Principal

Resumo mensal do Ecossistema Waves — Maio de 2021

Olá comunidade Waves,

Estamos felizes em apresentar a edição de maio do nosso resumo mensal, com as principais notícias e atualizações do ecossistema Waves.

Maio não foi um mês muito bom para a comunidade das criptomoedas. Após vários meses de crescimento, o valor do Bitcoin caiu, arrastando consigo as demais criptomoedas. No entanto, ao invés da especulação de mercado, nós da Waves Tech focamos nos avanços tecnológicos e na adoção em massa das soluções de blockchain.

Por isso, apesar dessas oscilações, mantivemos o foco na melhoria contínua dos nossos projetos e produtos, agregando funcionalidades e lançando soluções inovadoras. Em maio, alcançamos vários marcos importantes e os projetos do ecossistema Waves registraram um avanço significativo.

Independentemente das quedas de curto prazo no mercado, estamos caminhando gradualmente em direção ao nosso objetivo de construir um futuro descentralizado e estamos felizes por você estar conosco nessa jornada!

E agora vamos para as últimas notícias e atualizações!

Rompendo fronteiras

A liquidez da pool de USDN na Curve, uma das grandes plataformas de pools de liquidez na rede Ethereum, atingiu recentemente a marca de U$ 500 milhões, se tornando a quarta maior pool em volume da plataforma e a mais lucrativa do serviço, alcançado 45% de APY.

Conforme o USDN ganha popularidade, novas pools são lançadas. O BondAppétit adicionou recentemente uma pool de USDN com o token BAG, token de governança da plataforma. A pool USDN/BAG já alcançou um APY impressionante!

O trading algorítmico da Waves.Exchange também está quebrando recordes. Todos os dias os limites de depósito se esgotam em poucos minutos, por isso aumentamos o limite de BTC para 20 e adicionamos ETH, oferecendo aos usuários uma lucratividade de cerca de 125%.

Enquanto isso, o valor total bloqueado (total value locked — TVL) em ativos DeFi na Waves atingiu U$ 2 bilhões, no início de maio.

CoinGecko adicionou o criador de mercado automatizado Swop.fi, mostrando a força que os projetos da Waves está ganhando no espaço DeFi.

Para estimular a adoção do USDN em toda a indústria DeFi, o protocolo de stablecoins Neutrino patrocinou um feed de preços da Chainlink para o par USDN/USD, na rede principal do Ethereum.

O serviço oferece dados de alta qualidade, com proteção contra flash loan, permitindo que mercados financeiros baseados em Ethereum alavanquem o feed de preços do par USDN/USD e ofereçam suporte para o token. Saiba mais aqui.

O progresso da Waves também foi reconhecido por analistas de criptomoedas. Um exemplo disso é o artigo publicado no “The Currency Analytics”.

Melhoria constante

No início de junho, a tão esperada atualização do Waves Node — versão 1.3 — foi lançada na mainnet, após várias semanas de execução na testnet.

Batizada de Jumeirah, em homenagem a uma das principais praias de Dubai, a versão 1.3 tornou o protocolo Waves mais amigável ao usuário, oferecendo também oportunidades únicas para desenvolvedores de aplicativos do espaço DeFi, como contratos inteligentes sem gás e com funcionalidade cross-dApp call. Para mais detalhes sobre esta última atualização, confira este post.

O protocolo Neutrino também lançou uma atualização, adicionando a proposta de mudança e redistribuição das taxas do DeFo (Forex Descentralizado). As taxas das conversões entre ativos DeFo aumentaram para 0,6% e os rendimentos são distribuídos entre os stakers de NSBT.

Enquanto isso, o Swop.fi continua a simplificar seu sistema de governança. Além de votar pelos pesos das pools, os titulares de SWOP, que colocam seus tokens em stake, ganharam outra ferramenta que influencia no desenvolvimento do projeto: a adição de novas pools de liquidez.

Para as pools adicionadas com base na votação dos usuários, estão disponíveis condições especiais de yield farming do token SWOP. Os usuários que votaram no peso de uma pool, na primeira semana após sua criação, poderão receber na segunda semana a “primeira colheita” de SWOP, numa quantidade proporcional ao seu voto. Saiba mais sobre o recurso “primeira colheita” aqui.

