemia da COVID-19, a edição de 2020 seria executada online, ao contrário dos anos anteriores. Devido à distribuição geográfica das equipes participantes, distribuir souvenirs físicos seria problemático.

Então, começamos a pensar em uma maneira de distribuir lembranças aos vencedores, de uma forma que confirmasse a vitória em um dos maiores hackathons do mundo. Logo percebemos que tínhamos um dos melhores casos de uso para tokens não fungíveis (NFTs) em nossas mãos. Os NFTs são perfeitamente adequados para confirmar a propriedade ou ação de alguém.

Ideia

Foi tomada a decisão de emitir um NFT para o vencedor de cada uma das 21 categorias do hackathon. A não fungibilidade de um token seria garantida não apenas por seu nome e ID de blockchain, mas também pela sua aparência. Para isso, cada token recebeu uma imagem dinâmica única.

A imagem foi formada com base nas interações dos participantes do hackathon e alterada ao longo do tempo (os dados do blockchain também foram atualizados a cada 6 horas).

Image for post

É assim que se parece a imagem NFT para o vencedor da categoria Generation Now. Para rastrear o status de um NFT, seu proprietário e imagem, os tokens foram listados no Coinranking: https://coinranking.com/dapp/odyssey-momentum

Implementação da Tecnologia

Antes do hackathon, 21 NFTs foram emitidos, cada um contendo informações sobre as categorias. O token de rastreamento Generation Now, por exemplo, pode ser visualizado aqui: https://wavesexplorer.com/tx/3B2pzLSZyhz3x3YrmUXbNsJGSCnXr1i8WzEhnxCTHLaN.

A descrição do token contém apenas informações básicas. Os detalhes da categoria e os links para a imagem NFT, além da página do desafio foram armazenados em uma conta separada, de propriedade da Odyssey: https://wavesexplorer.com/address/3P7C5CUc6XzpJqmDaeUNZ1by1XSCyA2VKnv/data

Alguns parâmetros do token (como imagem e vídeo, se disponíveis) mudavam a cada 6 horas, graças a uma transação de dados, pois devido as novas interações na plataforma Odyssey Momentum, a imagem era atualizada.

Após o hackathon, os vencedores abriram contas para receber os NFTs. Esses tokens confirmam a vitória e podem ser verificados a qualquer momento.

Outras Perspectivas

Nesse caso, os NFTs foram usados ​​para provar a vitória no hackathon, mas as perspectivas de tokens não fungíveis no campo dos hackathons vão muito além. Por exemplo, pode ser desenvolvido um dApp de crowdfunding para as ideias dos vencedores.

Muitos especialistas, traders ou apenas indivíduos comuns expressaram seu apoio aos projetos vencedores. Uma organização autônoma descentralizada (DAO) pode ser criada para ajudar na execução desses projetos. Qualquer usuário pode contribuir para a execução de uma ideia, antes ou depois do hackathon.

Todas as criptomoedas disponíveis na Waves.Exchange (BTC / Waves / ETH / USDN / EURN etc.) podem ser usadas para fazer contribuições. As contribuições são bloqueadas em um contrato inteligente até que o titular do NFT (o vencedor da categoria) envie uma solicitação para retirada. Se a retirada não for iniciada / aprovada por 12 meses, os fundos são devolvidos aos patrocinadores.

Espero que em breve vejamos um caso de uso desse tipo para NFTs e DAO.


Faça parte da comunidade Waves Brasil!

Telegram
Twitter
Facebook
Instagram