Principal

Swop.fi explicado!

Este artigo traz algumas das respostas às perguntas mais interessantes sobre Swop.fi feitas nas últimas sessões AMA (ask me anything).

1. Como é o processo de listagem e a estratégia do Swop.fi para atrair mais liquidez? Quais são os critérios para um projeto ser listado no Swop.fi, e como o Swop.fi escolhe os projetos a serem listados para competir com outros criadores de mercado automatizados (AMM DEXes)?

A equipe do Swop.fi tem se concentrado inicialmente em listar os ativos mais importantes que atrairão maior liquidez e atenção da comunidade: todos os ativos principais da Waves. Também lançamos pools com USDT e USDC, dois ativos importantes no ecossistemas Ethereum e BSC. Novos ativos serão listados, mas vamos nos concentrar em atrair liquidez. Além disso, a comunidade também terá a chance de falar quais listagens são de seu interesse.

A segunda pergunta é sobre como adicionar os pares certos, para atrair liquidez. O mais importante é que muitas pessoas estão adicionando liquidez as pools do Swop.fi por causa dos altos retornos que estão obtendo. A interface simples e os altos retornos estão atraindo investidores para as pools. Também implementamos a ideia de lançar um token de governança e dar aos investidores uma chance justa de participar das decisões. 1 milhão de tokens SWOPs foram reservados para incentivar os provedores de liquidez antecipados e estão sendo disponibilizados ao longo deste ano de 2021. Outro 1 milhão de SWOPs serão distribuídos durante o primeiro ano de operação.

E esse sistema tem funcionado, já que mais de $40 milhões em liquidez estão bloqueados no Swop.fi. O  importante é entender que, ao fornecer liquidez nas pools, você gera rendimentos de diferentes formas. Todos as pools têm USDN ou EURN como um dos ativos, exceto para a pool WAVES-BTC. O staking de USDN paga um APY base (percentual de rendimento anual) de 8–15%. Os provedores de liquidez também recebem parte das taxas de swap de cada pool (o restante é utilizado na compra de tokens SWOP da pool SWOP / USDN). Além disso, você pode colocar os share tokens em stake (em alguns outros serviços são chamados de tokens LP) para farming de tokens SWOP. E, finalmente, você pode colocar seus tokens SWOP em stake e receber a recompensa de governança.

2. SWOP é um token de governança: os usuários poderão utilizá-lo para votar nas principais configurações de todo o sistema Swop.fi. Você pode fornecer mais detalhes sobre isso?

SWOP é o token central no sistema do Swop.fi. Você pode ganhar SWOPs colocando seus share tokens em stake. Se você fornecer liquidez a uma dos pools, receberá share tokens do contrato inteligente. Colocando esse tokens em stake, você receberá SWOPs como recompensa. Isso significa que você só pode ganhar SWOPs participando das operação do serviço. A longo prazo, a maioria das decisões importantes do Swop.fi serão feitas por meio de votação da governança com tokens SWOP. Os titulares de SWOP terão o direito de decidir os próximos passos do Swop.fi, votando nos parâmetros do sistema, mudanças nos pesos das pools ou futuros desenvolvimentos tecnológicos.

3. Swop.fi opera no modelo AMM. Qual é a diferença entre uma exchange com livro de ofertas e um AMM?

Para negociar o ativo A de propriedade do titular 1, pelo ativo B de propriedade do titular 2 em uma Exchange tradicional com livro de ofertas, você precisa de várias coisas. Primeiro, você precisa da custódia dos ativos, que pode ser centralizada ou descentralizada. Então, você precisa de um mecanismo de correspondência – um sistema que crie uma ampla visão geral de todos os pedidos de compra e venda criados pelos usuários e, se dois pedidos forem correspondentes, os execute. Finalmente, você precisa de um mecanismo de liquidação – um sistema para transferir os ativos negociados para os novos proprietários.

O problema é que a liquidez para um par de moedas específico, disponível no livro de ofertas de uma exchange tradicional, que é apenas um grande registro de todas as ordens de compra e venda em aberto, está espalhada por preços diferentes. Como resultado, se um usuário quiser vender uma grande quantidade de moedas, ele sofrerá slippage (derrapagem), o que significa que algumas dessas moedas serão vendidas a um valor inferior ao preço de mercado atual, porque não há pedidos suficientes no livro de ofertas para esse tamanho de negociação.

