Principal

Protocolo Neutrino impulsiona crescimento recorde na Waves

A integração do Protocolo Neutrino às redes Ethereum e Binance Smart Chain são uma das principais causas do seu crescimento.

As atividades DeFi (descentralized finances, ou finanças descentralizadas, em português) estão cada vez mais presentes fora da rede Ethereum. Nesse cenário, um dos DApps mais atraentes e com maior atividade atualmente é o do protocolo Neutrino, desenvolvido no ecossistema Waves.

Recentemente, segundo o DAppRadar, o protocolo Neutrino cresceu em número de carteiras ativas e volume de transações.

É fundamental analisar o motivo desse crescimento.

Principais Motivos
  • Expansão do USDN entre diferentes redes, em termos de volume de transações, carteiras ativas diariamente e capitalização de mercado.
  • Aumento de 13% de carteiras com movimentação diária, em novembro de 2020.
  • Aumento de 188% no volume total de transações, ultrapassando U$500 milhões, em novembro de 2020
  • Capitalização de mercado do USDN ultrapassando U$100 milhões
Função Essencial do Neutrino 

Neutrino é um protocolo de stablecoins algorítmicas, que permite a criação de stablecoins vinculadas a um ativo do mundo real e lastreadas em WAVES. O objetivo do protocolo não é apenas lançar criptomoedas com preços estáveis, mas também criar um ecossistema DeFi, entre diferentes redes.

O USDN desempenha um papel essencial na atividade do protocolo. O Neutrino USD (USDN) é uma stablecoin algorítmica com preço atrelado ao dólar americano e lastreado em WAVES. A principal característica da stablecoin é manter-se proporção de 1:1, em relação à moeda fiduciária. Como mostra o gráfico abaixo, recentemente não houve nenhum desvio considerável no preço do token.

Protocolo Neutrino Chart

Em novembro, o volume de transações ultrapassou U$500 milhões.

A integração com a rede Ethereum, que ocorreu em agosto, trouxe interoperabilidade entre as duas redes e, como resultado dessa expansão, houve o aumento na movimentação diária das carteiras, assim como no volume de transações. De julho para agosto, o número de carteiras ativas aumentou de 227 para 447 carteiras. Enquanto que o volume das transações aumentou de U$20 milhões em julho para U$ 80 milhões em agosto.

Apesar de irregular, a tendência é de aumento no número de carteiras. Em novembro, foram mais de 500 de carteiras ativas ao dia, representando um aumento de 13% em comparação a outubro de 2020. O volume de transações seguiu o mesmo caminho, aumentando em 188% e atingindo quase U$ 500 milhões em novembro de 2020.

Esse crescimento foi desencadeado por alguns eventos importantes:

  • Em primeiro lugar, no início de novembro, ocorreu a integração do USDN à Binance Smart Chain.
  • Além disso, a Lira Turca entrou para a família dos ativos estáveis ​Neutrino e, finalmente, o protocolo lançou uma nova mecânica para investir em pools de ativos, através do Forex descentralizado (DeFo).

Protocolo Neutrino: Carteiras ativas diariamente e volume de transações, M USD

Protocolo Neutrino

Expansão inter-chain

Um dos objetivos do protocolo é dominar o ecossistema DeFi entre redes. Em agosto, ocorreu a portabilidade do USDN para o blockchain Ethereum. Os melhores resultados até agora podem ser vistos na Curve Finance.

A liquidez total em USDN + 3Pool na Curve Finance era de mais de U$136 milhões no dia 30 de novembro de 2020. Enquanto isso, o USDN está dominando a guerra dos indicadores (gauge weight wars) na Curve.

Protocolo Neutrino

Mas a Curve Finance é apenas o ponto de partida. Recentemente, o Protocolo Neutrino propôs à comunidade Aave adicionar USDN como garantia (collateral) dentro do dApp. Além disso, o protocolo anunciou que a integração do USDN à Binance Smart Chain. O primeiro aplicativo descentralizado a ser listado é o maior dApp BSC – Pancake Swap.

Neutrino Protocol

A Capitalização de mercado do USDN atinge U$100 milhões

Neutrino Protocol

O USDN ainda está relativamente longe de outras stablecoins algorítmicas, como a DAI, mas esse token já dobrou sua capitalização de mercado em novembro. Houve um crescimento em U$ 52 milhões, ultrapassando a barreira dos U$ 100 milhões, de acordo com dados do Coinmarketcap.

Atualmente, o token está classificado na 25º posição do Top DeFi Tokens por Capitalização de Mercado, ultrapassando o token BAL.

Capitalização de Mercados das Stablecoins em Bn USD, 2020

Conclusão

Apesar de ter somente um ano de existência, o Protocolo Neutrino já provou ser um sério competidor no crescente ecossistema DeFi. O sucesso foi construído com base no desenvolvimento contínuo do protocolo e na expansão entre redes. Embora não haja muitos casos de uso em dapps, o exemplo da Curve Finance se mostra muito promissor.

As informações desse artigo foram retiradas do site DAppRadar


Faça parte da comunidade Waves Brasil!

Telegram
Twitter
Facebook
Instagram