DesenvolvimentoGlobalPrincipal

Perguntas e Respostas com a equipe da Waves

Fizemos uma seleção com as melhores perguntas das sessões AMA que a Waves participou recentemente.

Entre julho e agosto, Aleksei Pupyshev, evangelista da Waves e cofundador dos protocolos Neutrino e Gravity, e Sten Laureyssens, conselheiro estratégico da Waves Association, realizaram várias sessões AMA (Ask me Anything “me pergunte qualquer coisa”) nos canais da Huobi, HotBit, WazirX e Tokocrypto, no Telegram.

Confira abaixo o que rolou de mais importante!

1. Qual é o maior desafio para a Waves futuramente e como vocês planejam lidar com isso?

Nosso desafio é o mesmo que o da indústria do blockchain. Não basta construir apenas uma infraestrutura central de blockchain e ferramentas DeFi. Precisamos conectar os pontos, permitindo que todos os ecossistemas fragmentados atualmente interajam uns com os outros, para que possamos construir um universo de blockchain unificado. Isso é o que chamamos de inter-chain DeFi (DeFi entre blockchains). O futuro das finanças no blockchain só poderá prosperar, quando quebrarmos as barreiras entre nós e permitirmos que produtos sejam construídos combinando o melhor dos vários protocolos existentes. Para a Waves, em particular, o principal desafio é trazer mais pessoas para o blockchain, mostrando que somos capazes de resolver os problemas com a nossa tecnologia.

2. Todo projeto de sucesso tem algumas histórias de bastidores. Qual é a história por trás do sucesso da Waves? Qual era a visão original do projeto e como ela evoluiu? Há alguma atualização futura?

A Waves foi fundada há quatro anos e tivemos, nesse período, a oportunidade de explorar caminhos diferentes, experimentando ideias e abordagens, enquanto ganhávamos experiência nesta indústria dinâmica. Nossa visão sempre foi a de “blockchain para todos”. Nosso foco atual é expandir e amadurecer a ideia original de remover todas as barreiras para a adoção do blockchain.

Atualmente, estamos focados no DeFi inter-chain, o que representa a liberdade tecnológica para finanças baseadas em blockchain. O DeFi inter-chain é crucial para maximizar a eficiência dos ecossistemas DeFi individuais. Temos acompanhado muitos progressos ultimamente. A Waves está tendo um enorme crescimento como ecossistema. Estamos dando uma atenção especial para o Protocolo Gravity. Recentemente, temos acompanhado projetos incríveis parceiros do Gravity e da Waves, como Tron, Ontology, 1inch, Band Protocol, Fusion, ANKR e V-ID. Há muito mais por vir. O ecossistema Waves tem diversas atualizações e anúncios todos os dias. Então, eu recomendo seguir nosso Twitter e se inscrever em nossos canais do Telegram para ficar ligado.

3. O que torna a Waves única em comparação com os concorrentes?

Muitos projetos estão construindo coisas realmente incríveis. Não apenas os projetos com os quais temos parceria, mas também outros que estão tentando resolver os mesmos problemas que nós. Existem três coisas que podem mostrar, com toda certeza, porque a Waves supera os demais:

  • Facilidade de uso e integração. Oferecemos produtos amigáveis ​​ao usuário e ao desenvolvedor, como Waves Signer e a linguagem de programação Ride, que reduzem drasticamente a complexidade da tecnologia.
  • Ótimos produtos no catálogo do protocolo. Waves Exchange, Neutrino e Signature Art são produtos prontos para adoção em massa.
  • Segurança e velocidade do protocolo. Criar experiência não é suficiente para o crescimento, por isso criamos tecnologias rápidas, seguras e prontas para escalar.

4. Fale sobre a influência de ecossistemas importantes e marketing nas parcerias que vocês desenvolvem com projetos DeFi.

Competição e divisões são comuns na indústria de blockchain, mas em nossa opinião, esse não é o caminho a seguir. A indústria é muito pequena, há poucas pessoas/usuários e só podemos resolver os problemas com parcerias e colaborações. O DeFi é uma coisa que pode trazer mais usuários para todos os blockchains, e podemos construir com nossos parceiros (como Band Protocol, Tron e Ontology), um DeFi entre blockchains de sucesso.

5. Que tipo de benefícios o LPoS (Leased Proof-Of-Stake) oferece à Waves? Por que vocês escolheram LPoS em vez de outros algoritmos de consenso, como PoS, DPoS, PoW etc.?