Portanto, a negociação com base no livro de ofertas é ótima para traders que procuram flexibilidade na escolha dos preços, mas não é tão boa para a profundidade da liquidez. Um AMM faz o oposto, pois a liquidez não está mais em um livro de ofertas com preços diferentes, mas é colocada em uma pool. Se os preços flutuam, os preços de todo a pool flutuam. Se alguém quiser comprar ou vender, pode comprar (dentro de certos limites da fórmula de preço) o quanto quiser, desde que haja liquidez suficiente na pool (para que não haja desequilíbrio, como acontece com 100 moedas X e 0 moedas Y). Isso cria muito mais profundidade de liquidez, de uma forma única e totalmente descentralizada.

Em um AMM, o usuário não é capaz de pré-determinar o preço do seu lance, mas em troca obtém melhor liquidez. Enquanto isso, os provedores de liquidez têm um incentivo para depositar suas moedas em uma pool e coletar as recompensas.

Como resultado, os AMMs oferecem um modelo mais eficiente e financeiramente atraente, que funciona para qualquer pessoa, pequenos e grandes negociantes.

4. O Swop.fi oferece taxas mais baixas e maior velocidade em comparação com as plataformas rodando no Ethereum?

Swop.fi opera no protocolo Waves, que, graças ao seu alto rendimento, oferece taxas mínimas de 0,005 WAVES, que equivalem a cerca de $0,05.

A velocidade média para adicionar uma transação a blockchain da Waves é de apenas 3-5 segundos, mesmo com a taxa mínima. Taxas pequenas e alta velocidade são os principais componentes da experiência do usuário no Swop.fi, pois as diferenças com outros protocolos, como o Ethereum, são enormes. O envio de uma transação no Ethereum pode custar $30 ou mais e levar alguns minutos. Além de piorar a experiência do usuário, isso aumenta a probabilidade de slippage (derrapagem) – uma situação em que a transação de outra pessoa é gravada no blockchain antes da sua, alterando os parâmetros do seu negócio.

5. Quais são os objetivos mais importantes do projeto Swop.fi para 2021?

Conforme discutido em outro artigo sobre os planos para 2021, o Swop.fi tem vários objetivos principais:

Um desses objetivos são as pools personalizadas ou a oportunidade de lançar suas próprias pools. Essa será a maneira mais fácil de criar um mercado para seu token, pois não haverá problemas para criar ordens na exchange e nenhuma habilidade especial será necessária.

Com apenas alguns cliques, você poderá adicionar, por exemplo, pools de seu token em um par com criptomoedas populares, como WAVES, USDN ou BTC. Você só precisará ter tokens para depositar. Depois de criadas, as pools funcionarão sozinhas.

Outro objetivo principal é a Swop.fi API. Assim que a funcionalidade básica do Swop.fi estiver pronta, vamos implantar uma API que fornece dados para os nossos mercados, como liquidez, volumes, preços, etc. Esses dados podem ser usados ​​de várias maneiras, incluindo a representação de nosso projeto no DappRadar, CoinMarketCap e CoinGecko.

O ponto mais alto do nosso plano para 2021 é oferecer aos nossos usuários acesso à liquidez entre blockchains. Os usuários poderão adicionar e remover liquidez diretamente de contas em outros blockchains. A interação entre a conta de um usuário e o contrato inteligente do Swop.fi será feita por meio de gateways, com base no protocolo de comunicação entre redes Gravity. Esse recurso irá transformar o Swop.fi em um serviço com apelo popular.

Além disso, a funcionalidade de votação será lançada e os contratos inteligentes serão auditados, para garantir ainda mais sua segurança. Suporte a Ledger também será adicionado.

6. O projeto é perfeito e possui muitas vantagens e recompensas, mas é seguro o suficiente para o usuário?

A segurança do Swop.fi é garantida pelo uso da linguagem de contratos inteligentes Ride. Ride é uma das linguagens mais seguras para contratos inteligentes. Além disso, auditorias de contrato inteligentes serão realizadas em breve.

7. Você tem um mercado-alvo? Este é um projeto global?

Com certeza o Swop.fi é um projeto global. Não temos como alvo nenhuma comunidade local específica.

