Tutoriais

Conheça as carteiras da Waves para usar no Swop.fi

Neste artigo, Vladimir Zhuravlev, desenvolvedor da Waves, explica o uso das carteiras do ecossistema Waves no Swop.fi.

As carteiras desempenham um papel importante na blockchain. Você precisa delas não apenas para armazenar suas criptos, mas também para fazer transferências e trocas de tokens, assim como para interagir com aplicativos descentralizados (dApps). Da mesma forma, para usar o Swop.fi, um aplicativo DeFi desenvolvido pela Waves, o usuário precisa conectar sua carteira ao serviço.

Swop.fi é o criador de mercado automatizado da Waves (automated market maker – AMM). Esse serviço realiza trocas instantâneas entre pares de criptomoedas e, para isso, conta com diversas pools de liquidez. Saiba mais aqui.

Image for post

Carteira Waves Keeper

Dois tipos de carteiras podem ser conectadas do Swop.fi: Waves Keeper e Waves Exchange. Neste artigo, discutiremos as especificidades dessas duas carteiras no contexto do Swop.fi, mas elas também são usadas na maioria dos outros dApps da Waves.

Waves Keeper

Waves Keeper é uma extensão de navegador que pode ser instalada, por exemplo, no Chrome.

Carteira Waves Keeper

Este produto foi criado com base no princípio “mais simples, mais confiável, melhor”. A extensão, disponível no canto superior direito do navegador, abre quando um código PIN é inserido e exibe os saldos das contas da blockchain (podem ser várias). Esta é uma carteira completa, que funciona em um formato compacto e não necessita de um aplicativo separado.

Image for postImage for post

Na tela principal, é exibida uma lista de contas e seus saldos em WAVES. Ao selecionar uma conta, abrirá uma janela pop-up com atributos, como endereço, chave pública, chave privada e seed.

Para operações básicas, não há necessidade de usar uma chave privada ou seed. Por exemplo, para receber fundos em sua conta, basta compartilhar seu endereço com o remetente. Se você usar aplicativos, como o Swop.fi, a Waves Keeper fará tudo por você. Tudo que você precisa fazer é assinar uma transação ou rejeitá-la.

Ainda assim, a Waves Keeper continua sendo um serviço muito seguro. As chaves privadas do usuário são armazenadas codificadas, com um código PIN. E mesmo na forma codificada, eles nunca saem do armazenamento local do aplicativo.

Considero que esta seja a melhor opção para os novos usuários do ecossistema Waves. É simples e seguro. Vitalik Buterin disse uma vez, quando falou sobre carteiras de blockchain:

O sistema que requer menos esforço para não perder informações é o melhor sistema.

Waves.Exchange

A Waves.Exchange oferece uma funcionalidade muito mais ampla: além de usá-la como carteira, você também pode negociar criptos em uma exchange p2p, negociar com stablecoins e fazer investimentos de renda passiva. Essa é uma ferramenta poderosa para interagir com uma série de recursos oferecidos pelo protocolo Waves.

Waves.Exchange carteiras blockchain

A funcionalidade da Waves.Exchange é tão ampla que um usuário pode até emitir sua própria criptomoeda, usando apenas um formulário. Apesar de todos esses recursos, nesse artigo iremos focar na Waves.Exchange como carteira.

A carteira Waves.Exchange é bastante amigável. Assim como a Waves Keeper, ela oferece suporte a várias contas – você pode alternar entre elas no canto superior direito da tela:

Image for post

Na aba Wallet, você pode ver seu saldo, sem ter que interagir adicionalmente com o blockchain:

Image for post

Além disso, uma conta na Waves.Exchange também pode ser usada para transações em aplicativos externos, graças à extensão Waves Signer. Vamos considerar o exemplo da interação com o Swop.fi, no qual clicando em Connect wallet, o usuário pode fazer login usando sua senha da Waves.Exchange:

Image for post

Com uma conta armazenada na Waves.Exchange é possível fazer transações em aplicativos externos, sem compartilhar informações privadas ou ter que entender profundamente sobre blockchain. E você não precisa usar uma chave privada ou seed.

Por fim, devo mencionar uma opção implementada na atualização recente da Waves.Exchange, que se tornou um grande avanço no ecossistema da Waves – a autenticação por e-mail.

Image for post

Agora, é possível fazer login na  Waves.Exchange usando o e-mail, o que adiciona uma camada extra de proteção contra a perda de saldos do usuário. A única desvantagem é que a autenticação por e-mail permite que um usuário opere com apenas uma conta, e alternar entre contas não está disponível no momento.

As duas carteiras funcionam bem para armazenamento de fundos e interação com dApps.

A Waves Keeper é simples e bastante funcional, mas é a Waves.Exchange a carteira que oferece uma funcionalidade mais ampla.

Certamente, essas duas carteiras não são as únicas opções existentes para interação com a blockchain Waves. Existem boas soluções, criadas pela comunidade, como a Muna Wallet, que se posiciona como um serviço igualmente conveniente para usuários experientes de cripto, assim como aqueles que têm pouca experiência com tokens. Outro solução é a WavesFX, que permite o armazenamento de fundos em um aplicativo de desktop, o que torna a perda deles impossível.

No geral, o ecossistema Waves é tão diversificado que cada usuário certamente encontrará uma carteira que seja mais conveniente e adequada às suas necessidades.


Faça parte da comunidade Waves Brasil!

Telegram
Twitter
Facebook
Instagram