AMA Waves Enterprise e Tokenomika

No dia 31 de agosto a Waves Enterprise realizou uma AMA (ask me anything) com a participação de Carlos M. Parada, CBDO da Tokenomika, e Artem Kalikhov, CPO da Waves Enterprise, que responderam perguntas sobre o futuro das duas empresas e da EAST.Finance.

  • Carlos M. Parada, CBDO de Tokenomika
  • Artem Kalikhov, CPO da Waves Enterprise

C .: Olá, obrigado por estar aqui e participar desta AMA conosco. Vamos falar sobre o que a Waves Enterprise e Tokenomika têm realizado nos últimos meses. Estamos felizes em responder às dúvidas da comunidade!

Nesta AMA, Carlos falará sobre a Tokenomika, como representante legal da Waves Enterprise no SEA /Cingapura e promotor da mainnet. Artem, CPO da Waves Enterprise, representará a sede da Waves Enterprise, em Moscou.

O futuro do token WEST

– Existem planos para os tokens bloqueados após 2022?

C .: Está crescendo a lista de parceiros para desenvolver a usabilidade do token no ecossistema WE. Os parceiros terão a chance de comprar pacotes de WEST, caso suas operações necessitem, conferindo ao token uma importante função. A liberação do WEST não irá prejudicar os titulares atuais — Tokenomika é um deles.

– Então os parceiros poderão comprar até 2022 pacotes de WEST da quantidade bloqueada. Com a quantidade de tokens em circulação aumentando, as compras irão impactar o preço? Ou os pacotes serão comprados parcialmente em exchanges?

C .: Os parceiros que precisarem de WEST para suas operações terão acesso aos pacotes, a preço próximo do mercado. WEST não será despejado, mas usado nos objetivos dos parceiros, aumentando assim o fluxo na rede.

– Isso significa que as pessoas que possuem um nó e fazem stake do token irão obter mais recompensas? Mais transações resultarão em mais taxas?

C .: Esta é uma meta, já que uma parte importante do rendimento esperado para a Tokenomika virá dos tokens que a Waves Enterprise irá colocar em stake. Mas não se preocupem, não seremos apenas uma pool.

– Isso será construído em um nó privado ou a Tokenomika apoiará a descentralização?

C .: Um dos benefícios que oferecemos aos nossos clientes em potencial é o poder de descentralização da blockchain pública. Contribuir para a centralização vai contra os nossos objetivos.

– Por que o token WEST é tão barato?

C .: Atualmente o WEST não tem um grande fluxo, mas se você pesquisar, descobrirá onde o token está sendo usado. Na minha opinião, é fácil perceber que o token se trata de uma joia.

– Se o preço continuar crescendo, a quantidade necessária de tokens para operar um nó (50k) se tornará muito grande. Com o aumento do preço, o limite irá mudar?

A .: Sim, poderá mudar. Digamos que, se o preço atingir $2, diminuiremos o limite para 15–20k.

C .: Iremos adaptar e a Tokenomika irá liderar esse processo, já que o preço é uma questão importante para os nossos clientes.

– Como você pode vê o token WEST daqui 1 ano, Carlos?

C .: É difícil fazer previsões, mas não acredito que será possível um crescimento x4-x8, dentro de um ano. É claro que isso depende do número de clientes que usarem ativamente a rede principal. Planejamos algumas colaborações com o governo de Cingapura e, assim que uma dessas colaborações ocorrer, um crescimento significativo será fácil de alcançar.

– Teremos listagens em exchanges num futuro próximo?

C .: No mundo das criptos, listagens em exchanges é uma tarefa sem fim e sabemos como é importante para a comunidade ter cada vez mais locais para negociar.

O que temos que entender é que, para atingir certos níveis, precisamos de uma certa liquidez. Isso virá com o aumento do uso da rede principal e, portanto, com um aumenta da demanda pelo nosso token. Isso é necessário para um crescimento orgânico — pumps serão sempre um tiro pela culatra.

– Existe a possibilidade de modificar o modelo atual da economia do token? Vocês pensam em AMM (automated markets makers) e LPS (liquidity providers)? Alguma chance de queima de tokens no futuro, para aumentar o preço do token WEST?

C .: A Tokenomika está comprando WEST do mercado, a preços de mercado, como vocês fazem. Não iremos queimar nossos dólares tão rápido 🙂 mas é certo que iremos fornecer-lhes um bom uso.

Desenvolvimento da Tokenomika

– Como estão as coisas no escritório novo?

C .: Aqui estamos à frente no jogo, as conversas com os proprietários estão finalizadas, e só precisamos concluir algumas questões legais para inaugurarmos o escritório.

Ontem gravei um vídeo falando sobre isso e queria lança-lo nessa sessão de AMA, mas a equipe decidiu esperar mais um pouco. O design do escritório está pronto e semana que vem devemos começar a colocar informações neste canal, fiquem ligados!

