Moon Factor ativado!

Temos o prazer de anunciar a ativação do Moon Factor, uma importante atualização do protocolo Neutrino. 

O conceito de Moon Factor, (“fator lua”) foi proposto inicialmente em dezembro de 2020 e é descrito em detalhes neste artigo. A ideia do Moon Factor é amplificar o efeito de recapitalização do token NSBT, melhorando a bonding curve (“curva de ligação”). Hoje, dia 15 de janeiro de 2021, a atualização foi implementada. Isso inclui a redução do fornecimento máximo NSBT, melhoria da fórmula de preços de NSBT e alterações no contrato de leilão.

Em 29 de dezembro, os titulares de NSBT votaram para limitar o fornecimento máximo de tokens. A quantidade escolhida como fornecimento total foi o fornecimento atual mais 1 milhão de tokens.

No momento da ativação da atualização, a quantidade de tokens NSBT emitidos a partir do contrato inteligente era de 1.835.689. As moedas em excesso no contrato foram queimadas, e agora o fornecimento máximo, ou o número máximo de moedas que teoricamente podem ser emitidas a partir do contrato, é de 2.835.689. Na prática, de acordo com o conceito do Moon Factor, esse valor nunca poderá ser alcançado, porque o Moon Factor é uma curva exponencial baseada nesta fórmula:

Image for post
Moon Factor (Fornecimento) = Máx. Fornecimento / Máx. Fornecimento – Fornecimento atual

Já o preço de emissão do NSBT depende não só do Backing Ratio (BR), mas também do fornecimento. Tendo estudado cuidadosamente a proposta inicial e o feedback da comunidade, os desenvolvedores do Neutrino decidiram ajustar a fórmula de preço de emissão NSBT para uma melhor exposição, em virtude do aumento acentuado das emissões:

Image for post

Onde:

М = fornecimento máximo de NSBT

S = fornecimento total atual de NSBT

K = coeficiente adicional com base em BR e outros parâmetros:

Image for post

a = parâmetro em BR

b = um coeficiente de “suavização” que evita saltos bruscos da taxa no momento da implantação.

Devido à atualização, o contrato inteligente do leilão também foi alterado: algumas funções do contrato inteligente perderam relevância. Nesse sentido, os seguintes métodos foram removidos da interface do contrato: buyNsbtInSurplus, instantBuyNsbtOrFail, addBuyBondOrder, cancelOrder, sellBond. Agora, a única função do contrato de leilão atualizado é a buyNsbt.

A atualização do Moon Factor fortalecerá a estabilidade do lastro USDN, o que, por sua vez, melhorará a estabilidade das stablecoins baseadas no USDN e pareadas às moedas nacionais, além da extensão DeFo e de todo o ecossistema. Esperamos que ainda neste ano haja um maior crescimento, desenvolvimento e adoção em massa de produtos baseados no protocolo Neutrino.


Faça parte da comunidade Waves Brasil!

Telegram
Twitter
Facebook
Instagram

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.