Governança Swop.fi: mudanças na votação para o peso das pools

Atenção! Serão introduzidas mudanças nas regras de votação que determinam os pesos das pools:

  • Tokens SWOP utilizados na votação ficam congelados: você não poderá retirá-los até o final do próximo período de votação.
  • Durante o período de votação, o poder dos votos diminui gradualmente: quanto mais tarde você votar, menor influência seu voto terá no resultado.

As regras entram em vigor dia 26 de abril, após o término do período de votação atual. O artigo foi atualizado conforme as regras revisadas.

Os pesos das pools afetam diretamente o rendimento dos provedores de liquidez. Recompensas de farming (1 milhão de SWOPs durante o primeiro ano, ou cerca de 1,9 SWOPs a cada minuto) são distribuídas entre as pools, proporcionalmente aos pesos (para mais detalhes, consulte este artigo). Após o lançamento do token SWOP, os pesos das pools foram definidos pela equipe do projeto. Agora, eles são gerenciados por titulares de SWOP, que colocam seus tokens em stake para governança.

Votar no peso da pool é um procedimento essencial. A votação estabelece quais pools serão mais rentáveis na próxima semana. Essas pools serão as mais atraentes para os provedores de liquidez. Portanto, os resultados da votação determinam em grande parte o desenvolvimento do projeto.

Ao escolher as pools nas quais você votará, considere o valor da pool para o Swop.fi. Em geral:

  • As pools mais lucrativas são aquelas que arrecadam mais taxas de conversões, já que 40% das taxas vão para a compra de SWOP e se tornam recompensa de governança.
  • As pools de stablecoins têm função de infraestrutura: elas facilitam a entrada de novos usuários de outras blockchains, com moedas como USDT e USDС.

Os resultados da votação são contados uma vez por semana e determinam os pesos das pools pelos próximos 7 dias.

Como votar

Para poder votar, primeiro coloque seus tokens SWOP em stake na aba Investments → Governance.

Em seguida, você poderá votar nas pools de sua escolha, especificando o número de SWOPs para cada uma delas.

A votação está em andamento: votando uma vez seu voto é considerado automaticamente nas votações posteriores, até que você o altere.

Por exemplo, se você colocou em stake 20 SWOPs e votou na pool SWOP-USDN com todos eles, você não poderá votar em outras pools, até alterar este número ou colocar mais SWOPs em stake. Se você votar nesta pool com 10 SWOPs, poderá dividir os 10 SWOPs restantes entre outras pools: digamos, 7 SWOPs para WAVES-USDN e 3 SWOPs para NSBT-USDN.

Atenção! Você não poderá retirar do stake os SWOPs contados na votação mais recente. Diminua ou zere o número de tokens da votação, aguarde o final do período da votação atual e então você poderá retirar seus tokens SWOP do stake.

Como os resultados são contados

Quando você vota no peso da pool, seu voto é modificado pelo fator de potência:

Poder do voto = quantidade de SWOP x Fator de potência

Os votos restantes, do período de votação anterior, bem como os votos lançados nos primeiros 1.443 blocos (~ 24 horas) do período de votação em vigor, têm poder de votação 1. Depois disso, para os novos votos, o fator diminui uniformemente até 0,1, no final do período de votação atual. Esta regra evita uma mudança repentina do resultado nos últimos minutos de um período de votação.

Este fator de potência redutor é válido apenas para o voto realizado na votação em andamento. Assim que uma nova votação começa, o fator passa a ser 1 para todos os votos enviados anteriormente. Com este fator, os votos serão computados no resultado da votação subsequente (a menos que seus titulares os cancelem, antes do final do período de votação).

 

Se você aumentar a quantidade de SWOP na votação várias vezes, durante um período de votação, cada nova porção de SWOP é contada com o fator de potência correspondente a altura na qual você votou. Se você diminuir seu voto, o poder de voto diminui proporcionalmente ao número de SWOPs.

Suponha que você votou na terça-feira, dia 20 de abril, com 10 SWOPs, que foram contados com um fator de potência 1, então na sexta-feira, 23 de abril, você colocou mais 4 SWOPs na votação, que foram contabilizados com fator de potência 0,3. Seu poder de voto é 10 × 1 + 4 × 0,3 = 11,2. Então, no domingo, 25 de abril, você diminui seu voto para 7 SWOPs, logo seu poder de voto agora é 5,6. Este valor será contabilizado na soma do resultado da votação, no dia 26 de abril. Imediatamente após o término da votação, seu poder de voto passará para 7. Este valor será contabilizado na próxima votação, no dia 3 de maio.

No final de um período de votação, o Swop.fi soma o poder de voto total para todos os stakers da pool:

O somatório do poder de voto de todos os stakers determina o poder de voto total da pool.

e calcula o peso da pool:

Siga o Twitter do Swop.fi para não perder as novidades! Temos também um grupo de suporte no Telegram, para perguntas relacionadas ao serviço.


Faça parte da comunidade Waves Brasil!

Telegram
Twitter
Facebook
Instagram

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.