– A Tokenomika construirá outros produtos DeFi? Haverá empréstimos “colaterizados” além do EAST/WEST?

C .: Claro que sim, mas é preciso andar antes de tentar correr.

– Você pode dar alguns números sobre os clientes atuais que estão usando a mainnet, quantas conversas estão em andamento, etc.?

C .: Como mencionei no início desta semana, não podemos divulgar nomes, mas a localização do escritório dá algumas pistas. Confira as atividades que estão sendo realizadas no edifício Triple One em Somerset, Cingapura e veja o nível dos nossos vizinhos 😉

Atualmente, estamos trabalhando em uma joint venture com uma grande holding aqui em Cingapura, que tem um papel importante na participação de grandes indústrias farmacêuticas e da alta costura no sudeste asiático. Algumas delas são maiores do que vocês imaginam. Se tudo correr bem, será um grande sucesso.

– O que é a Tokenomika? Ela limita-se a trabalhar com a Waves Enterprise?

C .: Tokenomika é a entidade legal encarregada de promover e estimular o crescimento da rede Waves Enterprise em todo o mundo. Além disso, a Tokenomika fornece representantes legais, desenvolvedores e é responsável pela implantação da tecnologia Waves Enterprise na região do sudeste asiático, começando com Cingapura.

Inicialmente, a Tokenomika estava aberta a todas as tecnologias de registro distribuído, mas recentemente decidimos nos concentrar totalmente na Waves Enterprise.

– Como a Tokenomika está se saindo financeiramente? De onde vocês conseguem fundos para comprar WEST?

C .: O financiamento vem de investidores privados, que acreditam no projeto a longo prazo. Portanto, eles não têm a intenção de queimar seus tokens, pelo menos até que certos objetivos sejam alcançados. Os investidores atuais ficarão satisfeitos, pois não há nada com que se preocupar. Os investidores que adquiriram serviços baseados em redes privadas não lucram com o WEST, eles administram suas próprias operações, independentemente da rede pública.

– Qual o tamanho da equipe no momento?

C .: Muito pequena. Eu continuo com a maioria das negociações em Cingapura. Temos 17 candidatos a gerente de produto para Cingapura esperando minha decisão — pessoas de empresas como Hewlett Packard, Vodafone, OCBC, Cision, Air Arabia, Lenovo, etc. Mas estou aguardando até que o escritório físico esteja pronto.

Também temos cerca de 20 candidatos para preencher 3 cargos de executivos de vendas e mais 2 cargos técnicos, mas temos que fazer malabarismos para trazê-los da Rússia para Cingapura. Não está sendo fácil e até agora estamos trabalhando remotamente.

– Sasha ainda é o CEO ou sua função mudou para consultor?

C .: Ele será um conselheiro. Sasha é uma grande figura pública e tem seu papel em tudo isso, mas não faz parte da gestão do dia-a-dia da Tokenomika. É ótimo ter a ajuda dele 🙂

– Poderemos visitar o escritório assim que vocês se mudarem?

C .: Com certeza! Venham comer uns petiscos conosco!

Planos Waves Enterprise e mainnet

– Quais são os planos para a mainnet e quando começará a divulgação?

C .: Mainnet precisa de uso. Este é um princípio básico e estamos trabalhando para firmar parcerias que utilizem nossa blockchain pública. Alavancar isso propositalmente nunca será uma boa solução. Esta é a razão pela qual a Tokenomika já está trabalhando (com bastante sucesso) em parcerias com empresas e entidades que darão um impulso orgânico ao uso da blockchain pública Waves Enterprise. Após fornecermos esse impulso orgânico inicial, poderemos iniciar as relações-públicas em todo o mundo.

– E o roadmap em wavesenterprise.com? Está atualizado?

A .: Não, está desatualizado. Vamos atualizá-lo em setembro. No último trimestre, trabalhamos em pesquisa e desenvolvimento para criarmos um roadmap eficaz no desenvolvimento da plataforma. Em breve lançaremos uma série de soluções para gerenciamento de chave privada na rede principal, atualização de contratos inteligentes, otimização da plataforma, a fim de alcançarmos mais TPS em cenários complexos e mantermos grandes projetos corporativos, além de realizarmos outras coisas.

No momento, estamos reequilibrando o roadmap para atendermos aos requisitos funcionais e não funcionais, na implementação de projetos de blockchain. Também estamos preparando alguns recursos para a mainnet. Um novo roadmap de tecnologia será apresentado em breve.

– Que tal um marketplace na rede principal Waves Enterprise? Quando podemos esperar isso? Precisamos de mais dapps …

C .: Essa é uma boa pergunta e tem relação com o desenvolvimento nos últimos meses em Cingapura. Entre outros projetos, estamos negociando uma joint venture com uma sólida empresa local, que nos permitirá solicitar licença para uma exchange. Se bem-sucedido, isso resultará na criação de uma exchange nova, muito provavelmente com base na Waves Enterprise, que atenderia à região sudeste da Ásia, com numerosos ramp-downs para fiat.

