ExchangePagamentosPrincipal

Lançado o Stake de NSBT!

Veja como funciona o stake de NSBT  e as vantagens para os primeiros participantes.

Temos o prazer de anunciar o lançamento de uma atualização importante do protocolo Neutrino: o stake de NSBT. Esse token, que já possui as funções de governança e de recapitalização, permite agora que investidores recebam recompensas em USDN e WAVES pelo stake no contrato inteligente do Neutrino. Isso aumentará a estabilidade das reservas de garantia (collateral) no contrato inteligente, estimulando ainda mais a emissão e o holding de NSBT.

Como funciona?

Desde a semana passada, todas as operações de emissão de tokens USDN (negociações de WAVES para USDN e vice-versa) estão sujeitas a uma taxa. As taxas acumuladas serão distribuídas entre os titulares de NSBT que colocaram os tokens em stake. As negociações de WAVES para USDN cobram taxas em USDN, e as negociações de USDN para WAVES cobram taxas em WAVES. As recompensas serão pagas diariamente para as carteiras Waves dos stakers.

Como colocar o NSBT em stake?

1. Você precisa primeiro comprar tokens NSBT.

O NSBT pode ser obtido de duas formas:

  • Emissão por meio de um contrato inteligente. A emissão através de um contrato inteligente implica em uma negociação de WAVES para NSBT, que pode ser feita aqui. A compra a partir de um contrato não está sujeita a taxa extra, exceto por uma taxa de transação de 0,005 WAVES, independentemente do volume. No entanto, o preço da emissão será determinado exclusivamente pela curva NSBT, dependendo do BR atual (backing ratio). Este preço pode ser diferente do preço de venda nas exchanges. Você pode ler mais sobre os preços de NSBT aqui.
  • Compra em uma exchange:  O NSBT é negociado em vários pares na Waves.Exchange e no Swop.fi. Os NSBTs ERC-20 podem ser adquiridos no Uniswap e deverão ser enviados posteriormente para a rede Waves.

2. Enviar os tokens para o contrato inteligente

  • Insira o valor e clique em ‘Stake NSBT’. Você pode retirar os tokens do contrato na opção ‘Unstake NSBT’.
Distribuição das Recompensas do Stake

O lucro do stake depende do volume de negociações de WAVES/USDN e da participação do usuário na quantidade total de NSBTs em stake.

O Período de Cálculo é de 1.440 blocos, o que corresponde a aproximadamente 24 horas. Após a expiração dos 1.440 blocos, as taxas das negociações começam a ser distribuídas entre os stakers. O sistema de distribuição usa o parâmetro IPB (income per block ou, em português, rendimento por bloco).

Para calculá-lo, divide-se o rendimento total do período (rendimento total para o período de cálculo) por 1.440 blocos:

IPB = Rendimento total do período / período do cálculo.

Para calcular a participação IPB (a participação de rendimento por bloco), o sistema de distribuição verifica quanto cada usuário tem em stake, em cada bloco, e divide esse valor pela soma de todos os saldos do stake:

Participação IPB = Saldo de stake do usuário no bloco / Total em stake no bloco

Veja o exemplo a seguir:

Image for post

Suponha que o rendimento total no período de cálculo foi de 1.440 USDN. Então, o rendimento por bloco (IPB) será de 1 USDN. Imagine que ninguém tenha colocado tokens em stake entre os blocos 5.000 e 5.030. Neste caso, o rendimento para esses 30 blocos será distribuído entre os stakers do bloco 5.031. No bloco 5.031 apenas a Alice entrou, o que significa que ela receberá todas as recompensas pelos 30 blocos anteriores.

  • Rendimento da Alice = 30 * IPB = 30 (USDN)

Do bloco 5.031 ao bloco 5.700, apenas a Alice colocou as moedas em stake. Isso significa que ela tem 100% de participação IPB em 270 blocos.

  • Rendimento de Alice = 270 * IPB = 270 (USDN)

Entre os blocos 5.700 e 6.000, já existem agora dois stakers: Alice e Bob. Alice colocou 1 token em stake e o Bob 3 tokens. A participação da Alice no rendimento por bloco será = 1 / (1 + 3) = 0,25 ou 25%, e a participação de Bob = 3 / (1 + 3) = 0,75 ou 75%.

Isso significa que as recompensas para esses 300 blocos serão distribuídas proporcionalmente entre Alice e Bob.

  • Rendimento da Alice = 300 * IPB * 0,25 = 75 (USDN)
  • Rendimento do Bob = 300 * IPB * 0,75 = 225 (USDN)

Já existiam 3 stakers entre os blocos 6.000 e 6.440 quando o Carlos entrou.

  • Rendimento de Alice = 440 * IPB * Participação IPB Alice = 440 * IPB * (1 / (1 + 3 + 150k) = 440 * IPB * 0,0000067 = 0,002948 (USDN)
  • Rendimento do Bob = 440 * IPB * Participação IPB Bob = 440 * IPB * (1 / (1 + 3 + 150k) = 440 * IPB * 0,00002 = 0,0088 (USDN)
  • Rendimento do Carlos = 440 * IPB * Participação IPB Carlos = 440 * IPB * (150k / (1 + 3 + 150k) = 440 * IPB * 0,9999733 = 439,988252 (USDN)

No total, por dia (1.440 blocos):

  • Rendimento da Alice = ~ 375 USDN
  • Rendimento do Bob = ~ 225 USDN
  • Rendimento do Carlos = ~ 440 USDN

Dessa forma, sob certas circunstâncias, mesmo colocando apenas 1 token em stake, você pode conseguir um rendimento comparável ao rendimento de colocar 150.000 tokens em stake. Este exemplo demonstra claramente que, entre outras coisas, o sistema recompensa generosamente aqueles que participam do stake antes dos outros.

Seja o primeiro staker de NSBT

Estamos felizes em anunciar uma oportunidade única para nossa comunidade. As taxas do protocolo para as negociações começaram há uma semana (25 de novembro), e o staking de NSBT está sendo lançado hoje (3 de dezembro). Entre essas duas datas, o pool NSBT acumulou cerca de U$ 245.000.

Estamos lançando um período especial durante o qual você estará entre os primeiros stakers de NSBT. O valor acumulado ao longo da semana será distribuído, de acordo com o algoritmo descrito acima, entre aqueles que irão colocar os tokens em stake antes do bloco 2.357.310, o que está previsto para ocorrer na sexta-feira, 4 de dezembro, às 8h00 (UTC), (aproximadamente).

O primeiro Período de Cálculo ocorrerá entre os blocos 2.357.310 e 2.358.750, que será aproximadamente de 4 a 5 de dezembro. Consequentemente, o primeiro pagamento ocorrerá no sábado, 5 de dezembro.

Não perca a chance de ser o primeiro!

Sobre o NSBT

O Neutrino Token ou NSBT (Neutrino System Base Token) é o token de recapitalização e governança do sistema Neutrino. Como um token de recapitalização, o NSBT garante a estabilidade das reservas colaterais no contrato inteligente do Neutrino. Novos NSBTs são emitidos para bloquear WAVES em um contrato, servindo como garantia adicional e seguro do sistema contra déficit. Como um token de governança, o NSBT concede direito de participação em votação, para emitir novos ativos Neutrino e atualizar recursos e parâmetros de protocolo. O NSBT também é um ativo possível de ser colocado em stake, permitindo aos seus holders a possibilidade de ganhar através das taxas de negociações de WAVES para USDN. Leia neste artigo mais informações sobre a recapitalização do token NSBT e o mecanismo de governança.


Faça parte da comunidade Waves Brasil!

Telegram
Twitter
Facebook
Instagram