Principal

Resumo do mês no Ecossistema Waves – Fevereiro de 2021

Olá comunidade Waves,

Esta é a edição de fevereiro do nosso resumo do mês, no qual você saberá as principais novidades e atualizações do ecossistema Waves em fevereiro. Nesta edição, daremos uma atenção especial ao DeFi (descentralized finances ou finanças descentralizadas).

Cinco anos atrás, quando a Waves foi criada, era difícil prever a direção que a indústria de blockchain tomaria. As finanças descentralizadas, como as conhecemos hoje, ainda estavam em estágios iniciais de formação e muitas ferramentas DeFi ainda nem tinham sido inventadas, muito menos utilizadas em larga escala.

No entanto, a abordagem da Waves para o desenvolvimento de sua blockchain sempre foi focada em alto rendimento e taxas baixas. E agora, como os aplicativos DeFi super em alta, essas vantagens do protocolo Waves se tornaram extremamente úteis.

Com taxa baixa e alta velocidade de transação, os produtos e projetos DeFi da blockchain Waves conquistam novos usuários. Enquanto isso, outras redes, incluindo a Ethereum, enfrentam problemas como taxas enormes. Através dos gateways para as redes Ethereum e BSC, a Waves também oferece uma solução escalável para usuários de outras blockchains!

Além disso, a blockchain Waves oferece um alto nível de segurança: até agora, nem um único aplicativo DeFi no ecossistema Waves foi hackeado.

A seguir, abordaremos as conquistas das stablecoins (moedas estáveis) do protocolo Neutrino e do Swop.fi, um dos projetos mais jovens do ecossistema Waves, mas que vem ganhando força no espaço DeFi.

Na Waves.Tech, acreditamos que os aplicativos DeFi impulsionam a adoção em massa de soluções de blockchain e estamos fazendo todo o possível para torná-los atraentes para usuários regulares.

E agora – vamos para as últimas notícias e atualizações!

Extrapolando os limites

Permanecendo fiel à sua missão de construir soluções inovadoras de blockchain para adoção em massa, a Waves Tech está trabalhando para atualizar e desenvolver seu protocolo de blockchain. Além disso, com o crescente interesse nos vários projetos e produtos do nosso ecossistema, o token WAVES teve um aumento constante em seu valor.

No final de fevereiro, alcançamos outro marco importante, quando a capitalização de mercado do token WAVES atingiu pela primeira vez a marca de $1 bilhão no CointMarketCap.

Também tivemos a integração com a Chainlink para o fornecimento das métricas de desempenho do token WAVES, que já estão disponíveis. A Chainlink é uma rede oráculos descentralizada, que fornece entradas e saídas confiáveis e à prova de violação, para contratos inteligentes complexos de qualquer blockchain.

Se preparando para conquistar o mundo

O protocolo de stablecoins Neutrino tem expandido suas operações para uma escala global. Diversas corretoras de criptomoedas internacionais anunciaram airdrops do token de governança do protocolo, NSBT ou Neutrino Token.

NSBT token - Resumo do mês Ecossistema Waves

Um total de 5.000 NSBTs serão alocados para distribuição e estarão disponíveis para serem reivindicado pelos usuários da OKEx. A mesma quantidade de NSBT estará disponível para ser reivindicada pelos usuários da Bithumb Korea. Enquanto isso, usuários da Huobi Global já coletaram 5.000 NSBTs – padrão ERC-20.

Usuários em todo o mundo estão conhecendo as vantagens do NSBT, que, a propósito, cresceu consideravelmente em valor nas últimas semanas. O SushiSwap lançou o par USDN/WETH para negociações no serviço.

Outra corretora de criptomoedas, a Crypto.com, adicionou recentemente o par de negociação USDC/WAVES.

Novas opções de staking chegaram na Waves.Exchange, permitindo aos usuários colocar em stake BTC, ETH, UCDC e USDT, e ganhar um APY de até 48%.