Além disso, também há conversas sobre a criação de um marketplace de NFT, também baseado na Waves Enterprise.

– Qual é a principal diferença entre Waves e Waves Enterprise?

C .: Waves é um projeto baseado em blockchain pública, do qual eu sou cofundador. Após alguns anos de desenvolvimento, ficou claro que precisaríamos criar uma entidade diferente, feita sob medida, com foco em serviços para corporações e governos, usando não apenas a tecnologia de blockchain pública, mas combinando com uma abordagem de blockchain privada. E assim nasceu a Waves Enterprise.

– Qual a maior conquista da WE até o momento?

C .: O maior banco privado da Rússia está usando nossa tecnologia para empréstimos. Este ano, nosso sistema de votação foi usado em duas regiões da Rússia e, no próximo ano, será expandido para 8–9 regiões. A segunda maior empresa de petróleo/gás do mundo está utilizando nossos serviços, assim como a maior companhia de eletricidade (por dimensão em instalações/kmsq). O lado privado da Waves Enterprise já possui conquistas significativas…agora é hora de impulsionar o público.

– Vocês definiram um momento para entrar no Gravity? E quanto ao sistema de reconhecimento facial — ele está sendo atualizado ou foi abandonado? Vocês conseguiram algum negócio novo/parceiro privado nos últimos meses?

A .: O protocolo Gravity não tem tido um bom desempenho nos últimos tempos, então vamos esperar até que ele tenha algum progresso. O reconhecimento facial foi criado como protótipo e está sendo usado em algumas pré-vendas. O serviço WE.Vote (serviço de votação eletrônica na rede principal) está se desenvolvendo bem — milhares de pessoas já usam o serviço na rede principal. Um dos clientes da WE.Vote, que tenho permissão para falar, é a Federação Russa de Tiro Prático. Eles possuem muitos membros, em diferentes regiões da Rússia, que usam a WE para votar em questões organizacionais.

– Algum plano de evoluir para uma plataforma cross-chain, como a maioria dos projetos está fazendo, através da colaboração com outros projetos de cripto, visando aumentar a liquidez e aumentar a economia do token?

C .: As atividades das plataformas cross-chain não tem relação direta com liquidez. Além da Tokenomika, também faço parte da equipe principal da Ergo e estou tentando desenvolver uma colaboração, pela qual usaríamos o poder do oráculo Ergo para impulsionar a ação entre redes.

– A maioria dos projetos DeFi se concentra atualmente nos melhores casos de uso e benefícios para os titulares de tokens de longo prazo, como a capacidade de acessar empréstimos, alavancagens, pools de leasing e AMM. Isso permite uma economia de token mais eficiente em termos de capital. Existem planos para implementar essas funcionalidades em um futuro próximo?

C .: Eu acho que para entender o progresso da Waves por todo esse tempo, é preciso entender como as criptomoedas têm se movido nos últimos 8 anos. Houve tempos melhores e piores. Na minha opinião, a WEST é um projeto que levará algum tempo para decolar (incluindo a acumulação) e então nunca olhará para trás. Perguntas do tipo ‘When moon?’ são comuns no mundo das criptomoedas, mas apenas para mencionar que cada projeto tem sua própria taxa de crescimento e estabilidade.

Em nosso roadmap temos alguns dos projetos que você descreveu, começando com a EAST.Finance. Como eu disse antes, é importante andar antes de começar a correr, mas vocês podem ter certeza que a stablecoin é apenas o começo do nosso lado DeFi.

EAST.Finance

– Qual foi o principal motivo do atraso da EAST? E o que aconteceu durante a espera?

A .: Os principais motivos foram o desenvolvimento e a listagem dos gateways Waves, o cronograma de lançamento do Bond Appetite e alguns recursos novos, de rebalanceamento do protocolo. Publicaremos um whitepaper atualizado na próxima semana.

– O lançamento da EAST.Finance foi adiado pelo menos duas vezes. Existe a possibilidade de outro adiamento? Qual é o progresso atual?

A .: O protocolo EAST já está concluído e agora os desenvolvedores estão finalizando os detalhes, que podem ser adiados até o lançamento. Existe uma dependência de desenvolvedores de gateway de terceiros (WX), o que também impactou os prazos. A principal tarefa agora é a integração.

– Serão criados gateways da Binance e Ethereum?

A .: Sim, existem gateways planejados. Os prazos reais podem mudar devido ao atraso atual.

C .: Planejamos outra sessão de perguntas e respostas dentro de um mês e esperamos contar sobre algumas marcas com as quais estamos trabalhando. De qualquer forma, envie suas perguntas para o canal, mencionando a mim ou o Artem, e faremos o possível para responder, assim que encontrarmos um momento. Obrigado a todos por terem vindo e participado!

Waves Enterprise Brasil

Faça parte da comunidade Waves Brasil!

Telegram
Twitter
Facebook
Instagram

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.