Alinhado às últimas tendências

À medida que continuamos melhorando e simplificando o jogo, adicionamos no último mês vários recursos interessantes, permitindo aos usuários comprar, vender e reproduzir patos digitais, lucrando com suas coleções.

incubadora permite que os usuários troquem seus tokens EGG por genesis ducks (ou patos iniciais) em wavesducks.com. De acordo com uma fórmula descrita na proposta de melhoria (DIP), um pato-NFT custava 1 EGG para os primeiros usuários, com um aumento posterior no preço.

O próximo passo foi a ativação da função de “reprodução”, facilitando a criação de patos digitais exclusivos, por meio do “cruzamento” dos genesis ducks. Os patos gerados através da reprodução herdam os genes dos pais, mas uma combinação aleatória e única de genes também é possível.

Os usuários coletam tokens EGGs ao cumprirem as tarefas das rodadas do jogo. Os EGGs podem ser vendidos na corretora, mas os jogadores que mantêm seus tokens têm a chance de ganhar muito mais. Uma das ferramentas para ganhar no jogo é o mercado de patos.

O mercado facilita as vendas de patos-NFTs, permitindo que os usuários adicionem NFTs exclusivos as suas coleções. Usando filtros, os jogadores podem selecionar ofertas de NFTs com parâmetros específicos, definindo uma cor ou um conjunto de genes específico.

O próximo recurso a ser implementado é a criação (farming) de patos NFT com um APY entre 300% e 5.000%. Esse recurso, explicado com mais detalhes na segunda proposta de melhoria (DIP-2), permitirá ao usuário comprar um “poleiro”, em uma das 4 cores disponíveis, e colocar nele um pato de cor correspondente. O preço provisório do poleiro será de 1 EGG.

No total, 15 rodadas do jogo Duck Hunters foram realizadas até agora. Mais de 5.000 usuários aderiram ao jogo, gerando mais de 6.000 NFTs. Mais de 11.000 tokens EGG foram gastos para incubação de patos e a capitalização de mercado do EGG ultrapassou U$ 5 milhões. Cinco genesis ducks foram emitidos.

Em foco: poder da comunidade

Da nossa parte, fazemos o melhor para informar e educar a comunidade, bem como envolver seus membros em atividades divertidas e emocionantes.

Nas últimas semanas, realizamos várias rodadas do jogo Duck Hunters, em que os membros da comunidade Waves demonstraram excelente comprometimento e criatividade. Um exemplo disso foi a rodada envolvendo o resumo de abril, em que os jogadores comentaram qual foi notícia mais emocionante do mês e por quê. Recebemos muitos comentários inteligentes e engraçados.

Os vencedores dessa rodada foram:

Em outra rodada, pedimos para os usuários postarem fotos com o logotipo da Waves. O engajamento foi imenso e recebemos inúmeras fotos criativas.

Aqui estão alguns exemplos.

Nas últimas semanas, o Swop.fi também esteve bem envolvido com a comunidade, lançando ferramentas de governança que permitem aos usuários impactar no desenvolvimento do serviço.

Lançamos uma funcionalidade que permite aos stakers de SWOP votarem na adição de novas pools, além de incluí-las na farming de SWOP. Com base na votação dos usuários, várias pools já foram adicionadas: SWOP-WAVES, EGG-WAVES, ERG-USDN, NSBT-SWOP e TN-USDN. O projeto possui mais planos, que envolvem pools conduzidas pela comunidade. Saiba mais aqui.

Como nosso objetivo é intensificar nossa comunicação com a comunidade, o fundador da Waves, Sasha Ivanov, fará uma sessão de AMA a cada duas semanas. Sua próxima AMA está agendada para acontecer no Twitter, segunda-feira, 21 de junho, às 14h CET (9h — Brasília). Você pode enviar suas perguntas com antecedência, através deste formulário, e participar do concurso de melhores perguntas, com prêmios em tokens EGG.

Aliás, não é só o Sasha que interage com a comunidade. Em maio, a Waves.Exchange e a Waves Enterprise também fizeram sessões de AMA.

Como sempre, pensando em nossa amada comunidade, lançaremos em breve mais iniciativas úteis e interessantes.

Por enquanto é isso. Estaremos de volta no próximo mês com mais notícias e atualizações sobre o ecossistema Waves. Fique ligado!

Faça parte da comunidade Waves Brasil!