Principal

Entenda os altos rendimentos do Swop.fi

Neste artigo, explicaremos como é calculado o rendimento percentual anual (APY) das pools do Swop.fi e quais fatores têm impacto sobre ele.

O Swop.fi é o criador de mercado automatizado da Waves (automated market maker – AMM). Esse serviço realiza conversões instantâneas entre pares de criptomoedas e, para isso, conta com diversas pools de liquidez. Quando o usuário adiciona liquidez a uma dessas pools, além de receber uma parte das taxas pagas nas conversões, ele também recebe o share token, que nada mais é do que uma ferramenta contábil que representa a participação do investidor no total da pool. Esse share token pode ser usado para farming, ou seja, ele pode ser colocado em stake e dar ao investidor um rendimento extra em SWOP, o token de governança do protocolo.

Na página “information”, você pode ver o rendimento percentual anual (APY) de cada pool de liquidez. Nessa página, você encontra dois tipos de APYs: SWOP APY e TOTAL APY. A recompensa que considera somente a farming, ou seja, o stake dos share tokens é o “SWOP APY”. O “TOTAL APY” inclui também as taxas das conversões e o Staking Income, que será explicado mais a frente.

Agora vamos entender o SWOP APY, que é um número dinâmico, calculado com base nas estatísticas atuais.

SWOP APY

Esse APY informa a recompensa de farming, paga em tokens SWOP. A farming é o que tem peso maior no rendimento total dos provedores de liquidez. Observe que essa recompensa é paga apenas para os investidores que colocarem seus share tokens em stake na seção Investments → Farming. Não deixe de fazer isso, após adicionar liquidez!

Confira abaixo a fórmula do SWOP APY:

rendimento APY Swop.fi

Para cada pool, a recompensa anual de farming (numerador da fração) é calculada de acordo com a fórmula:

Recompensa anual de farming em SWOP, $ = 1.000.000 X Peso da pool X preço do SWOP

Observação: 1 milhão de SWOPs corresponde a recompensa total para todas as pools, nesse primeiro ano do Swop.fi.

Daí podemos concluir que: o SWOP APY de uma pool é diretamente proporcional ao preço do SWOP e ao peso da pool (o preço do SWOP, por sua vez, é influenciado pelas taxas das conversões, em todas as pools do Swop.fi.)

Além do preço do SWOP e do peso da pool, o SWOP APY é inversamente proporcional ao valor atual da liquidez total de uma pool (valor dos share tokens em stake), ou seja, mesmo que duas pools tenham o mesmo peso, quanto maior o valor dos share tokens em stake, menor o APY.

Exemplo: Para uma certa  pool

– valor total da liquidez em $3milhões

– 96% dos share tokens em farming

– Peso da pool 18%

– Preço atual do SWOP $40

O SWOP APY da pool será:

APY

Resumo:

  • Quanto maior o valor total da liquidez e o valor de share tokens em stake, menor o APY,
  • Quanto maior o peso da pool, assim como o preço do SWOP, maior o APY.
TOTAL APY 

Como falado anteriormente, além da recompensa de farming, o rendimento dos provedores de liquidez inclui outros elementos:

  • Taxas LP (Liquidity Provider – LP Fees) – 60% das taxas das conversões permanecem na pool. Esse valor aumenta a cada conversão. Quanto maior o número de conversões, maior será o rendimento para os provedores de liquidez daquela pool. No entanto, em pools de stablecoins, a taxa de conversão é de apenas 0,05%, contra 0,3% das demais pools. Portanto, considerando as taxas, a recompensa dos investidores é maior em pools de ativos voláteis.
  • Além dos rendimentos de farming e das taxas de liquidez, o Swop.fi ainda fornece para o investidor o rendimento pelo stake dos ativos do Neutrino (Staking Income). Cada pool coloca automaticamente em stake, no contrato inteligente do Neutrino, quase toda a sua quantidade de USDN, NSBT ou EURN. Os pagamentos desse staking são adicionados diariamente à liquidez da pool.

O TOTAL APY de uma pool é um cálculo sliding window. Você pode alternar entre um período de 24 horas e 7 dias.

Com base em um período de 24 horas:

Image for post

Com base em um período de 7 dias:

Image for post

Na página de informação individual da pool, você verá o APY com base em um período de 24 horas.

Siga o Twitter do Swop.fi para não perder as atualizações! Temos também um grupo de suporte no Telegram.


Faça parte da comunidade Waves Brasil!

Telegram
Twitter
Facebook
Instagram