DesenvolvimentoPrincipal

Banco russo realiza primeiro empréstimo do país lastreado com WAVES

Banco russo Expobank afirma ter realizado o primeiro empréstimo lastreado com cripto na Rússia.

De acordo com a notícia publicada no dia 19 de agosto pelo site Kommersant, o banco Expobank concedeu crédito por meio de empréstimo pessoal, assegurado por tokens Waves (WAVES).

O CEO e fundador da Waves, Alexander Ivanov, confirmou a notícia em um tweet, destacando que WAVES foram usadas como garantia para o empréstimo. Ele disse à Cointelegraph que atualmente a empresa não trabalha com nenhum outro banco, no desenvolvimento de ferramentas para assegurar empréstimos bancários com o protocolo Waves.

Ivanov acrescentou que a Waves não incentivou o protocolo para esse tipo de uso e não aborda bancos ou startups.

De acordo com a notícia, o empréstimo foi concedido ao empresário local Mikhail Uspensky, no início desta semana. O empresário afirmou que pretende continuar utilizando os tokens e não planeja vendê-los. No momento desta publicação, o token Waves está sendo negociado a $3.63, de acordo o site Coin360.

Apesar de existirem incertezas, alguns juristas estão confiantes no reconhecimento legal da nova modalidade de empréstimo.

Kirill Nikitin, advogado do escritório Vegas Lex, disse que a circulação de criptos na Rússia ainda se associa à muitas incertezas jurídicas. Em particular, ainda existem dúvidas sobre quais tipos de transferências de criptos são legítimas.

Essa incerteza está relacionada à lei de criptomoeda, aprovada recentemente pela Rússia, que proíbe pagamentos utilizando criptos. Espera-se que outro projeto de lei, previsto para ser aprovado no final de 2020, seja mais claro sobre as regulamentações do setor.

Segundo Ivanov, “a Waves está confiante com a ideia de que as empresas russas conseguiram se adaptar à nova legislação. ”

Ao mesmo tempo, outros juristas têm certeza de que tokens Waves podem ser usados ​​legalmente na Rússia, pois não representam uma ferramenta relacionada a pagamentos. Yuri Brisov, um advogado local que forneceu consultoria para o empréstimo, disse que tokens Waves são absolutamente legais para uso na Rússia.

“Em nosso país, não há restrições à circulação de tokens que não são tokens de pagamento”, acrescentou Brisov.

Alexander Zhuravlev, sócio-gerente do escritório de advocacia Efficient Business Resources, que também esteve envolvido no empréstimo, disse:

“Existem outras maneiras de usar criptomoedas, por exemplo, para empréstimos bancários ou como garantia”.

Portanto, a Waves está diretamente ligada aos desenvolvimentos relacionados ao blockchain na Rússia. Em abril de 2020, o Ministério das Comunicações da Rússia adicionou a Waves Enterprise ao registro unificado de softwares russos para computadores e bancos de dados. Anteriormente, um operador de rede de energia nacional testou a solução de blockchain da Waves para pagamentos do setor.

 

Faça parte da comunidade Waves Brasil!

Telegram
Twitter
Facebook
Instagram