Principal

Atualização do roadmap do protocolo Gravity – 2021

O protocolo Gravity é uma iniciativa de código aberto e abordagem transparente. O roadmap do protocolo foi publicado em julho de 2020, mas após o lançamento da Gravity Mainnet Alpha com as redes Waves e BSC, achamos necessário publicar uma atualização para o primeiro e segundo trimestre de 2021.

1. Integração com a Avalanche Blockchain

Avalanche da Ava Labs é uma plataforma de código aberto para o lançamento de aplicativos descentralizados, instrumentos financeiros e novos blockchains interoperáveis. O processo de integração do protocolo Gravity com este blockchain envolverá várias etapas. Inicialmente, estamos planejando lançar na Waves uma versão “wrapped” (empacotado) do token $AVAX, nativo da Avalanche. Posteriormente, com mais DEXes se tornando disponíveis na Avalanche, iremos fornecer versões de tokens $WAVES, $USDN e $NSBT baseados neste blockchain.

2. Lançamento de gateways ERC-20 no blockchain Waves

Usaremos os resultados da nossa pesquisa e a base de código existente da Binance Smart Chain para lançar gateways mainnet ERC-20 – SuSy completos para a rede Ethereum.

3. Gravity <-> Integração Polkadot

Polkadot é um protocolo sharding multichain de código aberto, que facilita a transferência entre blockchains de quaisquer dados ou tipos de ativos. Nesta integração, nosso objetivo principal é desenvolver e implantar gateways entre o Polkadot e Ethereum na Waves / Ethereum através de tokens wrapped $DOT.

4. ERC-20 Staking automático de NSBT (Neutrino Token)

A proposta de Melhoria do Neutrino (NIP – Neutrino Improvement Proposal), publicada recentemente, visa implantar uma nova versão do ERC20 NSBT, com a funcionalidade de stake automático. O processo para gerenciamento de recompensas é o seguinte: um gateway NSBT ERC20 colocará em stake tokens $NSBT bloqueados, que irá acumular recompensas em $WAVES e $USDN. Essas recompensas poderão ser agregadas em $USDN e pagas por meio do contrato inteligente Neutrino.

5. Gateway de delegação que permite assinar transações na Waves a partir de uma conta Ethereum

Uma das tarefas de alta prioridade, capaz de tornar a interação com o blockchain Waves mais familiar para o usuário Ethereum, é permitir o uso da carteira Metamask para assinar transações da Waves.

6. Integração Fantom

Fantom é uma plataforma de contrato inteligente que fornece serviços de finanças descentralizadas (DeFi) para desenvolvedores, usando seu próprio algoritmo de consenso. Inicialmente, pretendemos criar tokens wrapped do token $FTM e, posteriormente, tornar o blockchain totalmente compatível com o Gravity.

7.Pesquisa sobre integração de Optimistic Rollups

Optimistic Rollups são uma solução de layer-2 para Ethereum, com objetivo de melhorar a escalabilidade através de uma sidechain paralela, que comporta contratos inteligentes. Cada rollup é uma agregação de transações off-chain que reduz taxas e congestionamento. Conectar Optimistic Rollups com o Gravity permitiria uma integração mais rápida e econômica da mainnet Ethereum e facilitaria o ciclo de desenvolvimento.

8. Diversificação de nós Gravity

O protocolo Gravity possui uma extensa rede de mais de 20 parceiros, muitos dos quais estão empenhados em apoiar a nossa rede, através da configuração e manutenção de nós Gravity.

9. Tesouraria Descentralizada: acúmulo de taxas das nossas operações e distribuição entre os participantes

Como descrito em nosso whitepaper, o protocolo Gravity foi desenvolvido como um protocolo agnóstico de blockchain, de código aberto e que não possui token nativo. Logo, são limitadas as opções disponíveis para a sustentabilidade financeira de longo prazo, patrocínio, desenvolvimento e pesquisa. Por isso, necessitamos de uma abordagem inovadora.

Para resolver esta questão, estamos propondo um modelo de tributação / taxa para cada transação de cadastro nos serviços Gravity ou pagamento pelo fornecimento de dados do USER-SC. Todos os recursos arrecadados sob este modelo vão para um fundo de tesouraria descentralizada entre redes, que poderá ser administrado por um DAO especial.

A atividade do DAO será direcionada para alcançar a sustentabilidade financeira de longo prazo no desenvolvimento do protocolo. O fundo da tesouraria será reposto por quaisquer patrocinadores externos do projeto, interessados ​​em desenvolver e promover o protocolo.

10. Gravity Hackathon

Em colaboração com a equipe VenLab e parceiros do protocolo Gravity, a Waves Association realizará um hackathon online para atrair desenvolvedores para o ecossistema Gravity.

As tarefas do hackathon serão para solucionar os seguintes problemas técnicos, relacionados às transferências de tokens de rede cruzada, usando o protocolo Gravity: gateways descentralizados, gateways de staking líquido, Nebulas & Data Extractors, sistemas Proof-Of-Reserves, Interchain OTC. Também incluiremos interação com fontes de dados externas. Cada tarefa descreve uma extensão das partes lógicas do protocolo Gravity.

O hackathon acontecerá em meados de abril e irá durar algumas semanas. O tempo exato e o tamanho dos prêmios serão definidos futuramente pela Waves Association. Fique ligado no blog da Waves Association para não perder o anúncio.

11. Open calls de perguntas e respostas para transparência e verificação do status do roadmap.

Planejamos organizar open calls quinzenais, acessíveis para a comunidade. O objetivo dessas sessões de perguntas e respostas é avaliar o progresso atual e discutir as próximas etapas de desenvolvimento. Mais informações sobre como participar dessas calls estarão disponíveis nas redes sociais do Gravity.

Para mais informações, leia o whitepaper do protocolo Gravity, visite o site e nos siga no Twitter e Telegram. Você também pode entrar em contato conosco através do email press@gravity.tech


Faça parte da comunidade Waves Brasil!

Telegram
Twitter
Facebook
Instagram