Waves Association inaugura DAO

A Waves Association DAO é uma ferramenta para tomada de decisões que torna os processos de governança mais transparentes e eficientes.

Uma das áreas de atividade da Waves Association é a distribuição de incentivos para o desenvolvimento de soluções que ajudem a expandir o ecossistema Waves e promovam a adoção em massa de soluções baseadas em blockchain.

Nos últimos meses, o Funding & Grants Working Group (FGWG) da associação tem se empenhado no desenvolvimento de uma ferramenta que possibilite a tomada de decisões de forma estruturada e transparente. Uma ferramenta deste tipo é especialmente vital para evitar o possível oportunismo dos membros da associação nas decisões sobre a distribuição de fundos.

O trabalho anterior na área das organizações autônomas descentralizadas (DAO), analisado no meu artigo “DAO-2020” , foi escolhido como base para a criação do instrumento de tomada de decisão da associação. Analisando a experiência de projetos anteriores, o FGWG surgiu com um novo conceito de DAO que facilitará a contribuição dos membros da associação na tomada de decisões. Além disso, o modelo DAO da associação emprega o princípio “Sabedoria da multidão”, segundo o qual as opiniões dos membros da associação não são apenas coletadas, mas o valor de especialista delas é usado.

Funcionalidade DAO

Para entender o processo de tomada de decisão da DAO, vamos considerar as funções dos membros.

DAO Owner – O proprietário da DAO: é o secretário da Waves Association e o administrador da DAO.

DAO Board – O Conselho DAO: consiste em membros do conselho da associação, indivíduos na lista de permissões que têm uma oportunidade adicional de validar uma proposta.

DAO Member – Membro DAO: é um membro da Waves Association, um indivíduo na lista de permissões que pode votar. Para que uma decisão seja aprovada, a DAO precisa de pelo menos 50% dos votos.

Working Group Member – Membro do Grupo de Trabalho: é um indivíduo da lista de permissões responsável por gerenciar tarefas, votações e performers (desenvolvedores externos).

Performer: é um desenvolvedor externo que implementa uma tarefa financiada pela DAO.

A Waves DAO é um exemplo de “DAO multicamadas”, no qual os participantes estão envolvidos no fluxo de tomada de decisão de diferentes maneiras. Vamos considerar o fluxo de tomada de decisão no exemplo da Disruptive Tech Grant (Concessão de Tecnologia Disruptiva).

Os seguintes indivíduos participam da tomada de decisões sobre a liberação de concessões de tecnologia disruptiva: DAO Owner (DO), DAO Member (DM), DAO Board (DB), Working Group Member (WG) e Performer (PE).

A lógica de tomada de decisão é assim:

Configurando a DAO

1. DO: define a lista DM (addDAOMember)

2. DO: define a lista WG (addGroupMember)

 

Tomada decisões de financiamentos

1. WG: propõe uma tarefa (addTask)

2. WG: adiciona a descrição da tarefa e o valor da recompensa (addTaskDetails)

3. DM: vota se a tarefa é necessária (voteForTaskProposal)

4. WG: termina a votação da tarefa (finishTaskProposalVoting)

5. PE: aplica-se para realizar a tarefa (applyForTask)

6. DM: votos nos candidatos à tarefa para selecionar o executor (voteForApplicant)

7. WG: termina a seleção do executor (finishApplicantsVoting)

8. PE: começa a trabalhar na tarefa (startWork)

9. PE & WG: estão envolvidos na comunicação off-chain

10. WG: aceita uma solução e paga uma recompensa (acceptWorkResult)

Este processo passo a passo permite que os especialistas da Waves Association tomem uma decisão sobre o financiamento de um projeto específico combinando suas opiniões. O voto de cada especialista é armazenado no blockchain para sempre, o que é uma motivação para o voto honesto. Todos os candidatos podem observar o processo de tomada de decisão e ter certeza de que sua aplicação foi devidamente considerada. De maneira geral, esse modelo transparente e confiável permite que todos os participantes do processo entendam seu papel, motivando-os a serem ativos. Enquanto isso, a comunidade pode observar o quadro completo da distribuição de fundos e a estratégia de desenvolvimento do ecossistema Waves.

Perspectivas de desenvolvimento DAO

A primeira rodada de distribuição de verbas pela DAO está agendada para novembro de 2020. Para reduzir o limite de entrada da DAO, nessa época, uma interface amigável será construída. Isso permitirá que os membros da associação participem do processo de tomada de decisão por meio de voto, enquanto qualquer membro poderá ver a transparência do processo de distribuição de fundos. Atualmente, a interface DAO está disponível como uma IU dApp gerada automaticamente, que não pode ser usada em grande escala.

Espera-se que a Waves DAO surja como uma plataforma onde todos os subsídios disponíveis para aplicação serão exibidos, bem como processos de implementação de projetos financiados e o papel da associação.

Além disso, gostariamos de compartilhar nossa visão estratégica da Waves DAO. Até agora, uma comunidade de entusiastas de alta qualidade foi formada e os membros realmente se preocupam com a Waves. Potencialmente, seria bom fazer da DAO um lugar onde vários indivíduos interessados ​​no progresso da Waves, não necessariamente membros da associação, pudessem ter um impacto na tomada de decisão por meio de votação.

Portanto, a principal direção para o desenvolvimento futuro da Waves Association DAO será envolver a comunidade e aumentar seu envolvimento na tomada de decisões sobre o desenvolvimento estratégico e financiamento de projetos.

Como uma ferramenta de tomada de decisão dentro da Waves Association, a DAO irá garantir uma distribuição transparente e confiável do financiamento do projeto, o que, por sua vez, irá acelerar o desenvolvimento de todo o ecossistema e todos os seus projetos.

Verifique o código-fonte e deixe seu feedback no repositório da Waves DAO: github.com/vlzhr/WavesDAO .

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.