Perguntas e respostas com a equipe da Waves – Parte II: Gravity e Neutrino

Seguimos com a seleção das melhores perguntas das sessões AMA que a Waves participou recentemente. Você pode ler a primeira parte AQUI.

Gravity
  1. Recentemente, vocês lançaram o Protocolo Gravity. Vocês poderiam falar mais sobre isso?

Gravity é um protocolo de interoperabilidade, com foco na comunicação entre blockchains e consenso oracle. Este protocolo soluciona um grande desafio, sem a necessidade de criar um token nativo, o que é uma ideia bem inovadora. Graças ao Gravity, você pode executar dApps, agregadores DeFi ou pools de liquidez em diferentes blockchains. Recentemente, alguns projetos incríveis fizeram parceria com o Gravity e a Waves, como Tron, Ontology, 1inch, Band Protocol, Fusion, ANKR, V-ID. Muitos outros ainda estão por vir.

 

  1. Os traders estão otimistas com projetos focados em oracles, como a Chainlink. Na opinião de vocês, por que esses projetos estão com valores de mercado tão alto?

Com uma solução agnóstica para oracles e comunicação entre blockchains, o Protocolo Gravity está sendo construído pela Waves. A principal característica do Gravity é não possuir token nativo. Em vez disso, monetiza oracles, por meio da economia de tokens dos blockchains que os hospedam. Essa abordagem não é muito atraente para traders, mas traz vantagens para o desenvolvimento do ecossistema. Por exemplo, a arquitetura permitirá que os oracles da Chainlink funcionem nos adaptadores Gravity e sejam monetizados em qualquer um dos tokens líquidos, incluindo WAVES, ETH, LINK, BAND, USDN, NSBT, etc. Fechamos uma parceria estratégica com a  Band Protocol, também conhecida como a principal concorrente da Chainlink, apoiada pela Binance, Sequoia Capital e outros grandes membros da indústria. Do ponto de vista econômico, a popularidade do Gravity trará mais atenção para os tokens WAVES, que são a base do ecossistema.

 

Neutrino
  1. O Neutrino é um projeto bem jovem. No entanto, o Neutrino Dollar (USDN) já tem uma capitalização de mercado considerável. Vocês poderiam contar mais sobre o projeto?

O Protocolo Neutrino é a especificação tecnológica de uma stablecoin algorítmica, baseado na volatilidade da cripto como garantia (colateral). Neutrino Dollar (USDN) é o token nativo do projeto no blockchain Waves. Neutrino é um projeto sem fins lucrativos, focado no desenvolvimento de ecossistemas. Ele sempre foi apoiado por doações da Waves Labs e da Waves Association. Atualmente, várias equipes de desenvolvedores principais da Waves estão trabalhando no projeto. A Waves.Exchange desempenha um papel central no suporte ao protocolo e ao seu token. Recentemente, o USDN tornou-se a stablecoin preferida da exchange. A equipe Ventuary Lab continua explorando a tecnologia e propondo melhorias no protocolo. Também estamos trabalhando em outros protocolos – como o Gravity e SuSy, para descentralizar ainda mais o Neutrino e permitir a interoperabilidade com outros blockchains, como Ethereum e Tron.

 

  1. Atualmente, o mercado de criptomoedas apresenta uma grande variedade de stablecoins. São necessárias tantas stablecoins? Qual é a proposta de valor do USDN?

Stablecoins algorítmicas são uma inovação na indústria de criptomoedas, e tem como objetivo aumentar a resistência à censura, automação, transparência e descentralização. A onda de stablecoins algorítmicas já começou e vimos, até agora, quatro soluções que se destacaram: DAI, USDN, sUSD e USDJ. O USDN está em segundo ou terceiro em capitalização de mercado e liquidez, após o DAI. Uma das principais propostas de venda exclusiva (USPs – Unique Selling Proposition) do USDN é a possibilidade de colocar as stablecoins em stake, graças à economia de tokens LPoS e a estrutura monetária da Waves. Com isso, é possível arrecadar recompensas anuais de 8 a 15%. Outra vantagem competitiva do USDN é sua liquidez. Um contrato inteligente pode ser usado para negociar centenas de milhares de WAVES e USDN, paralelamente e sem spread.

 

  1. O que é o NSBT? Qual é a diferença em relação ao USDN?

Então, o símbolo do Neutrino Dollar é o USDN. O processo para criar o USDN é o seguinte:

– USDN é lastreado em WAVES. No entanto, o preço da WAVES não é estável. Se o preço da Waves subir, o valor em dólar do colateral (garantia) no contrato, também sobe, e cada USDN estará garantido. Quando a cotação da WAVES cai e o fundo de reserva não é grande o suficiente para compensar o declínio, o contrato inteligente emite tokens especiais, chamados de tokens de base do sistema Neutrino (NSBT – Neutrino system base tokens). Esses tokens podem ser comprados com USDN, a qualquer preço (por exemplo, 10 NSBT por 8 USDN) e, em seguida, liquidados na proporção de 1 NSBT: 1 USDN, em um esquema FIFO (sigla em inglês para First in First out que significa primeiro que entra, primeiro que sai.). O NSBT também pode ser transferido para outra conta ou vendido em exchanges.

Ele é parte de um sistema que visa cobrir a escassez e incentivar as pessoas a comprar essa escassez. Desse modo, cobre-se a dívida do ecossistema pela recompensa. É um mecanismo econômico tradicional muito comum, implementado aqui para estabilidade. Ao lado disso, os agentes de líquidez (market makers) e os bots de arbitragem, que podem ser lançados por voluntários da comunidade Neutrino, também ajudam a manter a taxa estável em diferentes exchanges.

 

  1. Vocês tem alguma perspectiva interessante sobre o futuro do Neutrino. O próximo estágio é o Collider. Qual é a ideia por trás disso e o que devemos esperar do ecossistema?

Uma das principais oportunidades para desencadear a tão esperada adoção em massa é dar aos usuários acesso aos mercados tradicionais, sem quaisquer restrições. Ativos sintéticos são ativos tradicionais tokenizados, como ouro, moedas, ações e índices. A expansão do Collider cria um conjunto de regras em cima do Neutrino, que vai permitir a emissão e até o stake de tais ativos. A demanda cada vez maior por esses instrumentos aumenta significativamente a demanda por USDN e, consequentemente, por WAVES e tokens base. No geral, esses projetos são cruciais para o ecossistema Waves e para os holders. Assim que tivermos um padrão, fornecidos pelo Gravity e pela SuSy, para integração de blockchains com outros projetos, esses instrumentos estarão disponíveis para vários outros ecossistemas.


Faça parte da comunidade Waves Brasil!

Telegram
Twitter
Facebook
Instagram

 

 

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.