Chainlink e Waves firmam importante parceria

A integração trará maior segurança e robustez para as pontes entre os blockchains Waves e Ethereum.

Temos o prazer de anunciar a próxima integração do protocolo Neutrino, dessa vez com a Rede Chainlink. Essa parceria será fundamental para transferências contínuas do Neutrino USD (USDN) e demais tokens entre os dois blockchains.

A rede de oráculos Chainlink Proof-of-Reserve irá fornecer verificações regulares e sob demanda das reservas que lastreiam o USDN, nas várias redes de blockchain em que o USDN é emitido, assegurando que a garantia (colateral) seja mantida.

Um sistema de oráculos experiente, como o da Chainlink, é essencial para manter a confiabilidade na stablecoin algorítmica, como uma forma segura e garantida de liquidez entre as redes.

A portabilidade do USDN para a rede Ethereum, como um token ERC-20, ocorreu no ano passado. Desde então, a emissão de USDN nesse blockchain acompanha o bloqueio de uma quantidade equivalente de USDN na conta do gateway no blockchain Waves.

Portanto, é necessário introduzir um serviço off-chain externo (oráculo) que monitore o saldo bloqueado na conta do gateway Waves e verifique se existe a mesma quantidade de tokens USDN emitidos no Ethereum.

Os oráculos da Chainlink são essenciais na criação de uma rede de oráculos de Proof-of-Reserve (PoR) para o USDN e outros ativos Neutrino.

O principal objetivo da Chainlink PoR é provar que as reservas e os saldos de tokens emitidos são iguais, em dois ou mais blockchains que possuem APIs diferentes. Como um retransmissor de dados seguro e confiável entre sistemas, os oráculos Chainlink são projetados para facilitar a comunicação entre as redes Waves e Ethereum.

Os nós da Chainlink realizam isso executando continuamente o comando ping  no contrato USDN do Ethereum e na API Waves off-chain, a fim de obter seus saldos atuais. Sempre que um desvio nos saldos for detectado, além de um limite específico, os oráculos da Chainlink irão acionar uma atualização on-chain dos saldos armazenados no contrato de referência Proof of Reserve. A rede do oráculo Chainlink PoR será inicialmente configurada para atualizar a cada seis horas ou quando houver um desvio de saldo de 2%, embora esses parâmetros possam ser ajustados futuramente. Atualmente, um protótipo desse oráculo está a caminho.

Image for post

Os protocolos DeFi que alavancam o USDN em seus produtos podem chamar os contratos de referência “Proof-of-Reservepara verificar o lastro atual do USDN, antes de executar certas funções na rede, como a emissão de um empréstimo que utiliza USDN como garantia. Isso permite que os protocolos DeFi obtenham auditorias automatizadas, sob demanda em relação à colateralização do USDN e, em seguida, implante uma lógica personalizada para proteger rapidamente os fundos do usuário, caso ocorra um evento inesperado que faça com que o USDN seja subcolateralizado.

Escolhemos a Chainlink Proof-of-Reserve devido à sua flexibilidade e maturidade. Para garantir a correlação entre os saldos de ativos cross-chain, a rede de oráculos precisa de um nível de versatilidade, confiabilidade e segurança que só pode ser fornecido pela Chainlink. Essa é a solução de oráculos mais segura, confiável e direta do mercado, com um histórico que assegura bilhões de dólares para os principais projetos DeFi.

A Chainlink utiliza uma rede descentralizada de operadores de nó-oráculos, com análise de segurança, executados pelos principais DevOps de blockchain, garantindo que nenhum nó-oráculo seja um ponto centralizado de falha. Todas as redes e nós-oráculos são transparentes e os titulares de USDN podem monitorá-los de forma independente e em tempo real.

Por fim, a Chainlink apresenta alta flexibilidade para obter dados de qualquer API off-chain, além de possuir documentações de desenvolvedores completas, que facilitam a integração. Estamos confiantes de que a tecnologia Chainlink nos permitirá automatizar completamente o monitoramento e gerenciamento de operações de gateway de rede cruzada, ao mesmo tempo em que é dimensionada para futuramente comportar mais ativos e usuários.

O recurso mais útil do USDN baseado na rede Ethereum é a capacidade dos usuários de coletar recompensas de seu USDN bloqueado em um contrato de staking no blockchain Waves. Os titulares de USDN ERC-20 que compraram o token em locais como 1inch, Uniswap, Curve, Balancer, Bancor etc., podem simplesmente armazenar esses tokens em uma carteira (por exemplo, Metamask) e ter as recompensas de stake creditadas automaticamente no saldo da conta.

Nesse sentido, também estamos explorando o uso da Chainlink como uma forma de gerenciar o fluxo de recompensas do staking da Waves para o Ethereum, que serão acumuladas automaticamente pelos proprietários das pools de liquidez.

Estamos muito animados para sermos líderes na adoção DeFi entre as redes Waves e Ethereum, com o apoio da  rede Chainlink Proof-of-Reserve. Acreditamos que essa integração irá trazer um avanço considerável na expansão do DeFi entre redes, permitindo que a liquidez flua livremente entre os blockchains de uma maneira segura e transparente.

Sobre Chainlink

Chainlink é o modo mais usado e seguro para impulsionar contratos inteligentes universais. Com a Chainlink, os desenvolvedores podem conectar qualquer blockchain através de fontes de dados de alta qualidade de outros blockchains, assim como dados do mundo real. Gerenciado por uma comunidade global descentralizada de centenas de milhares de pessoas, a Chainlink apresenta um modelo mais justo de contratos. Sua rede atualmente garante bilhões de dólares para contratos inteligentes nos ecossistemas das finanças descentralizadas (DeFi), seguros e jogos, entre outros.

Website | Docs | Discord | Reddit | YouTube | Telegram | Twitter | GitHub


Faça parte da comunidade Waves Brasil!

Telegram
Twitter
Facebook
Instagram

 

 

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.