Principal

Explorando a blockchain Waves

A Waves é um ecossistema de criptomoedas, que abrange diversos serviços de finanças descentralizadas (DeFi) e oferece um caminho para o desenvolvimento da Web 3.0. Desenvolvedores individuais e serviços empresariais de grande escala podem adotar a blockchain da Waves e construir aplicativos através da linguagem de programação nativa do protocolo, Ride. O serviço conta também com o algoritmo de consenso Leased Proof-of-Stake (LPoS).

O ecossistema possui o token nativo, WAVES, e opera sua própria corretora descentralizada, Waves.Exchange. Os titulares do token WAVES possuem direitos de governança, determinando certos parâmetros da blockchain.

A Waves também é responsável pelo desenvolvimento do protocolo Neutrino, um serviço de “tokenização” de ativos convencionais, e do protocolo Gravity, que busca integrar diferentes redes e expandir as possibilidades do DeFi.

Neste artigo, iremos nos aprofundar na blockchain Waves e em sua corretora descentralizada, abordando também a tecnologia subjacente que mantém o protocolo e a economia do seu token nativo. Além disso, analisaremos o serviço de oráculos Gravity e o Protocolo Neutrino.

O que é Waves?

Waves é um protocolo de blockchain com tecnologias da Web 3.0. O protocolo oferece diversos produtos e serviços, com uma linguagem de programação nativa, além de soluções corporativas. A blockchain Waves possui uma corretora de criptomoedas descentralizada, Waves.Exchange, com diversas opções de staking. Para desenvolvedores, o protocolo oferece uma infraestrutura amigável e um conjunto de ferramentas inovadoras. Outro recurso do ecossistema é o protocolo Neutrino, um conjunto de ferramentas para tokenização de ativos do mundo real, que oferece serviços DeFi sob demanda.

A blockchain e a corretora descentralizada contam com o token nativo WAVES e fazem uso do algoritmo de consenso Leased Proof-of-Stake (LPoS).

Token WAVES

WAVES é o token nativo do ecossistema, usado para recompensar os nós responsáveis pela geração dos blocos, por meio das taxas das transações e como pagamento pelo serviço prestado. Recompensando a rede, o protocolo incentiva a honestidade, participação e crescimento dos nós. Quanto mais tokens o operador do nó possui, maior será a sua chance de minerar o próximo bloco.

Em abril de 2016, 100 milhões de tokens WAVES foram emitidos através da oferta inicial de moedas (ICO), que arrecadou aproximadamente U$ 22 milhões. Esta é a distribuição máxima do token. Uns meses depois, no terceiro trimestre de 2016, a blockchain Waves foi lançada para o público. No entanto, como o token foi lançado em conjunto a blockchain, não há transação de emissão e token ID. “A REST API está como NULL para WAVES. O token possui oito casas decimais e sua menor unidade é chamada Wavelet, correspondendo a 1 / 100.000.000 de WAVES”.

O pagamento para os nós da rede sofreu alterações ao longo do tempo, desde a implementação do recurso #14 “Recompensa dos blocos e política monetária orientada pela comunidade”, em outubro de 2019. A recompensa pela mineração do bloco funciona da seguinte forma:

Uma votação é aberta a cada 70 dias ou 100.000 blocos, aproximadamente, para determinar se ocorrerão alterações no pagamento pela mineração dos blocos. O período de votação dura aproximadamente 7 dias ou 10.000 blocos. A recompensa do operador do nó pode aumentar, diminuir ou permanecer a mesma quantidade para os próximos 100.000 blocos, antes que a votação seja aberta novamente.

Carteira Waves

O token WAVES está disponível em corretoras centralizadas e descentralizadas e pode ser armazenado em carteiras de custódia, corretoras, carteiras online e off-line. De acordo com o site da plataforma, o token é compatível com Trust Wallets e as carteiras Guarda, ledger e cripto.com.

Tecnologia Waves

A tecnologia da Waves compreende diversos serviços que, em conjunto, contribuem para a infraestrutura da Web3.0, incentivando a completa descentralização e interoperabilidade dentro da indústria blockchain.

A Waves desenvolveu a Ride, sua linguagem computacional própria, para reduzir a probabilidade de erros. Além disso, a Ride e outras funcionalidades da Waves facilitam a interação dos desenvolvedores com outros aplicativos baseados em blockchain, através do Ambiente de Desenvolvimento Integrado (IDE- Integrated Development Environment).

Ride

Ride é uma linguagem de programação não-Turing completa, criada para o desenvolvimento de contratos inteligentes. O Bitcoin, através do qual a tecnologia blockchain foi introduzida, foi construído utilizando a Script, que também é uma linguagem não-Turing completa. Mas a falta de complexidade e ineficiência da Script para comportar contratos inteligentes levaram ao desenvolvimento do Ethereum, que utiliza a Solidity, uma linguagem Turing-completa, facilitando a criação e implantação de contratos inteligentes.

A linguagem da tecnologia Waves permite o desenvolvimento de contratos inteligentes. A Ride foi projetada para aplicar scripts a contas e ativos na blockchain Waves e garantir que os aplicativos desenvolvidos dentro do ecossistema sejam previsíveis e seguros.

LPoS

O algoritmo de consenso usado pela Waves é conhecido como Leased Proof-of-Stake (LPoS). Nesse modelo, os titulares de tokens WAVES participam da operação da rede, executando um nó ou alugando seus tokens para um dos nós disponíveis e ganhando uma porcentagem das recompensas.

O sistema LPoS permite que os nós utilizem poder de mineração para gerar blocos a partir da carteira de uma outra pessoa, sem a necessidade de remover os tokens da carteira.

