Como dar os primeiros passos com as criptomoedas e DeFi?

O que é DeFi e por que isso é importante?

Observe o mundo de constante mudanças que vivemos atualmente. Enquanto velhos sistemas financeiros desmoronam, sob a pressão imensa de uma crise econômica, novos sistemas surgem, aparentemente mais flexíveis e resilientes. Portanto, não é de se admirar que, durante esses tempos difíceis, o DeFi (Finanças Descentralizadas) vem ganhando força e chamando cada vez mais atenção, entre veteranos e novatos em criptomoedas.

Por que o DeFi está se tornando importante? Com o DeFi é possível usar serviços financeiros de forma anônima, sem restrições e intermediários, aproveitando a tecnologia das redes descentralizadas. A propriedade absoluta dos ativos está se tornando crucial para traders, investidores e leigos. Além disso, esse público tem motivação em buscar formas alternativas de negociar ou preservar valor.

Embora ainda não esteja claro se o DeFi é capaz de substituir os produtos financeiros tradicionais, é evidente que ele pode servir como uma extensão mais conveniente. Isso porque é difícil, para uma grande parte da população, usar os serviços financeiros em seu benefício, devido a várias restrições e regulamentos.

Os criadores de serviços DeFi podem transformar radicalmente a forma como os serviços financeiros são usados. Isso pode acontecer em países em desenvolvimento e naqueles que já possuem uma infraestrutura instalada, nos quais os serviços financeiros estão bem estabelecidos, mas sofrem com problemas restritivos. Por exemplo, a maioria dos serviços coloca a privacidade do usuário em risco, exigindo o compartilhamento de documentos pessoais, que podem ser usados indevidamente.

Normalmente, existem intermediários caros, como corretores ou consultores. Além disso, todo o processo é centralizado e quase nunca transparente. O DeFi, por outro lado, oferece liberdade de escolha, sem discriminação com base na idade, histórico de crédito ou nacionalidade.

Não é segredo que o Bitcoin e as primeiras criptos já fornecem maneiras disruptivas para trocas de valores e dados. No entanto, o principal problema das criptos é a volatilidade. Isso dificulta a adoção em larga escala da criptomoedas, devido à natureza especulativa desses mercados. É aqui que as stablecoins entram em cena. Para lidar com a questão da volatilidade, foram criadas as stablecoins lastreadas em fiat (Euro, Dólar, etc..), como USDT e TUSD. As entidades por trás dessas moedas estáveis garantem a estabilidade dos preços, mantendo reservas fiduciárias suficientes para apoiar as moedas que circulam no mercado aberto.

Desse modo, seus usuários têm que contar com entidades centralizadas que muitas vezes carecem de transparência. Por isso que tem ocorrido uma grande reação, relacionada a stablecoins lastreadas em fiat. Nesse cenário, entra em cena o Protocolo Neutrino e o primeiro ativo indexado a USD com base nele: USDN (Neutrino USD).


Apresentando o Neutrino USD (USDN)

Neutrino USD (USDN) é uma stablecoin algorítmica e representa uma grande melhoria, quando comparada com as stablecoins lastreadas em fiat. Utilizando a criptomoeda (WAVES) como reserva, o sistema é calibrado para que todos os checks and balances garantam que o Neutrino USD mantenha um preço estável. Desse modo, os usuários recebem estabilidade e transparência absoluta.

O Protocolo Neutrino, no qual o USDN se baseia, é um protocolo de criptomoeda algorítmico e com preço estável. Este protocolo permite criar stablecoins vinculadas a um ativo do mundo real, como moedas nacionais ou commodities, garantido por um token nativo.

Neutrino USD é apenas a primeira moeda estável com o preço atrelado ao dólar. Isso significa que 1 USDN sempre custará 1 dólar no contrato inteligente. A estabilidade da taxa do USDN nas exchanges é mantida por meio da estabilidade algorítmica e da arbitragem do mercado. Possivelmente, podem existir muito mais ativos sintéticos com base no protocolo, vinculados a vários tipos de ativos e instrumentos financeiros, como EUR Neutrino, Gold Neutrino, Oil Neutrino etc. O protocolo Neutrino permitirá a tokenização de moedas ou commodities nacionais, mantendo algoritmicamente a estabilidade econômica da taxa de ativos sintéticos. Um módulo separado, chamado Collider, está em andamento para garantir a expansão desses novos tokens baseados em Neutrino.

Existem três tokens “entrelaçados” que fundamentam a implementação do Protocolo Neutrino atual e garantem a estabilidade geral. São eles: Waves, USDN e NSBT.

Waves é o token nativo da Plataforma Waves, baseado no algoritmo de consenso denominado “Leased Proof of Stake” ou apenas LPoS. A Waves é usada como token de reserva para subsidiar USDN. Com o USDN, qualquer desvio de $1 nas exchanges é compensado por mecanismos de arbitragem bem testados, descritos em detalhes no white paper.

