Principal

MoonFactor: proposta e votação para o fornecimento máximo de NSBT

Continuando as propostas de melhorias, o fundador do protocolo Neutrino, Aleksei Pupyshev, traz um novo conceito para a discussão: o Moon Factor (“Fator Lua”).

Estado atual

Nas últimas semanas, o token de governança do Protocolo Neutrino, NSBT, ganhou popularidade e atenção como um equivalente do MKR, SNX ou YFI. Esses tokens fornecem ferramentas de negociação de alto rendimento e alta volatilidade, além da funcionalidade básica de governança.

A mecânica atual descrita no artigo Base Forth permite a recapitalização do sistema do Protocolo de Neutrino, quando o coeficiente do lastro (backing ratio– BR) está se ajustando, permitindo a liberação de algum NSBT adicional e aumentando o nível de sobrecolateralização no Protocolo Neutrino.

Quando o NSBT é comprado do contrato, aumenta-se o valor bloqueado no contrato de USDN. A um certo valor de BR (backing ratio), o preço de reserva começa a subir e os usuários têm um incentivo para comprar mais barato, em um valor de BR desejado. No entanto, acredito que é possível expandir esse efeito de recapitalização, levando a um sistema mais robusto e um token mais atraente.

A proposta: Moon Factor 🌚

Depois de uma pesquisa aprofundada e inúmeras simulações e cálculos, proponho um conceito que pode amplificar este efeito de recapitalização, melhorando a Bonding Curve (curva de ligação). Eu chamo isso de Moon Fator. Ajustando levemente a bonding curve atual, podemos introduzir um limite máximo teórico no fornecimento de NSBT (MaxSupply). Este fornecimento máximo nunca poderá ser alcançado porque o fator proposto é uma curva hiperbólica baseada na seguinte fórmula:

Image for post
Moon Factor (Fornecimento) = Máx. Fornecimento / Máx. Fornecimento – Fornecimento atual

Na qual o MaxSupply é o máximo disponível de NSBT (por exemplo, 2 milhões) e S é a quantidade atual (~ 500k). Quando S ->M, esse fator vai para o infinito. Quando o BR é fixo, a dependência do preço de emissão (issue price) do NSBT é hiperbólica, conforme apresentado na Figura 1.

moon factor NSBT
Figura 1. Moon Factor (Fornecimento) = Máx. Fornecimento / Máx. Fornecimento – Fornecimento atual

O preço de emissão (issue price) irá depender do BR e do fornecimento (Supply) e utilizará o MoonFactor:

Image for post

Isso significa que, à medida que a oferta tende ao seu valor máximo, o preço de emissão (issue price) e a capitalização de mercado do NSBT devem crescer:

Image for post
Fornecimento -> Máx. Fornecimento =>preço de emissão -> Inf => Capitalização de mercado($NSBT) -> Inf

No momento, o Preço de emissão (IssuePrice) é determinado exclusivamente pelo fator ExpCurve (BR), permitindo que negociantes e investidores emitam NSBTs mais baratos e suportem a sobrecolateralização de USDN em tokens WAVES quando o BR do Protocolo Neutrino cair.

As modificações sugeridas nesta proposta, ou seja, o Moon Factor, apenas irão amplificar este efeito, pois cada flutuação sucessiva no BR irá exigir mais WAVES por 1 NSBT. O mesmo efeito irá criar expectativa de um fornecimento total máximo possível para o token NSBT, tornando-o semelhante ao YFI.

O nome Moon Factor é uma referência humorística ao fato de que se o fornecimento do token NSBT aumentar, seu preço de emissão poderá “ir para a lua”.

Dependendo da situação do mercado e do fornecimento no momento da liberação desta proposta, estarão disponíveis as seguintes opções de MaxSupply (fornecimento máximo): 1, 2 ou 3 milhões. Este é um ponto a se discutir, pois cada opção poderá ter seus prós e contras: por exemplo, se MaxSupply for muito baixo, poderá levar a uma mudança repentina na dinâmica, uma forte centralização e um grande poder de governança dos titulares existentes, por outro lado se o valor for muito alto, só poderá produzir algum efeito tardiamente.

Eu, como autor desta proposta, estou inclinado para 2–3 milhões de MaxSupply, o que é apoiado pelas simulações.

Vantagens

O esquema proposto tem uma série de vantagens:

  • Não são necessárias grandes mudanças na fórmula na bonding curve (curva de ligação) e na arquitetura geral do contrato inteligente, que permanece idêntico e ainda depende do BR
  • Quanto mais NSBT é liberado e usado, maior valor no contrato => mais moedas WAVES são atraídas como garantia para o Neutrino
  • Um fornecimento máximo limitado é atraente para titulares atuais e futuros porque isso fornece previsibilidade
  • Além disso, resolve-se a exibição incorreta do fornecimento no Waves Explorer, Etherscan e vários rastreadores
  • Isso também ajudará na sustentabilidade do design do token BTCN proposto anteriormente.
  • Não há mais motivos para liquidação de 1 $NSBT

Participe AQUI da votação que irá definir o fornecimento máximo de NSBT. As opções são: +1 M, +2 M ou +3 M

A votação irá durar aproximadamente 48hrs (2.880 blocos). 

Espero que isso traga discussões e leve mais liquidez e atividade de negociação em torno do $NSBT!

Arquitetura do Protocolo Neutrino
Arquitetura do protocolo Neutrino

Faça parte da comunidade Waves Brasil!

Telegram
Twitter
Facebook
Instagram