DesenvolvimentoGlobal

Ecossistema de Desenvolvimento de Waves

Atualmente, o ecossistema Waves fornece várias ferramentas úteis para os desenvolvedores:

E agora vamos falar um pouco de cada uma delas.

Waves IDE

Se você for desenvolvedor é aqui que você irá trabalhar muito e da melhor forma possível, este será o seu principal ambiente de desenvolvimento com possibilidade de testes rápidos.

Você também terá os principais links para documentação e uma biblioteca com exemplos de dApps RIDE (smart accounts, smart assets) e também exemplos de arquivos de testes em JavaScript.

VSCODE Plug-in

Ok, você já é programador e está acostumado ao Visual Studio Code, então não se preocupe, a WavesPlatform preparou esse plug-in que irá preparar o seu ambiente para programar em RIDE

E para ficar mais interessante o plug-in tem uma série de recurso como:

Code completion
Highlighting de Erros
Console Interativo

E isso é apenas um pouco dos recursos, visite o link acima, instale o plug-in e descubra o resto.

surfboard

Surfboard é uma interface de linha de comando para trabalhar com a linguagem de programação RIDE. O surfboard permite compilar scripts RIDE, implantar e executar testes.

Para usar o surfboar, você precisará do nodejs instalado em sua máquina.

Acesse o Github e tenha acesso à todas as outras informações.

Waves Explorer

Aqui é a sua casa de consultas para todas as transações relacionados ao blockchain da Waves, você consegue verificar saldo, tokens, contratos, dados e muito mais.

Você poderá analisar os dados de todos os ambientes: mainnet, testnet, stagenet e até customnet .

Waves Keeper

Waves Keeper é uma extensão do navegador que permite que os usuários gerenciem suas chaves privadas e interajam de forma segura e integrada com serviços da Web e dApps habilitados para Waves.

Assim como o explorer, você também poderá manipular os dados de suas Waves através do keeper de todos os ambientes disponíveis: mainnet, testnet, stagenet e até customnet .

Waves-dApp

O Waves-dApp fornece uma interface do usuário gerada automaticamente a partir das metainformações do dApp e funciona via Waves Keeper e/ou outros provedores Web3 dentro do ecossistema Waves.

Funciona em todos os ambientes da Waves, pode ser em mainnet, testnet, stagenet e até customnet (localhost:6869). Basta colar um endereço do dApp no campo de pesquisa ou no URL, e o aplicativo descobrirá a rede a partir dos bytes do endereço e operará com o node correto. Se você esquecer de mudar a rede do Waves Keeper, o site reconhece isso e solicita um aviso.

Quando o usuário chama uma função, o Waves Keeper aparece e solicita confirmação.

Para quem é isso?

  • Os desenvolvedores podem conduzir testes iniciais e testar a funcionalidade à medida que o contrato inteligente está sendo implementado.
  • Os testadores têm acesso total a todas as funções que podem ser chamadas.
  • Os administradores do dApp não precisam de uma interface separada para serem criados: a interface do usuário do Waves-dApp é simples e poderosa o suficiente.
  • Os hackers podem inspecionar um dApp e experimentar vários ataques de maneira amigável 🙂