8. Os tokens ERC-20 serão adicionados as pools do Swop.fi em breve?

Os tokens ERC-20, USDT e USDC, já estão disponíveis no Swop.fi. Esses são wrapped tokens da Waves.Exchange, portanto, se a Waves.Exchange, a equipe Gravity ou outras equipes trouxerem mais tokens ERC-20 para o ecossistema Waves, eles também poderão aparecer no Swop.fi. Mais tokens ERC-20 aparecerão no Swop.fi futuramente, mas o requisito é ter gateways para o ecossistema Waves.

9. Existem maneiras de melhorar os AMMs? Como o Swop.fi lidará com as limitações atuais dos AMMs, como alavancagem, shorts e perdas impermanentes? Existem planos para introduzir livros de ofertas on-line?

Existem muitas ideias e pesquisas em andamento no Swop.fi sobre esses tópicos. No momento, o livro de oferta em rede não parece nada novo e, na verdade, não é necessário, porque a principal característica do AMM é negociar sem nenhum livro de oferta. Se você preferir uma negociação tradicional desse tipo, use a Waves.Exchange. Em relação à perda impermanente, esta é uma desvantagem, mas, infelizmente, não podemos evitá-la totalmente devido à natureza e ao design do AMM. Produtos como alavancagem e shorts aparecerão no ecossistema Waves e em demais protocolos existentes, mas não são necessariamente parte do Swop.fi.

10. O Swop.fi é realmente lucrativo? Por que o APY é tão alto?

Isso foi discutido com detalhes em outro artigo, confira!

11. Qual é a diferença em fornecer liquidez as pools USDT / USDN e USDTLP / USDN?

USDT é o Tether, muito conhecido no espaço das criptomoedas. A Waves.Exchange fornece um serviço staking para USDT, baseado em Ethereum dApps, como Curve ou Uniswap. Então, quando você coloca USDT no stake, recebe tokens USDTLP, e esses tokens podem ser usados ​​para fornecer liquidez no Swop.fi. Simplificando, você pode colocar USDT em stake para ganhar cerca de ~ 50% APY, obter USDTLP e usar esses tokens para fornecer liquidez no Swop.fi para ganhar ainda mais. Recentemente, lançamos um artigo e um vídeo sobre esses tokens e como obter um APY de mais de 100%:

12. Existem cinco problemas principais predominantes em criptomoedas e blockchain: volatilidade excessiva, segurança, escalabilidade, interoperabilidade e velocidade de transação. Como o Swop.fi planeja superar esses problemas?

O protocolo Waves, no qual Swop.fi se baseia, busca resolver esses problemas: seu rendimento é mais do que suficiente, as transações são muito rápidas (3–5 segundos) e baratas (cerca de $ 0,05), enquanto os contratos inteligentes são seguros, graças a Ride, em linguagem completa non-Turing, desenvolvida pela equipe de desenvolvimento do protocolo Waves. Para combater os problemas de volatilidade, o Swop.fi oferece suporte a vários pares de negociação, permitindo que os investidores diversifiquem suas economias.

13. Atualmente, o staking é um assunto muito popular. Você pode, por favor, explicar as especificidades e benefícios do staking de SWOP?

Há uma funcionalidade de staking para o token SWOP. Seus titulares podem colocar seus ativos em stake na página Investments > Governance com um APY atual de cerca de 50%. De onde vem essa rendimento? 40% das taxas em cada par de negociação são usadas como taxa de governança para recomprar tokens SWOP (não mais do que 1% do pool) e distribuí-los aos stakers de SWOP. Isso permite uma pressão de compra adicional e torna o sistema estável.

14. Que efeito o SWOP tem no sistema do Swop.fi? Quais são os benefícios para os titulares do SWOP?

Os titulares do SWOP poderão votar nos parâmetros do sistema, por exemplo, nos pesos da pools, além de influenciar o desenvolvimento do produto. Ao mesmo tempo, o SWOP é lucrativo para os investidores, permitindo-lhes obter um APY de até 50% no stake e de até 200% no fornecimento de liquidez ao pool SWOP / USDN.

15. Podemos listar nosso próprio token no Swop.fi?

Conforme mencionado acima, o recurso da pool personalizada está em desenvolvimento e estará disponível em alguns meses. Acreditamos que esta etapa impulsionará muito a adoção do Swop.fi e atrairá projetos mais interessantes, juntamente com suas comunidades.

Siga o Twitter do Swop.fi para não perder as atualizações! Temos também um grupo de suporte no Telegram.


Faça parte da comunidade Waves Brasil!

Telegram
Twitter
Facebook
Instagram