E, finalmente, o NSBT (token base do sistema Neutrino). Talvez, este seja o componente mais distinto. Ele é necessário para manter uma quantidade constante de reservas no contrato inteligente. Este token especial é útil no caso da diminuição das reservas em Waves, porque cria um incentivo para repor essas reservas através da compra de NSBT.

Mais informações sobre a teoria por trás do Neutrino podem ser encontradas no white paper.


Como experimentar o DeFi através do Neutrino?

Um dos principais elementos dos serviços DeFi é chamado de staking. Este é um mecanismo descentralizado que permite aos usuários ganhar recompensas passivas, por meio de mecanismos de blockchain subjacentes. O USDN, como uma stablecoin que fornece staking, alavanca o sistema de recompensa de staking do algoritmo Waves LPoS (Leased Proof of Stake). Stakers de USDN recebem suas recompensas diárias, com taxas atraentes de 8–15% APR*. Isso sem ter que se preocupar com a volatilidade dos preços, ao mesmo tempo em que possui controle total de seus ativos em sua carteira.


O que significa, na prática, ser descentralizado?

O stake de USDN é regido por um contrato inteligente, não por uma autoridade central. Além disso, o titular tem controle exclusivo sobre seus ativos. Eles são protegidos de atores centralizados, que podem facilmente “expropriar” fundos de contas. Implantar USDN é seguro, porque os ativos são sempre controlados pelos usuários. É possível reabastecer ou retirar ativos a qualquer momento, sem perder recompensas já acumuladas.

Caso você queira participar do processo de staking, siga esses passos:

1. Escolha uma exchange: Waves.Exchange, Kucoin, Hotbit, MXC

2. Compre USDN com fiat ou cripto

3. Deixe seu USDN em stake

4. Comece a ganhar recompensas diárias após 24 horas

 

Neutrino oferece benefícios para vários tipos de usuários:

  • Traders

No Neutrino dApp, qualquer ativo baseado no protocolo Neutrino pode ser negociado a um preço fixo. O token de base do sistema Neutrino (NSBT) garante que, em caso de diminuição das reservas nos ativos subjacentes no contrato inteligente, haja um incentivo para reabastecê-los por meio da compra do NSBT.

  • Investidores

O protocolo Neutrino usa todos os benefícios do protocolo Waves LPoS. Todos os tokens USDN podem ser colocados em stake, com juros anuais de aproximadamente 7%. Invista em USDN acessando beta.neutrino.at ou seu perfil em Waves.Exchange.

  • Outros

Os tokens de Neutrino podem ser colocados em stake para receber renda passiva. Além disso, a stablecoin do Neutrino é usado para pagamentos em aplicativos baseados no protocolo Waves, por exemplo Waves.Exchange.


Próximos passos

A cada ano, os protocolos DeFi, como Neutrino, fornecem mais facilidade de uso e estabilidade. O DeFi se tornou cada vez mais popular por ser capaz de fornecer valor real com riscos mitigados. Ao usar o Neutrino, surgem muitas possibilidades para os usuários. é possível comprar USDN com fiat e negociá-lo com outras moedas que não tenham relação com a Waves, abrindo caminho para entrar em outros ecossistemas que fornecem outros produtos DeFi.

Mesmo assim, a fragmentação inerente ao setor das criptos continua sendo uma questão que torna os sistemas amplamente isolados. Um usuário que entra em um único ecossistema é impedido de acessar outros. Para nossa sorte, está sendo resolvida a falta de comunicação entre as redes de diferentes produtos e serviços. Quanto mais integrações são introduzidas, mais fácil é para os usuários interagirem com diferentes sistemas. Isso sem ter que estudar com detalhes uma infinidade de ferramentas e produtos. 

Com o advento do protocolo Gravity, se tornará acessível o Interchain DeFi. Esse é um novo espaço para todos os ecossistemas de blockchain com negociações instantâneas entre ativos. Não se limita a uma única rede ou blockchain. Com isso, os desenvolvedores de ambos os ecossistemas serão capazes de criar dApps modernos que funcionarão em ambas as redes (cross-chain dApps), por meio de wallets e extensões de navegadores preferidos pelos usuários. Portanto, por meio do Gravity, o USDN se tornará uma chave que abre as portas para infinitas oportunidades financeiras, proporcionadas pela soma de todos os ecossistemas DeFi.

Junte-se a nós!

Github: https://github.com/Neutrino-Protocol 

Neutrino dApp: https://neutrino.at 

Medium: https://medium.com/@neutrinoteam 

Twitter: https://twitter.com/neutrino_proto 

Telegram: https://t.me/neutrino_group 


Faça parte da comunidade Waves Brasil!

Telegram
Twitter
Facebook
Instagram

6 thoughts on “Como dar os primeiros passos com as criptomoedas e DeFi?

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.