Gravity

Gravity é uma rede de oráculos agnóstica em blockchain e descentralizada, que permite a comunicação entre blockchains diferentes, operando com as economias de tokens nativas. Isso significa que os usuários do protocolo podem acessar facilmente os dados de várias blockchains. Além disso, o protocolo Gravity não exige nenhum token específico para que os usuários acessem a rede de oráculos.

Através do Gravity, os desenvolvedores podem acessar oráculos e dados de vários blockchains ou criar seus próprios oráculos e conjuntos de dados, sem a necessidade de um novo token, simplificando as transferências de dados entre redes. Esse protocolo é visto como uma nova base para o “DeFi interchain”, permitindo que os desenvolvedores criem produtos de finanças descentralizadas (DeFi) em diferentes blockchains.

Waves Exchange

Waves Exchange é outro recurso popular do ecossistema. A corretora descentralizada (DEX) não possui a custódia dos ativos, o que significa que os usuários têm acesso e o controle total dos seus fundos. Além disso, a Waves Exchange facilita a privacidade e o anonimato e não exige KYC. A Waves DEX é controlada por titulares de tokens WAVES e qualquer ajuste no protocolo pode ser proposto e votado pela comunidade.

No momento em que este artigo foi escrito, a corretora possuía mais de 13.000 usuários ativos, com mais de $374 milhões investidos. A Waves DEX possui a seção ‘Exchange News’, na qual informa sobre as atualizações da plataforma, inclui alertas de manutenção e atualizações , além das promoções realizadas pelo serviço.

Atualmente, a Waves.Exchange está realizando a promoção “Lambo Giveaway”. Para participar, é necessário depositar USDT na pool “Lambo Investments” e, além de receber rendimentos com um APY de até 63,7%, você tem a chance de ganhar uma Lamborghini Huracan, no final do período promocional, através de um sorteio!

Além disso, a plataforma é responsável pelo desenvolvimento e manutenção do protocolo Neutrino.

Protocolo Neutrino

O protocolo Neutrino é um kit de ferramentas que facilita a “tokenização” de ativos de fora da blockchain, como commodities e moedas nacionais. A estabilidade dos ativos sintéticos e determinada por meio de algoritmos.

O protocolo Neutrino facilita o acesso às finanças descentralizadas (DeFi). Com o Gravity, podemos esperar em breve um aumento da interoperabilidade entre várias blockchains. Isso permitirá trocas quase instantâneas entre ativos, independentemente das redes nativas.

Além disso, o protocolo conta com opções de rendimento passivo, através do stake de ativos, com rendimento percentual anual (APY) estimado entre 8% e 15%, dependendo das condições do mercado.

Token NSBT

NSBT é um token do Neutrino, desenvolvido para estabilizar as reservas mantidas no contrato inteligente do protocolo. O token NSBT está bloqueado no contrato inteligente do protocolo, não sendo necessário entidades centralizadas para a estabilidade. Como consequência, o protocolo Neutrino se beneficia de maior descentralização e transparência.

Waves Enterprise

A Waves Enterprise é uma plataforma corporativa, que utiliza um modelo híbrido de blockchain, combinando redes públicas e privadas para fornecer alto rendimento e escalabilidade, em uma solução robusta e confiável. A plataforma ajuda empresas, oferecendo serviços de consultoria e auxiliando na implantação e manutenção de soluções de blockchain. Isso é possível graças a uma gama de ferramentas e serviços, projetados para facilitar o monitoramento e o ajuste das soluções.

Além disso, Waves Enterprise é altamente versátil, comportando qualquer linguagem de programação. Para empresas que procuram incorporar blockchain em seus sistemas, a Waves Enterprise oferece um serviço conveniente, confiável e compatível com as soluções existentes. O serviço também oferece privacidade, segurança de dados e confidencialidade.

Waves Ducks

Waves Ducks é o jogo de imagens digitais de patos, no formato de NFT. Os jogadores coletam, compartilham e trocam patos digitais. Os jogadores também podem reproduzir os patos, para receber itens exclusivos de alto valor.

A moeda do jogo, EGG, é utilizada para adquirir patos gênesis, imagens de pato digitais, que podem ser coletadas ou usadas para reprodução. Existem também os patos da segunda geração, criados a partir da reprodução de dois patos férteis. Além disso, os “patos jackpot” são patos extremamente raros, de edição limitada e são os mais valiosos do game.

O jogo também oferece a farming de EGGs, para que os jogadores aumentem sua quantidade da moeda e coletem renda passiva. Todos os patos podem ser utilizados para farmar EGGs, desde patos gênesis até os patos das gerações posteriores. Primeiro, os jogadores precisam adquirir um “poleiro”, na seção “My Farm”, a uma taxa de 1 EGG. Em seguida, os patos podem ser colocados no poleiro de cor correspondente para começar a farmar os EGGs. Quanto maior a raridade do pato, maior será a recompensa da farming.

Resumo sobre a blockchain Waves

O ecossistema Waves oferece um conjunto diversificado e abrangente de soluções de blockchain e DeFi, voltado para a adoção em massa. Isso inclui desde serviços de uma corretora descentralizada, Waves.Exchange, com anonimato completo e controle de usuário, até uma plataforma corporativa, Waves Enterprise, que oferece uma blockchain híbrida com flexibilidade e segurança.

As várias facetas da plataforma Waves se combinam para formar um poderoso ecossistema da Web3.0. Com uma gama diversificada de produtos e foco na interoperabilidade, a blockchain Waves e seu token nativo competem com algumas das maiores blockchains habilitadas para contrato inteligente.

Artigo publicado orginalmente em Ivan on Tech Academy

Faça parte da comunidade Waves Brasil!

Telegram
Twitter
Facebook
Instagram