Principal

Quais os riscos de se investir no Swop.fi?

Neste artigo, explicaremos quais os riscos para os provedores de liquidez do Swop.fi, o criador de mercado automatizado (automated market maker – AMM) do ecossistema Waves.

Em primeiro lugar, se você usa ou planeja usar o Swop.fi apenas para fazer conversões de tokens (swaps), os riscos são quase nulos. Existe a possibilidade de o preço do token mudar repentinamente, se outros usuários fizerem swaps antes de você. Porém, o valor que você recebe não pode ser menor do que o indicado no campo minimum received. Esse valor mínimo é calculado com base na configuração “tolerância ao slippage” (em português, derrapagem) que é definido em 0,1% por padrão.

Quando falamos em investir no token SWOP, fornecendo liquidez as pools Swop.fi, há alguns fatores a serem considerados. Lembrando que qualquer instrumento financeiro envolve riscos, se uma pessoa promete investimentos sem riscos para você, ela com certeza está mentindo.

Um depósito bancário ou até guardar dinheiro debaixo do colchão não são totalmente isentos de riscos. Portanto, é natural que surja a pergunta “Quais são os riscos ao usar o Swop.fi?”.

Existem três riscos principais relacionados às criptomoedas em geral, que também se aplicam ao Swop.fi:

1. Perda impermanente (Impermanent loss)

2. Riscos no preço do token SWOP

3. Riscos gerais do contrato inteligente

O primeiro risco, perda impermanente, é inerente ao design de todos os criadores de mercado automatizados (AMMs) como Swop.fi, Uniswap ou PancakeSwap. Se o preço de mercado dos tokens mudar significativamente após você adicionar liquidez, a proporção dos tokens na pool também mudará por causa da arbitragem. Se, neste momento, você decidir remover a liquidez, o valor de mercado da sua liquidez poderá ser menor do que aquele no estado inicial. Esta perda é apelidada de “impermanent loss” ou perda impermanente, em português.

Existem muitos artigos que abordam esse assunto. Veja esta explicação. Você também poderá usar uma calculadora de perda impermanente, como esta calculadora do CoinMarketCap. Mas atenção, a perda impermanente não se aplica as pools de stablecoins (moeda estáveis).

Por outro lado, em caso de variações significativas nos preços dos tokens, ocorrem mais swaps do que o normal, o que acarreta a mais taxas acumuladas.

O segundo risco está relacionado ao preço do token SWOP, que pode afetar negativamente o APY (rendimento percentual anual) dos provedores de liquidez. Atualmente, o SWOP oferece um APY bastante alto em todos as pools, mas esses números podem mudar, porque dependem do preço do SWOP, que, por sua vez, depende do volume de swaps. Uma queda no preço do SWOP levará a uma queda no APY. Logo, os usuários devem estar cientes de um possível declínio no APY a longo prazo.

Este artigo explica como o APY está relacionado ao preço do SWOP. Você também pode conferir este vídeo, que responde à pergunta “Por que o APY é tão alto e como o token SWOP afeta os APYs?”.

O terceiro risco é comum para todos os dApps: seu código é escrito por pessoas e podem ocorrer erros inadvertidamente no software. Mas o SWOP é implementado na linguagem de programação Ride, que foi projetada para ser segura e ajudar os desenvolvedores a evitar bugs.

Além disso, o código dos contratos inteligentes SWOP é 20% mais compacto do que, por exemplo, o do Uniswap, o que significa menos chances de bugs. E, claro, os contratos SWOP foram desenvolvidos por uma equipe muito experiente e estão atualmente sendo auditados para mitigar riscos potenciais.

Siga o Twitter do Swop.fi para não perder as atualizações! Temos também um grupo de suporte no Telegram.


Faça parte da comunidade Waves Brasil!

Telegram
Twitter
Facebook
Instagram