Neste ponto, está bastante claro que o futuro do segmento DeFi está na interoperabilidade. Assim que aplicativos DeFi puderem ser operados em qualquer rede, e não somente nos locais em que foram desenvolvidos, o apelo do DeFi para usuários regulares irá aumentar, pois eles serão capazes de evitar as taxas exorbitantes e outros problemas que algumas blockchains enfrentam atualmente.

No ecossistema Waves, o protocolo Gravity é responsável pelas soluções de interoperabilidade. Recentemente, o protocolo anunciou seus planos para o primeiro semestre de 2021.

Os principais destaques são:

  • Integração com Avalanche Blockchain

O processo de integração do Gravity e da Avalanche, uma plataforma open source para o lançamento de aplicativos descentralizados, envolverá várias etapas. No estágio inicial, será lançado na Waves uma versão “wrapped” do AVAX, o token nativo da Avalanche. Após isso, as versões baseadas na Avalanche dos tokens WAVES, USDN e NSBT também serão lançados.

  • Gateways ERC-20 na blockchain Waves

Através de dados de pesquisa e na base de código existente da Binance Smart Chain, serão lançados em mainnet os gateways SuSy ERC-20 para Ethereum.

  • Integração Gravity – Polkadot

Polkadot é um protocolo sharding multichain de código aberto que facilita a transferência de dados e ativos entre redes. O objetivo principal dessa integração é o desenvolvimento e implantação de gateways entre as redes Polkadot e Ethereum nas redes Waves / Ethereum para versões “wrapped” do token DOT.

Outros planos incluem um gateway NSBT ERC-20 para staking de NSBT, a fim de gerar recompensas em tokens WAVES e USDN, além de um gateway de delegação que permite a assinatura de transações na Waves a partir de uma conta Ethereum. O protocolo Gravity também planeja integrações com a blockchain Fantom e Optimistic Rollups .

Swop.fi

Apesar de seu lançamento recente, o Swop.fi, o criador de mercado automatizado (automated Market maker – AMM) da Waves, já demonstrou ser serviço um importante nas finanças descentralizadas.

O Swop.fi opera no protocolo Waves, que oferece alto rendimento e taxas baixas, de apenas 0,005 WAVES (cerca de $0,05). A velocidade média de adição de uma transação a blockchain Waves é de apenas 3-5 segundos. Taxas baixas e alta velocidade são os principais componentes da experiência do usuário no Swop.fi, tornando o serviço mais atraente do que seus concorrentes. O envio de uma transação na rede Ethereum, por exemplo, pode custar $30 ou mais e ainda levar alguns minutos.

No início de fevereiro, o Swop.fi lançou seu token de governança, SWOP, que é distribuído como recompensa aos provedores de liquidez e, a partir de agora, permitirá que os usuários votem nos principais parâmetros do protocolo.

1 milhão de tokens SWOPs foram reservados e estão sendo liberados gradualmente para os provedores de liquidez antecipados do serviço, enquanto outro 1 milhão será distribuído durante o primeiro ano de operação, como uma recompensa de farming.

O SWOP está atraindo a atenção, pois foi listado pela Coinranking e adicionado na Tidex, com o par USDN/SWOP.

Resumo do mês Ecossistema Waves

Uma das principais características do Swop.fi são suas lucrativas pools de liquidez. Recentemente, novas pools foram adicionadas:

As pools de liquidez do Swop.fi oferecem um rendimento percentual anual (APY) de até 100% e às vezes mais. Como isso é possível? Confira a resposta para essa pergunta neste artigo. Mas, resumidamente, o rendimento de um usuário que fornece liquidez para uma das pools consiste em vários elementos, tais como:

  • Recompensas de farming em tokens SWOP
  • Recompensas das taxas de swaps (trocas) realizadas no serviço. 60% das taxas de swap acumuladas permanecem na pool para serem distribuídas entre os provedores de liquidez, com base nos peso da pool e na participação dos usuários naquela pool.
  • Recompensas de staking para ativos Neutrino. As stablecoins emitidas pelo protocolo Neutrino são colocadas automaticamente em stake, oferecendo aos provedores de liquidez Swop.fi ganhos extras.