Leased Proof-of-Stake é uma das nossas vantagens em relação aos concorrentes, porque é mais rápida e consome menos energia em comparação com PoW e, ao mesmo tempo, mais descentralizada do que DPoS. O LPoS não tem limitações quanto ao número de produtores de blocos e foram mais de 130 no mês passado, enquanto os blockchains DPoS geralmente têm menos de 50. Você pode começar a fazer blocos com um stake de 1.000 WAVES, em uma máquina virtual que custa U$ 10 por mês.

6. O DeFi é atualmente um assunto importante no mundo do blockchain. Qual é a sua opinião sobre isso? Você acha que o DeFi irá modificar o sistema financeiro atual?

DeFi é uma das tendências mais promissoras na indústria do blockchain, que poderá leva-lo à adoção em massa. Protocolos como o Neutrino podem resolver muitos problemas do sistema financeiro existente. O DeFi fará ainda mais sentido se tivermos interoperabilidade e dermos aos usuários a oportunidade de usar diferentes produtos DeFi, em diferentes blockchains. Essa é uma das razões pelas quais lançamos o Protocolo Gravity.

7. Segurança e anonimato são sempre priorizados em projetos de blockchain. A Waves tem alguma solução tecnológica ou planos para aumentar a confiança do usuário nessas questões?

A Waves tem um bom histórico, sem quaisquer vulnerabilidades e problemas de mainnet. Nos últimos quatro anos, nosso protocolo LPoS provou como é robusto e seguro, mas sempre há espaço para melhorias. Também criamos a linguagem de contratos inteligentes Ride, para melhor segurança de dApps. A linguagem ajuda os desenvolvedores a evitar problemas de segurança encontrados no Solidity.

Na atualização mais recente do protocolo (versão 1.2), chamada “Malibu”, adicionamos três grandes melhorias: função aleatória verificável, para tornar a rede mais resistente a ataques, validação zk-SNARKs, para um melhor anonimato e um novo modelo de execução dApps, para resistência DDoS. Utilizamos tecnologia de ponta para garantir segurança e anonimato.

8. Como a Waves utiliza a tecnologia cross-chain? Quais vantagens a Waves tem sobre o Cosmos, Oracle ou Polkadot?

Para entender como o desafio da “interoperabilidade” pode ser resolvido, demos alguns passos para trás. Esta é uma lista de declarações / ideias que ilustram nosso pensamento:

1) Um token desempenha um papel importante em cada ecossistema.

2) Um token engloba dados e valor monetário (frequentemente ou quase sempre).

3) Além disso, que desempenhe uma função crucial, para incentivar as pessoas dentro da rede a se comportarem de maneira, que seja positiva para o blockchain, como incentivar a liquidez em pools ou certificar-se de que os oracles se comportem de maneira adequada, fornecendo dados precisos etc.

No futuro, a principal funcionalidade de um projeto será alcançar a interoperabilidade e se conectar a outros blockchains. Portanto, não pode existir um “clima de briga” entre esse projeto e outro ao qual ele tenta se conectar. A melhor maneira de se resolver essa questão é não ter nenhum token nativo no protocolo Gravity. Tokens de todos os blockchains que estão conectados, podem ser usados ​​para este protocolo cross-chain. Se todos usarem o protocolo, e ele estiver totalmente aberto para integração, muito provavelmente será adotado em massa e todos ganharão com isso.

9. A equipe Waves tem um sistema de treinamento e orientação para iniciantes no mundo das criptos? Como vocês atraem e alcançam esse público?

Anteriormente, estávamos nos concentrando principalmente nos desenvolvedores, produzindo muito material educacional para eles, como o curso disponível na plataforma Coursera. Recentemente, percebemos a importância de fornecer informações para pessoas com vários níveis de conhecimento sobre criptomoedas. Agora estamos focando em informações gerais, não apenas no desenvolvimento de blockchain. Além disso, começamos a construir o “Community Campus” que promoverá a adoção em massa de uma web descentralizada.

10. Por que os aplicativos descentralizados na Waves podem ser mais interessantes do que os análogos da rede Ehtereum?

Você pode comparar os custos de transação. Eles estão muito altos no Ehtereum. A Waves oferece taxas fixas e transferências rápidas. Além disso, na Waves, é possível fazer transferências totalmente gratuitas através dos “tokens patrocinados”.

Ainda nesta semana, postaremos a segunda parte desta publicação!


Faça parte da comunidade Waves Brasil!

Telegram
Twitter
Facebook
Instagram