Principal

Protocolo Neutrino comemora primeiro aniversário e traz novidades

O protocolo Neutrino já é um sucesso mundial. E vem mais novidades por aí!

Em apenas 12 meses, a primeira stablecoin do protocolo Neutrino, USDN, tornou-se um dos principais ativos de criptomoeda estável do mundo, por capitalização de mercado e volume de liquidez. Além disso, a portabilidade para o Ethereum e a Binance Smart Chain aumentou ainda mais a sua adoção. O lançamento do protocolo no blockchain Waves foi há exatamente um ano.

No início, o protocolo incluía apenas três elementos:

  • USDN, pareado algoritmicamente ao Dólar americano
  • WAVES, atuando como garantia (collateral)
  • Token NSBT, garantindo a estabilidade das reservas

Ao longo desse ano, o protocolo Neutrino foi crescendo, cada vez mais envolvido no ecossistema Waves. A quantidade de USDN “colaterizada” aumentou, assim como a quantidade de WAVES bloqueada no contrato inteligente, enquanto o NSBT vinha atuando como um token de apoio, que complementava perfeitamente o sistema. Posteriormente, foi lançado a extensão DeFo, possibilitando a emissão de outras moedas, pareadas às moedas nacionais, enquanto o NSBT adquiria algumas funções de token de governança.

O ano passado pode ser resumido em alguns números principais:

  • + U$230.000.000 – o valor total bloqueado no contrato inteligente Neutrino (TVL), em termos de dólares
  • + 15.000 – o número de usuários do protocolo
  • + U$8.000.000 –  o volume diário de negociação em várias exchanges
  • + U$100.000.000 – a liquidez total no Сurve.fi
  • +U$ 100.000.000 – a capitalização de mercado total
Neutrino
Este gráfico mostra o crescimento da distribuição de USDN em comparação com a métrica TVL (Valor Total Bloqueado), que exibe o valor total das moedas WAVES bloqueadas no contrato, em USD.

 

No momento em que este artigo está sendo escrito, o USDN ocupa a 11º posição entre as maiores stablecoins do mundo e a principal stablecoin algorítmica por capitalização de mercado fora do ecossistema Ethereum. A portabilidade do USDN para o Ethereum e a Binance Smart Chain (BSC) é um exemplo claro de como a comunicação entre as redes apresenta vantagens e pode ser usada no DeFi: agora o token está disponível em mais serviços.

Desde a emissão do USDN, os holders têm utilizado a funcionalidade do stake, com base na economia do blockchain Waves. O rendimento médio anual do stake de USDN tem sido em torno de 12%. Os rendimentos são pagos diariamente. Além disso, também é possível colocar em stake as outras 10 moedas emitidas no protocolo.

Atualmente, cerca de 70.000.000 USDN’s estão no pool Curve.fi, permitindo a geração de cerca de 700.000 USDN’s em recompensas mensais. No início, a emissão do USDN foi no blockchain Waves, mas atualmente o token já está também no Ethereum. O desenvolvimento do protocolo Gravity tornou o USDN disponível em ainda mais blockchains! Poderíamos conversar um bom tempo sobre o USDN e o protocolo Neutrino, mas os números acima já falam por si só.

Hoje gostaríamos de revelar algo que está sendo aguardado ansiosamente pela comunidade: o stake do token NSBT.

O NSBT é um token sintético com várias funções, das quais as mais importantes são: governança e mecanismo de estabilidade do protocolo. Mas agora estamos introduzindo uma nova mecânica: o stake de NSBT. Com isso, o token será muito mais atraente para os investidores, que terão mais uma opção de renda passiva.

Na emissão e no resgate de USDN, uma pequena parcela do volume da transação será enviada para um pool separado e posteriormente distribuída entre os investidores que possuírem NSBT em stake. Desse modo, a estabilidade do contrato inteligente irá evoluir ainda mais, enquanto que o token NSBT será uma fonte de renda passiva e irá melhorar as condições nas transações do contrato inteligente.

O stake de NSBT poderá ser encerrado a qualquer momento, assim como o de USDN. Mas, ao contrário do USDN, o contrato inteligente não irá gerar novos NSBTs em modo passivo: eles estarão disponíveis no contrato inteligente ou no mercado. A interface do stake estará disponível na próxima semana. Todos os dividendos entre a data de hoje e os primeiros pagamentos serão distribuídos entre os holders que colocarem seus tokens NSBT em stake antes dos primeiros pagamentos diários.

2% de todas as operações do contrato inteligente serão enviadas para o pool do staking. Este é um valor base, que holders de NSBT poderão alterar por meio de votação. Não se esqueça das outras oportunidades oferecidas pela NSBT, incluindo a governança de pools DeFo, que será implementada nos próximos meses.

E agora mais alguns números sobre a rentabilidade:

Até agora, cerca de 130.000 tokens NSBT foram emitidos. No mês passado, o valor total das transações de swap entre WAVES-USDN e USDN-WAVES foi de U$100.000.000. Se, dado o mesmo volume de transação, todos os tokens emitidos fossem colocados no stake, ao longo de um mês, as recompensas do stake totalizariam U$2.000.000, ou $15 para cada token.

Embora as taxas sejam acumuladas do zero, todas elas serão distribuídas após o lançamento do stake de NSBT como os primeiros pagamentos aos investidores que colocarem NSBT em stake.

Enquanto isso, o contrato inteligente ainda compra todos os tokens NSBT por U$ 1.

E, finalmente, nossos planos para um futuro próximo:
  • O token Neutrino terá funções adicionais de governança, permitindo a configuração de mais parâmetros de protocolo.
  • Ao longo de 2021, está prevista a emissão de moedas estáveis ​​atreladas à maioria das moedas mundiais, bem como índices e commodities.
  • Será criado um sistema global de remessas, baseado no DeFo. Já estamos na procura de parceiros potenciais para esse projeto.
  • Após o lançamento da versão atualizada da linguagem de programação Ride, os pools do DeFo, que garantem a estabilidade dos ativos DeFo, serão compartilhados com protocolos de swap e leasing na Waves.
  • Após o lançamento da rede principal Gravity, os aplicativos DeFi do ecossistema Waves serão integrados de forma confiável ao Ethereum e estarão disponíveis nos protocolos desse ecossistema.
  • A equipe de desenvolvimento do Neutrino está criando um protocolo para os nós da comunidade Neutrino, que permitirá o controle sobre os nós e a distribuição de WAVES.

Novas conquistas estão por vir! Feliz Aniversário, Neutrino!

Fique por dentro das novidades: Site Neutrino, Medium, Twitter e Telegram


Faça parte da comunidade Waves Brasil!

Telegram
Twitter
Facebook
Instagram