A combinação das recompensas acima resulta nos altos valores de APY.

O Swop.fi é um serviço global e vem se destacando. O DappRadar colocou o Swop.fi em sua lista dos melhores aplicativos DeFi fora do ecossistema Ethereum. A equipe do Swop.fi trabalha arduamente para a divulgação do serviço. Em fevereiro, foram realizadas 10 sessões de AMA (ask me anything) em vários países, explicando como o projeto funciona, por que ele é lucrativo e como aproveitá-lo ao máximo. As respostas para as perguntas mais interessantes você encontra aqui.

O Swop.fi tem planos ambiciosos para este ano.

Um desses planos é a implementação de pools personalizadas ou a oportunidade de lançar seus próprias pools. Essa será a maneira mais fácil de criar um mercado para seu token, pois não haverá problemas para criar pedidos na exchange e nenhuma habilidade especial será necessária. Com apenas alguns cliques, você poderá adicionar, por exemplo, pools de seu token em um par com criptomoedas populares, como WAVES, USDN ou BTC. Tudo que você precisa é ter tokens para depositar. Depois de criadas, as pools funcionarão sozinhas.

Outro objetivo principal é a Swop.fi API. Assim que a funcionalidade básica do Swop.fi estiver pronta, uma API será implantada, fornecendo dados para nossos mercados, como liquidez, volumes, preços, etc. Esses dados podem ser usados ​​de várias maneiras, incluindo a representação do nosso projeto no DappRadar, CoinMarketCap e CoinGecko.

Mas o ponto mais alto do plano de Swop.fi para 2021 é oferecer aos usuários acesso à liquidez entre redes. Os usuários poderão adicionar e remover liquidez diretamente de contas em outras blockchains. A interação entre a conta de um usuário e o contrato inteligente Swop.fi será feita por meio de gateways, com base no protocolo de comunicação entre redes Gravity. Esse recurso transformará o Swop.fi em um serviço global completo e com apelo popular.

Espalhando a palavra pelo mundo

Buscamos informar e educar os usuários sobre as oportunidades DeFi no ecossistema Waves.

Como yield farming é um tópico que está muito em alta esses dias, apresentando o DeFi a novos usuários e oferecendo mais opções de ganhos, dedicamos uma live a esse tema. Discutimos todos os aspectos de yield farming e as melhores maneiras de ganhar através dessa lucrativa ferramenta DeFi.

Além disso, compilamos uma tabela comparativa para aplicativos de farming oferecidos pelos serviços DeFi mais populares – Curve, Swop.fi, Sushi e Pancake. Com base nos dados da tabela, os usuários podem decidir qual aplicativo de yield farming se adapta melhor às suas necessidades.

Com o Swop.fi expandindo suas operações, adicionamos novas pools de liquidez, e publicamos vários vídeos explicativos, guiando os usuários através das novas pools USDT/USDN e USDC/USDN.

Como o crescimento da popularidade dos tokens WAVES – padrão ERC-20, devido as atraentes oportunidades de staking, publicamos um guia passo a passo sobre o staking de Waves-ERC-20.

Ainda sobre a divulgação das vantagens dos produtos e serviços do ecossistema Waves, nossos palestrantes foram destaques no Cointelegraph e Cointelegraph China.

Apesar de todo o trabalho árduo, não recusamos um pouco de diversão 😀 Confira os melhores gifs do concurso de Valentine’s Day.

Esse foi o resumo mensal do mês de fevereiro no ecossistema Waves. Fique ligado em nossos canais para não perder as atualizações.

Até a próxima!


Faça parte da comunidade Waves Brasil!

Telegram
Twitter
Facebook
Instagram